Diversas marcas estão atentas ao potencial do São João e vem buscado não somente associar seus produtos à festividade, mas se integrar ao imaginário afetivo das pessoas
O São João é uma das festas mais tradicionais do país, especialmente no Nordeste, e vem conquistando cada vez mais protagonismo nas estratégias de marketing de grandes marcas. Com a força de um apelo cultural que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia local, o período junino deixou de ser somente uma celebração popular e passou a integrar o calendário oficial das grandes campanhas publicitárias.
A data é celebrada com muita dança, comidas tradicionais e festas que movimentam diversas cidades tanto do Nordeste como de outras regiões do país. Só em 2024, segundo dados das secretarias de turismo estaduais do Nordeste, as festas juninas movimentaram mais de R$ 2 bilhões na economia nordestina.
Visando esse público consumidor, marcas estão atentas e vem buscando não somente associar seus produtos à festividade, mas se integrar ao imaginário afetivo das pessoas. Confira algumas campanhas das marcas para a data:
Azul:
A Azul, reforça sua brasilidade e reposicionar sua marca como a que mais conhece, conecta e desenvolve o Brasil, a marca segue com as ações da campanha O Céu do Brasil é Azul – lançada no final de março e assinada pela agência Africa Creative.
Para agitar a chegada do mês de junho e homenagear os arraiás que acontecem em todo o país, o Jinggle da Azul acaba de ganhar uma versão em forró (adaptação desenvolvida pela Africa Creative), na voz de Mariana Aydar, cantora reconhecida e premiada com um Grammy Latino por unir a MPB a esse gênero musical da cultura nordestina.
Confira:
Santa Helena:
Quando o Brasil vira arraial, cada canto do país celebra do seu jeito. Mas em todas essas festas, uma coisa nunca muda: tem Santa Helena na mesa. Com essa premissa, a marca apresenta a terceira edição da campanha “Toda Festa Junina tem Santa Helena”, desenvolvida pela Verbo Creative Intelligence. A ação ganha as ruas, as redes e os eventos da temporada com um olhar ainda mais afetivo, plural e conectado ao que o público realmente vive.
A campanha tem alcance nacional, mas aposta em abordagens regionalizadas, retratando com autenticidade a diversidade cultural das festas juninas do Brasil — das quadrilhas do Nordeste às quermesses do Sudeste, com destaque para os sabores, expressões e tradições locais.
Confira:
Will Bank:
O Will Bank acaba de lançar o will pay, plataforma de vendas e organização financeira para as pessoas que trabalham por conta própria. Com uma quantidade expressiva de clientes autônomos na base, a novidade chega acompanhada da campanha estrelada pelo cantor João Gomes, inspirada na temática junina. A marca também patrocina o maior São João do Mundo, o de Campina Grande, pela primeira vez.
Além disso, a campanha com o cantor também convida as pessoas a participarem do Movimento São João do Brasil, uma chamada para transformar o dia 24 de junho em feriado nacional, ocasião em que os clientes vendem até quatro vezes mais e as pessoas se divertem sem preocupação.
Confira:
Carajás Home Center:
