Se tem uma coisa que nordestino ama é o São João. Do Maranhão à Bahia, as cores, os aromas e sabores das festas juninas tomam conta da região, seja nas capitais ou nas cidades do interior, que chegam até a disputar onde é o maior São João do Nordeste! O forró marca o ritmo do arrasta-pé e as fogueiras aquecem os corpos e o coração.
As comemorações que acontecem em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro são destaques por trazerem uma grande mistura cultural, como também interferências do folclore de cada região onde é celebrada. E várias marcas investem em campanhas publicitárias para entrar no clima que mexe com o povo nordestino!
Betânia Lácteos
Desenvolvida pela Agência BG9, a campanha da Betânia “São João juntinho é mais gostoso” celebra, acima de tudo, os reencontros e a possibilidade de festejar ao lado de quem se quer bem: família, amores, amigos e, até mesmo, os futuros novos amigos, todo mundo bem juntinho, se reencontrando para compartilhar alegria, comidas gostosas e as boas energias das festas juninas!
Para dar o tom da festança, Betânia convidou o artista Luan Estilizado para ser o embaixador do São João. Um dos maiores acordeonistas da atual geração de músicos nordestinos, Luan começou a tocar sanfona ainda criança e tornou-se nome obrigatório ao se falar de forró raiz produzido, hoje, no Nordeste.
“Alimentar o corpo e inspirar o coração faz parte do propósito da Betânia e nenhuma data ilustra tão bem esse sentimento quanto o São João, uma festa tradicional que, ano após ano, mobiliza milhões de pessoas em todo o Nordeste para compartilhar momentos de união e alegria em torno das mesas fartas, com muita música, dança, as simpatias da cultura tradicional e um sentimento de fé no amanhã, que é tipicamente nordestino. É isso que pretendemos ilustrar com essa campanha”, explica Cynthia Serretti, Diretora de Marketing da Alvoar Lácteos.
Ver essa foto no Instagram
Cheetos
Presente em mais de 30 países e desde 1976 no Brasil, Cheetos é pioneiro na categoria de snacks. Para celebrar o São João desde ano, a marca chamou a agência Delantero Comunicação para desenvolver a campanha “Na Pegada do Bichão”. Com produção audiovisual da Terravista Filmes e sonoplastia da Mamute, a campanha se tornou um álbum com 4 músicas, com histórias que remetem aos sabores e formatos de Cheetos e que também viram histórias de amor, com uma boa dose de sofrência. Os cantores Nattan e Mari Fernandes foram os escolhidos para estrelar os clipes.
“A ideia era justamente falar com o Nordeste através de uma linguagem natural, própria, sem caricatura. Nattan e Mari Fernandez superaram todas as nossas expectativas, com muita leveza, disposição e profissionalismo. Queríamos oferecer canções que o público consumisse no seu dia-a-dia, e não um jingle artificial falando clichês sobre o nosso povo. E o resultado é o álbum que com certeza será um sucesso”, afirma Marcel Pinheiro, diretor da Delantero Comunicação
Tijuca Alimentos
A Tijuca Alimentos é uma marca cearense de alimentos com ampla atuação no nordeste. Para celebrar as festas juninas e as delícias gastronômicas da época, a Tijuca lança a campanha “Arraiá Tijuca – A festança das gostosuras”. Estrelada por ninguém menos que Waldonys, figura importante da cultura nordestina, a Mulato Comunicação, agência escolhida para criar a campanha, reuniu tudo o que o nordestino mais gosta: muito forró e comida boa na mesa!
A campanha ficará 2 meses no ar, e conta também com uma música exclusiva cantada por Waldonys que tocará nas rádios durante todos os dias.
“O conceito dessa campanha é muito celebrado, uma campanha que nos orgulhamos muito de fazer, onde podemos colocar toda a identidade da Tijuca, com a participação do Waldonys, que é um grande ícone nordestino. A Tijuca celebra esse São João depois de 2 anos sem festa apresentando toda a sua cartela de produtos, e essa campanha veio para validar esse posicionamento”, afirma Thiago Façanha, diretor da Mulato Comunicação.
Confira também:
Miligrama Design assina nova identidade visual do Colégio Master
Delantero assina campanha comemorativa dos 25 anos da CMM Engenharia
Agência Camaleão desenvolve embalagens para a nova linha da Fábrica Coelho