Design

Selecto Ice e a tradicional Cocada Moreninha lançam picolé

Por Redação

30/06/2025 11h11

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O novo produto carrega uma identidade com design nostálgico com predominância de tons terrosos e quentes evocando as paisagens do sertão

Em uma fusão entre memória afetiva e identidade visual, a Selecto Ice e a tradicional Cocada Moreninha lançam o picolé Cocada Moreninha, que chega ao mercado não apenas com um sabor marcante, mas com um rótulo pensado para despertar emoções. Assinado pelo diretor de arte e criação Júlio Fontenele, o design da embalagem faz alusão às raízes nordestinas, por meio de referências visuais, afetivas e culturais.

“Investi em aspectos visuais que lembrassem o Nordeste, como cactos, montanhas e elementos em estilo cordel, para compor um ambiente visual que remete imediatamente à nossa cultura e paisagem. Foi muito interessante visitar a fábrica e vivenciar o processo de produção com o coco, um ingrediente tão típico. Isso me trouxe uma referência visual muito forte e autêntica”, compartilha Júlio Fontenele.

O briefing, desenvolvido em parceria com Caroline Cardoso, diretora da Selecto Ice, apontava para uma linha criativa mais lúdica, nostálgica e ilustrativa. A escolha das cores também foi estratégica. Em vez de tons vibrantes ou convencionais, predominam tons terrosos e quentes, evocando a paisagem do sertão e distanciando-se da estética infantil.

“O céu, por exemplo, poderia ser azul, mas optamos por tons mais queimados para valorizar a identidade regional. Foi um desafio trazer um novo olhar para a tradição da Cocada Moreninha, preservando seu DNA e, ao mesmo tempo, inovando”, destacou o diretor de arte. 

O novo rótulo também representa um movimento dentro da Selecto Ice, que aposta cada vez mais em embalagens autorais e conectadas com a cultura local, na linha “Sabores do Brasil”. Outro diferencial foi o cuidado em manter a identidade das duas marcas. O painel frontal da embalagem traz os logos da Selecto Ice e da Cocada Moreninha com o mesmo tamanho, reforçando a parceria entre tradição e inovação. A memória afetiva também teve papel fundamental no processo.

“Quando penso na infância, lembro das cocadas que comia no colégio, nas bancas de revista depois da escola. E percebi isso nas pessoas durante a degustação do picolé. Era só experimentar para ativar lembranças. Reviver isso através do design foi o que mais me impactou”, afirma Júlio.

“A Selecto me deu liberdade criativa e apostou em um projeto visual fora do genérico. Essa confiança foi fundamental para o resultado final”, finaliza.