Para celebrar o período mais animado do calendário nordestino, a Carajás Home Center deu início à campanha 360˚ “São João Carajás” assinada pela agência TKS Group de Recife. A campanha segue em veiculação até o dia 30 de junho, e tem como destaque a interpretação da atriz e apresentadora Gessyca Geyza, que incorpora os principais hábitos da época: dançar forró, preparar as comidas típicas e, claro, deixar a casa pronta para receber amigos e familiares. A campanha possui veiculação em TV, rádio, tabloides, canais digitais e nas 12 lojas distribuídas pelos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
A abertura oficial da campanha aconteceu no dia 07 de junho, com uma grande ativação em todas as unidades da rede de destaque no Nordeste e o sexto maior home center do Brasil. A partir da data, as lojas passaram a contar com uma ambientação totalmente temática com bandeirinhas, estrutura cenográfica especial e apresentações de um trio pé de serra ao vivo, patrocinado pela AIWA, criando uma atmosfera típica e acolhedora do São João.
Confira:
99Moto:
Presente pelo segundo ano consecutivo como patrocinadora oficial do São João de Maracanaú, a 99, anuncia também uma atração especial na edição de 2025: a marca traz o show da cantora Ivete Sangalo. Pela primeira vez a cantora participa do maior São João de arena do país, celebrando os 20 anos de tradição da festividade.
Pringles®:
A Pringles®, esse ano, decidiu dá um POP original no São João, com uma campanha que une tradição, inovação e cultura popular. A campanha assinada pela agência Monks reafirma o compromisso de marca em se aproximar com o público da região, mantendo um diálogo próximo com os consumidores.
Com o conceito “Dê um pop com Pringles® no São João”, a marca propõe, pelo segundo ano, um resgate com a essência da festa de São João através de um produto que já faz parte do dia a dia dos brasileiros: o snack.
A proposta foi recriar uma versão original da música “Eu só quero um Xodó”, com a voz de Nattan em dueto com um sample de Dominguinhos.
Além da música, outro pilar da campanha é a forte presença de mídia exterior nas capitais e principais cidades da região, como Fortaleza, Recife e Salvador, que terão OOHs temáticos. As peças exploram ilustrações inspiradas na arte popular do cordel, caracterizada por xilogravuras e narrativas visuais que remetem à cultura nordestina. Além disso, as ilustrações destacam o conceito da marca — Dar um POP — o barulho característico ao abrir uma lata do snack.
Confira:
Pepsi Black:
A Pepsi Black anuncia oficialmente a campanha “Toma esse São João Agarradinho”, que está no ar no Nordeste até o fim de junho. A ação reúne gastronomia, mídia e ativações nos principais eventos da temporada, celebrando o sabor intenso da marca como a combinação ideal para os pratos típicos da região nesta época do ano.
Um dos destaques da campanha é a nova edição do guia “Toma Esse Sabor”, que reúne 22 lanches exclusivos presentes em uma das 29 lanchonetes selecionadas em quatro cidades do Nordeste: Campina Grande, João Pessoa, Mossoró e Fortaleza. Cada estabelecimento criou um hambúrguer exclusivo inspirado nos sabores tradicionais da festa, com ingredientes como milho, queijo coalho e carne de sol, sempre acompanhado pelo sabor intenso de Pepsi Black. A versão atual está disponível gratuitamente nas redes sociais da marca, com informações sobre endereços, horários de funcionamento e perfis dos participantes.


