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O mercado de trabalho segundo os futuros profissionais: confira as perspectivas dos estudantes de Publicidade e Propaganda

Por Luiza Sampaio

08/08/2023 10h13

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Os primeiros passos da carreira de um profissional nascem durante a faculdade. No engatinhar do conhecimento específico no curso escolhido, muitas novidades chegam, curiosidades são esclarecidas, expectativas são superadas ou frustradas, e tudo parte da experiência de cada estudante. Esse processo diz muito sobre o profissional que irá nascer, mas será que o mercado de trabalho está pronto para acolher esses aprendizes? Questionamos alguns universitários sobre suas perspectivas para o mercado de trabalho que os espera e ao longo da semana do estudante, o Nosso Meio irá contar um pouco dessas histórias.

Distribuídos em 05 episódios, ao longo da semana do estudante, as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Design e Administração serão exploradas.

Entre o melhor da criatividade e do planejamento, mora a Publicidade e Propaganda. Os publicitários estudam quem consome, construindo narrativas e traçando linhas que constroem uma história capaz de fortalecer a imagem de uma marca, vender um produto, ou melhor, uma ideia. Os cientistas do comportamento do consumidor estão por trás dos outdoors, das paradas de ônibus, dos influenciadores e das marcas que estão em todos os lugares, dentro e fora das telinhas.

Vem conferir o que os futuros publicitários visualizam para o mercado de trabalho:

Gabriela Gonçalves – Estudante e Assistente de Mídias Sociais da Unifor

Então, devo confessar que eu tô super empolgada com as perspectivas para o mercado de trabalho na minha área! Para mim, a comunicação tá ali do ladinho, acompanhando a evolução tecnológica e isso abre um mundo de oportunidades, né?

É muito legal ver como as estratégias de marketing se transformam tão rápido no digital e como as redes sociais mudam a forma como as marcas interagem com o público, então, todo dia é uma novidade.

As empresas, definitivamente, devem procurar, cada vez mais, por pessoas que criem conteúdo relevante, que entendam de análise de dados e que saibam também se conectar com o público de forma autêntica e criativa. O velho fugir do ordinário, né? Ser extraordinário!

Na minha opinião, a maior característica de um publicitário de destaque é estar sempre antenado nas novidades! Acho que o mercado de trabalho vai estar cheio de oportunidades incríveis para quem se interessa e tá afim de se jogar na comunicação digital.

Laryssa Araújo – Estudante da Uninassau

Vejo que muitas oportunidades estão surgindo e isso é bom, porque cada vez mais existe o reconhecimento de que nossa profissão é importante para o crescimento das empresas.

A única questão que está rolando, e que me incomoda e a alguns colegas também, é que estão colocando requisitos demais nas vagas como se todo mundo soubesse design gráfico, performance e análise de mídias sociais. 

Ou seja, um profissional com  o trabalho de 3 profissionais.

As propostas aumentaram, isso é perfeito, mas é cobrado que precisamos ser todos em um com frequência. E em áreas distintas.

Erasmo Neto – Estudante da UFC e estagiário de Mídias Sociais da Advance

“Olá, meu nome é Erasmo Neto, publicitário em formação e trabalhando na área desde 2018 (mesmo ano que entrei na faculdade). 

Bom, devo confessar que antes da pandemia eu acreditava que o mercado estava precisando de um aquecimento, sentia que tudo era muito morno ou até mesmo frio. Infelizmente não imaginava que o BOOM seria através de uma pandemia. Acho que se de 2018 até começo de 2020 eu acreditava que as únicas oportunidades de trabalho boas seriam em agencias, pós pandemia consigo ver com clareza que a maior parte das empresas viu que trabalhar o marketing e a publicidade delas seria não um gasto, mas um investimento e assim a atuação do publicitário expandiu bastante. 

Mas se tratando de futuro, não vejo com bons olhos. O crescimento das IA’s é algo que me preocupa bastante. Há vários gurus delas por aí falando sobre vantagens e o quanto elas podem diminuir nossa carga de trabalho, mas o que vemos é apenas como elas estão aumentando as demissões de pessoas. Creio que boa parte das pessoas que trabalha com copy e arte design estão (e com razão) se sentindo muito prejudicadas. Se em um setor que tínhamos 6 copys para realizar o trabalho mensal, com as IA’s isso pode facilmente decair na metade, mas a que custo? Onde fica a criatividade e o lado mais humano desse trabalho que é produzido? 

Ainda falando sobre futuro, muitos colegas meus estão migrando de área dentro da publicidade, deixando de fazer coisas que já fazem a 2, 3 anos e iniciando nos ramos de performance e UX, esta última inclusive uma área que me chama bastante atenção e que eu mesmo tenho alguns cursos em meu currículo. Enfim, no presente o mercado está bem atuante e aquecido, mas para o futuro não acho que terá tanto espaço assim, você terá que ter um diferencial muito mais em relação aos outros para se destacar.

Victor Camelo – Estudante da Uninassau

Como graduando de comunicação, acredito que a Publicidade e Propaganda está sempre ampliando seu campo de atuação para atingir novos públicos, uma vez que a inovação e criatividade assumem o papel de transmitir a identidade e valores da marca e/ou serviços. Uma vez que o mercado de trabalho está buscando cada vez mais profissionais especializados para desenvolver marketing de relacionamento com o seu público. Com isso, a perspectiva que tenho será a especialização de funções já existentes, principalmente na área de conteúdo, criação e relações públicas e criação de novas, aliada a chegada de novas ferramentas e inteligência artificial. Em suma, meu ponto de vista ao mercado, é que o mercado esteja cada vez mais voltado para o público-alvo e o relacionamento marca/serviço/cliente

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