O Jornalismo tem papel de destaque na mídia, contribuindo para a confiança do público através de meios preferidos e sendo um dos gêneros mais consumidos no Brasil. Pelo menos é o que aponta a edição de abril do Data Stories, o conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media. Segundo o estudo “Notícias e informação em pauta – Um passeio pelo Jornalismo na mídia”.
Entre os cinco principais temas de interesse para consumo na mídia, os Noticiários aparecem no topo da lista e dominam a preferência, marcando presença em duas posições: 1º Noticiários nacionais e locais, 2º Esportes em Geral, 3º Noticiários internacionais, 4º Estudos acadêmicos/Educação e 5º Futebol.
Os motivos que levam os brasileiros a preferirem os noticiários são diversos, seja para se atualizar das novidades, saber o que de mais relevante está acontecendo no mundo, ou até mesmo por se entreterem assistindo esse tipo de programação.
“Muitos brasileiros assistem noticiários para se manterem informados sobre os temas mais relevantes do momento, seja para terem assunto em conversas com amigos e familiares ou para se manterem atualizados em suas áreas de trabalho ou estudo. Outro fator importante que atrai os brasileiros a assistir noticiários é a possibilidade de acompanhar investigações jornalísticas, reportagens especiais e debates entre especialistas que ajudam a entender melhor os acontecimentos e a formar opiniões mais embasadas sobre os assuntos em pauta,” destaca o jornalista Dirceu Pontes.
De acordo com o Target Group Index Global Quick View, que traz dados de 35 países, o Brasil está na 1ª colocação na leitura de notícias via internet, com 80% dos usuários de internet lendo notícias online.
Quando o assunto é televisão, mais de ¼ do total do tempo dedicado de canais abertos e fechados no ano de 2022, foi para o gênero jornalístico, sendo isso 26%, que ocupou 9% da grade de programação no mesmo período. O índice de intensidade de consumo é de 287 – qualquer número acima de 100 é considerado positivo.
“ Conforme a pesquisa, 75% dos Brasileiros preferem a TV aberta, isso por ser um veículo mais acessível para todas as classes sociais. A TV segue, depois do rádio, sendo a forma mais democrática de consumo de notícia em massa, notícia! Que é o fato trabalhado jornalisticamente por profissionais formados,” comenta Arthur de Morais, jornalista do Sistema Verdes Mares.
Em 2022, houve um incremento de 5,2% no tempo médio de consumo de canais jornalísticos, liderado principalmente pelo aumento do público assistindo a reportagens, 6’48” em 2021 para 19’53” em 2022, e debates, 11’58” para 17’11”, motivado em grande parte pelas eleições.
O índice de consumo de conteúdo realizado acompanhado na TV do gênero de conteúdo jornalístico está 11% mais alto no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.
No primeiro trimestre de 2023, as regiões metropolitanas com maior alcance médio diário no gênero jornalístico foram Salvador (5%), Recife (4,2%), Rio de Janeiro (4,1%), Vitória (4%) e Curitiba (3,9%). Considerando o tempo médio diário, o Rio de Janeiro possui o maior consumo entre essas praças (37‘37’’), seguido de Salvador (36‘02’’), Vitória (35‘30’’), Curitiba (34‘55’’) e Recife (31‘23’’).
O alto consumo desse conteúdo jornalístico também chama a atenção das marcas para anunciar e atingir o consumidor. Em 2022, 34% das inserções na TV Aberta foram feitas em programas jornalísticos, com destaque para as categorias: Super, Hipermercados e Atacadistas, Campanhas Públicas, Serviços de Saúde, Lojas de Departamentos e Outros Serviços ao Consumidor.