Além do guia, a campanha investe em ativações interativas nos principais eventos da região. Em Campina Grande, no ”Maior São João do Mundo”, a marca apresenta uma estrutura de cinco metros por cinco metros com a ativação “Agarra essa Pepsi”. Duas máquinas de garra, inspiradas nas tradicionais pescarias juninas, premiam os participantes. No Parque do Povo, coração dos festejos da cidade, o espaço conta também com um túnel de fitinhas e uma área exclusiva para fotos.
Em Mossoró, durante a festa Pingo da Mei Dia, o destaque foi o “Ponto de Encontro Agarradinho”, um espaço cenográfico em formato de pamonha e lata de Pepsi, onde o público pôde tirar fotos e levar para casa uma moldura personalizada. A ativação segue no Camarote Tchê nos dias 20 e 28 de junho.

As agências Wieden+Kennedy foram as responsáveis pelo conceito criativo da campanha e os principais assets, como os filmes de 15 segundos “Pamonha + PEPSI®️” e “Pastel + PEPSI®️”. A Ampfy Bakery ficou à frente da estratégia de mídia da campanha , com veiculações em OOH, digital, Uber, rádio, Kwai, TikTok, YouTube e no canal Rango Brabo, do Podpah. A Agência LK conduziu o trabalho de PR e influenciadores. Já a Estalo liderou as ativações da marca nos eventos.
Assolan:
A Assolan, marca da Ypê, anuncia sua mais nova campanha de São João “Sujou? Tamo junto!”, a campanha celebra o jeito nordestino de viver, festejar e cuidar da casa. A ação contempla os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com veiculações em TV, rádio, redes sociais e ativações presenciais.
Segundo a marca, o destaque da campanha assinada pela agência DPZ é o novo jingle inspirado no clássico “Isso aqui tá bom demais”, sucesso do cantor, compositor e sanfoneiro garanhuense Dominguinhos, ícone da música nordestina. A canção ganhou uma nova letra especialmente criada para Assolan, combinando a sonoridade do forró com o cotidiano dos consumidores. A iniciativa contará com inserções de filme de 15 segundos em TVs abertas, vinhetas, rádios e mídia externa, com destaque para ônibus envelopados nas ruas de Salvador, Recife e Caruaru.
Confira:
Quero:
Neste ano, a Quero, marca da Kraft Heinz Brasil, se integra ao coração do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, com a instalação de quatro barracas na cidade cenográfica de Campina Grande, que funcionarão durante todos os 38 dias de festa. A marca se torna um pilar de apoio a empreendedores locais, fornecendo os ingredientes essenciais – como milho, condimentos e temperos – que são a alma das autênticas receitas juninas. Essa parceria garante que o sabor inconfundível do São João, com suas iguarias tradicionais, seja acessível a todos, com preços populares nas barracas apoiadas pela Quero.
Com o mote “Quero um São João com mais sabor!”, a marca propõe celebrar a cultura culinária nordestina, em parceria com influenciadores regionais, como Caroline Delgado, Dorgival Netto, Mila e Ciel, Érika Motta e muito mais. Os influenciadores estarão nas regiões queridinhas do nordeste como: Petrolina, Maranhão, Caruaru, Salvador e Recife. E contarão sobre suas receitas típicas e algumas curiosidades da festa em Campina Grande, além de destacar a vivência genuína do São João e as narrativas de histórias inspiradoras por trás dos quitutes juninos.

Finna, Puro Sabor e Fortaleza:
Por mais um ano, o São João de Maracanaú, contará com a participação das marcas Finna, Puro Sabor e Fortaleza, que estão promovendo diferentes ativações para todo o público. A celebração acontece até 29 de junho. Com forte atuação no Nordeste, as três marcas participam da festividade com um ambiente aconchegante, envolvente e temático, inspirado no clima típico do São João.
A programação inclui ativações para toda a família, com brincadeiras juninas para todas as idades, distribuição de brindes e prêmios, degustação de receitas feitas com os produtos das marcas, além de sorteios especiais que darão aos visitantes a chance de acessar o mezanino exclusivo, com uma visão 360° da arena de shows, um momento único e privilegiado da festa.


BIS e Sonho de Valsa:
A BIS e Sonho de Valsa, marcas da Mondelēz Brasil, estão presentes no São João de Caruaru, em Pernambuco. Durante toda a festa, as marcas estão com ativações exclusivas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e na Casa Rosa, dois dos pontos mais emblemáticos da festa.
Mais do que estar presente, BIS e Sonho de Valsa mergulham nos códigos culturais nordestinos: desde o início, um time local colabora na criação e adaptação das mensagens, trazendo o humor, o afeto e a linguagem que fazem parte do imaginário do São João. A ativação em espaços simbólicos como a Casa Rosa reforça esse respeito pelas tradições e a intenção de estar verdadeiramente integrado à festa.
No evento, BIS reforça a nova assinatura da marca, “BIS. O Nome Já Diz”, lançada este ano. Com efeitos pensados para a região que valorizam memórias afetivas, trocadilhos e estilos de vida diversos, a marca busca se conectar com o público por meio da cultura e do humor característico da região. Para isso, a marca trabalhou em conjunto com a CarnaHub, agência do Grupo Carvalheira, para a criação, planejamento, execução e produção dos projetos e ativações.
Já Sonho de Valsa promete embalar o São João de Caruaru com uma ativação repleta de afeto e tradição. Entre as ativações, o público poderá tirar fotos com plaquinhas personalizadas e enviar mensagens através de um QR code, no estilo “correio elegante”, com transmissões tanto na Casa Rosa quanto no telão do palco Luiz Gonzaga.

