Levantamento foi feito pelo Instituto Reuters junto à Universidade de Oxford e publicado na última terça-feira (17)
Publicado na última terça-feira (17) pelo Instituto Reuters junto à Universidade de Oxford, o estudo Digital News Report 2025 elencou quais foram as marcas de maior confiança junto à opinião pública. Entre as 15 marcas de jornalismo do Brasil listadas, o SBT News obteve mais alto índice de confiança (64%), seguido pela Record News (62%) e a Band News (59%). A marca gerida pela Família Abravanel obteve também o menor índice de desconfiança (15%). Confira a lista de confiança, em ordem alfabética, abaixo:

Segundo o mesmo levantamento, a confiança nas notícias parece ter se estabelecido em um “novo normal”, com níveis estáveis nos últimos três anos. Em 2025, o percentual atingiu os 42%, uma queda de 20 pontos comparada ao período de 10 anos atrás, quando a opinião pública confiava em 62% do que era veiculado. O motivo para a queda brusca seria o aumento da polarização política a partir dos anos seguintes.

O consumo de notícias na televisão e, especialmente, na mídia impressa, diminuiu significativamente na última década. Chatbots de IA são usados por 9% dos brasileiros para receber notícias e podcasts (10%).
Os principais jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo estão enfrentando a digitalização com a criação de uma ampla gama de podcasts, com graus variados de sucesso. Mais recentemente, esses veículos têm investido em videocasts quinzenais e até diários. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) estimou recentemente o número de ouvintes de podcasts em quase 32 milhões, com os vídeos representando 42% da produção de conteúdo. Enquanto isso, o consumo de notícias pela televisão continuou sua trajetória de queda, após ser desafiado pelas redes sociais e pela crescente popularidade do YouTube.

