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Segundo pesquisa da Criteo, 64% dos brasileiros dizem ter comprado produtos com base em anúncios de varejistas

Por Redação

03/05/2023 14h15

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O levantamento mostra que os compradores online são altamente receptivos a anúncios de retail media que correspondem às suas preferências pessoais

 

No primeiro trimestre de 2023, a  empresa de commerce media Criteo realizou uma pesquisa com mais de 1.000 pessoas que fazem compras online. Com o levantamento, a empresa constatou que 64% dos brasileiros relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras no site de um varejista. 

 

A pesquisa mostra que um quarto (25%) de todos os respondentes que fizeram essas compras não planejadas de produtos anteriormente desconhecidos compraram produtos eletrônicos (como telefones, TVs e computadores). Os produtos de beleza não ficaram muito atrás (17%), seguidos pelos eletrodomésticos ou ‘linha branca’ (14%), roupas (13%) e utilidades domésticas (como mesas, guarda-roupas e colchões) com 11%. 

 

Os entrevistados da pesquisa observaram dois principais fatores motivadores que levaram a compras não planejadas anteriormente: “uma promoção anunciada” (47%) e “o produto exibia as características que eu pretendia comprar” (28%). 

 

Além disso, 69% dos entrevistados disseram ter descoberto e comprado (seja online ou posteriormente em uma loja física) um novo produto como resultado direto de anúncios colocados na plataforma de um varejista online.

 

Sabendo que os consumidores continuam voltando às compras pessoalmente, as marcas devem aproveitar uma estratégia omnichannel para atingir seu público com anúncios personalizados enquanto navegam na internet e nas lojas físicas. Isso lhes dará contato constante com sua base de clientes, construindo confiança e fidelidade à marca. 

 

“À medida que a indústria começa a se afastar da inteligência de mercado gerada por cookies, estamos vendo uma grande oportunidade para os varejistas online já estabelecidos usarem seus dados first-party proprietários para gerar novos fluxos de receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce. Para as marcas, retail media permitem aumentar a sua visibilidade na ‘prateleira digital’, como um ‘ponto de gôndola’ ou recurso especial de corredor numa loja física, reforçando o ponto de contato com o cliente”, afirma Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo. 

 

92% dos brasileiros estariam dispostos a comprar e anunciar em uma plataforma de e-commerce 

 

A retail media permite que as marcas cheguem aos consumidores com anúncios relevantes no Ponto de Venda (PDV) digital, seja nos sites e aplicativos dos varejistas, bem como nos marketplaces. Uma analogia simples é que, assim como as empresas pagam aos varejistas por posições de PDV premium em suas lojas físicas, elas agora estão pagando aos varejistas por espaço publicitário em posições premium em seus sites de e-commerce para incentivar os indivíduos a adicionar seus produtos à cesta no momento certo durante sua jornada de compras.  

 

A pesquisa constatou que a tendência deve ser bem recebida pelos consumidores no Brasil: 92% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto que está sendo anunciado em uma plataforma confiável de e-commerce.

 

A maioria disse que estaria disposta a comprar um produto anunciado por um varejista online, com 33% afirmando que o faria “se o varejista online garantisse a entrega e a qualidade”; 32% afirmando que o fariam após verificar as avaliações do produto; e 23% afirmaram que comprariam se “o preço fosse vantajoso”. Outros 5% afirmaram que estariam dispostos a comprar um produto com base em um anúncio colocado em um site de e-commerce sem qualquer qualificação adicional. 

 

A retail media também beneficia as marcas porque seus gastos com publicidade são mensuráveis em todos os aspectos do processo de vendas online – de impressões a vendas entregáveis – permitindo que campanhas publicitárias direcionadas forneçam um retorno mensurável sobre o gasto com anúncios (ROAS) em um grau nunca antes possível. 

 

“A pesquisa revela que os consumidores são receptivos a fazer compras não planejadas – incluindo produtos que nunca haviam visto antes – e que eles aceitam ativamente anúncios bem direcionados em plataformas de varejistas online. Ter uma base comportamental tão aberta gerará grandes oportunidades para varejistas online que desejam monetizar novos fluxos de receita e marcas que desejam gerar vendas direcionadas e mensuráveis. É um momento importante para a publicidade digital, pois a retail media pode se tornar um padrão do mercado e revolucionará o comércio eletrônico no Brasil”, finaliza Tiago Cardoso. 

 

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