Brisanet:
A campanha da Brisanet é assinada pela agência Temprano, e tem como mote: “São João Danado de On”, a campanha celebra o período junino com ofertas especiais para os clientes e exaltação da cultura nordestina.
O filme possui uma linguagem leve, popular e criativa, e aposta no enredo de uma noiva indecisa entre múltiplos pretendentes para destacar os produtos da Brisanet como os grandes protagonistas da temporada junina.
A campanha inclui também uma promoção exclusiva para novos clientes. Ao longo do mês de junho, quem contratar o combo Fibra + Brisamusic terá 3 meses de acesso gratuito ao aplicativo de streaming musical.
A marca também é patrocinadora de um dos principais eventos juninos da região Nordeste, levando ações para reforçar a visibilidade da marca. Além de marcar presença no São João de Maracanaú, no Ceará, o “São João danado de On” estará com ações em Patos, Mossoró, Assú, São Miguel e Maceió, além do São João Premium em Campina Grande, um dos mais tradicionais do país.
Confira:
Nestlé:
NESCAFÉ®, Farinha Láctea Nestlé® e Mucilon® se uniram para marcar presença nas maiores festas juninas do país: Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Pelo segundo ano consecutivo, NESCAFÉ® volta a Caruaru com um estande interativo na estação ferroviária, oferecendo ao público uma programação divertida com brincadeiras temáticas, brindes exclusivos e degustações de drinks — quentes e gelados — feitos com o novo NESCAFÉ® Original São João, edição especial e colecionável para o público nordestino.
A Farinha Láctea® marca presença ao São João das cidades de Campina Grande e Caruaru com um espaço especial. Nas duas cidades, a marca está presente com uma lata gigante litografada especialmente para o São João, onde realizará a degustação de receitas com Farinha Láctea Nestlé, e uma ativação com distribuição de brinde da marca. A novidade chega em um momento especial para a marca, que recentemente lançou seu novo posicionamento com a campanha “O sabor original que faz história”, embalada pela dupla nordestina Caju & Castanha.
Já Mucilon® estará presente na Bebeteca na Estação Ferroviária. Juntinho com as mamães e papais que frequentam o São João, apoiando as famílias com filhos pequenos que também querem participar dessa festa com seus bebês. O espaço é uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância da região e conta com o apoio de Mucilon®, a marca traz um espaço leve e divertido para as famílias. A Bebeteca oferece às crianças um espaço de diversão com leitura, contação de histórias e brincadeiras. O espaço conta ainda com um fraldário e poltronas de amamentação.
Todas as ativações foram idealizadas e implementadas pela Estalo, agência de marketing 360º.



Pague Menos e Medley:
Para celebrar os festejos juninos, a Pague Menos, e a Medley, se unem para promover uma ativação exclusiva em Caruaru, região onde se concentra um dos maiores festivais de São João do País. A collab apresenta um envelopamento da loja com uma comunicação visual inspirada em uma das culturas mais populares do Brasil, sobretudo na região Nordeste.
A nova “roupagem” da loja foi lançada no último domingo (15/06) e ficará disponível por um mês. O endereço da unidade é Rua Cleto Campelo, 29, bairro Nossa Sra. das Dores, em Caruaru.


