Referências de TVs de tubo, vídeos com ruídos e imagens corrompidas formam a base da nova identidade visual do canal.
Há mais de 15 anos no ar, o SescTV tem como missão ampliar a ação social e cultural do Sesc São Paulo com sua programação diária: através de documentários, espetáculos, filmes e discussões sobre sociedade e cultura, a TV reconhece a arte e o meio audiovisual como importantes recursos da transformação social, uma das missões da instituição.
E, a partir de agosto, toda a programação do canal vai chegar aos espectadores embalada em uma nova identidade visual.
Desenvolvida pelo Estúdio Bijari em parceria com as equipes do canal, a identidade se baseia fortemente no conceito de glitch art — que pode ser facilmente entendida quando pensamos nas interferências provocadas nas antigas telas de TV de tubo e nas imagens corrompidas da internet.
Após as pesquisas dessa forma de arte, foram selecionados os caminhos que representariam as diferentes eras e mídias que fazem uma cronologia do audiovisual: partindo do filme em celulóide, passando pelos tubos de raios catódicos e chegando nos glitchs da era digital em telas de LCD e Plasma.
A equipe do estúdio explicou melhor o caminho desenvolvido no trabalho da nova identidade:
“A diversidade de temas e épocas que compõem o acervo do SescTV configuram um panorama da história do próprio audiovisual brasileiro. Partindo dessa percepção, criamos uma identidade baseada nas características da arte glitch, que nasce oriunda da exploração estética de erros de diferentes máquinas e sistemas, em processos analógicos ou digitais, e que vem sendo desenvolvida como forma de expressão em diferentes campos das artes visuais.”
Na nova identidade, as imagens se transformam em paisagens abstratas, que são apropriadas por layouts que apresentam as informações sobre a programação de forma mais hierarquizada: ganham destaque os nomes das séries e os temas dos episódios, bem como informações sobre conteúdos disponíveis sob demanda no site.
De acordo com Regina Gambini, diretora de programação do SescTV, a nova identidade visual chega para dar consistência a toda a diversidade da programação do canal:
“Cada programa, série e interprograma possui sua própria direção de arte, de forma que a nova identidade do canal tem a função de construir pontes, dialogar, reunir essas muitas identidades. Trata-se de um processo constante que aprimora a mediação com nosso público.”
Sound & Vision
Já a trilha sonora é assinada pelo músico e produtor André Caccia Bava, que trabalhou paralelamente ao Estúdio Bijari na criação da nova identidade.
“Trouxemos uma pesquisa de interferências sonoras, de ambiências e de sound design, que representam o universo de cada mídia e de cada textura da imagem, do analógico ao digital, para traduzir em áudio o conceito.”
Assim como a criação visual, a composição e a produção musical original foram desafiadoras, já que pretendiam criar uma identidade forte e que funcionasse numa célula mínima mas também em peças maiores.
“Queríamos trazer um novo olhar, contemporâneo e ao mesmo tempo eterno, com elementos brasileiros mas que conversasse com a tecnologia da linguagem visual proposta.”