Espaçolaser:
A Espaçolaser acaba de lançar sua nova campanha “Paixão de São João”, que une as celebrações juninas ao Mês dos Namorados em uma tática que envolve regionalização, ações físicas e digitais. A proposta demarca uma nova fase de posicionamento da companhia, que busca se consolidar como parte da identidade brasileira, indo além da liderança na categoria de depilação a laser para se tornar uma assinatura que conversa com a brasilidade de cada cliente.
Com forte presença digital, a campanha criada pela Jotacom, conta com um filme principal, de 45 segundos, que traz a poesia de cordel ambientado em um cenário rural, com narrativa romântica e simbologia junina: fogueira, dança e trajes típicos. A estratégia inclui também outros dois filmes, que serão divulgados nas redes sociais ao longo do mês.
Confira:
Juá:
A Juá, lançou neste mês sua nova campanha publicitária em celebração ao São João. Com o tema “Todo Arraiá Tem Uma História Pra Contar”, a ação busca resgatar o simbolismo afetivo das festas juninas e reforçar o vínculo da marca com a cultura regional. O cantor cearense Waldonys, foi escolhido como embaixador da campanha.
A proposta foi desenvolvida pela agência i360 Marketing e Performance e tem como objetivo conectar memórias afetivas típicas do período junino com os cuidados cotidianos relacionados à limpeza doméstica.
A campanha terá veiculação em TV aberta, rádio, mídia exterior, pontos de venda e redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube. Além disso, a marca estará presente em eventos juninos de grande visibilidade no Ceará, como o Pau da Bandeira, em Barbalha, e a Expocrato, tradicional festa do interior cearense. A abrangência da ação também se estende a outros estados do Nordeste por meio de rádios regionais e plataformas digitais.
A produção audiovisual da campanha ficou por conta da Fusion Filmes
Confira:
Seara:
A Seara participa neste ano pela primeira vez do São João de Campina Grande, com patrocínio à festa e espaço exclusivo da marca no Parque do Povo. O público que passar por lá contará com degustação de produtos da marca em lugares estratégicos para atingir todos que forem curtir a festa.
Já no estande da marca, haverá muita música com DJ presente no local, espaço instagramável e ativação exclusiva com distribuição de brindes e degustação de produtos. Para acompanhar a festa, Seara também preparou uma campanha com influenciadores regionais que irão produzir conteúdo em tempo real sobre as ativações da marca.


Primor:
A Primor tem presença marcante no maior São João do mundo: Campina Grande (PB). E em 2025, reafirma seu posicionamento como parte essencial da cultura nordestina, apostando em ativações que reforçam vínculos com o público por meio da culinária, da afetividade e da valorização das mulheres.
Com o conceito “Faz gosto viver o São João com você”, a marca realiza ativações especiais em Campina Grande, no Parque do Povo, onde está montado um estande em formato de sanfona gigante — uma homenagem ao instrumento que embala o forró tradicional nos lares nordestinos.
O espaço, localizado próximo à Pirâmide, oferece uma série de ativações, como a distribuição de brindes surpresa, uma experiência instagramável em que o consumidor leva para casa uma foto impressa como lembrança e a degustação de balas de coco caramelizadas feitas com Primor. As balas, típicas da região, são produzidas pela confeiteira local Anna Corina Ribeiro, que representa o empreendedorismo feminino e os sabores culinários do Nordeste.



Beats:
Pelo segundo ano consecutivo, BEATS, o drink pronto da Ambev, confirma sua presença como patrocinadora oficial das celebrações juninas em Campina Grande (PB). E vai além: a marca estará presente em festas espalhadas por dezenas de cidades do país, consolidando seu território nas maiores festas do Brasil.
Como uma marca que cria conexões e transforma ocasiões em experiências memoráveis, BEATS prepara, no Parque do Povo, um momento inédito que promete surpreender o público. A ideia é transformar o São João em um verdadeiro encontro com o inesperado, com um palco de visual marcante, atrações inusitadas e presenças que vão além do óbvio.
Além da grande ativação, o público de Campina Grande ainda será recebido todos os fins de semana e feriados com um DJ exclusivo, comandando o “esquenta” para o palco principal das 18h às 19h — momento pensado para aquecer a energia do Parque antes da abertura oficial da programação.

