Na segunda parte do especial Setembro Amarelo, o Nosso Meio apresenta as iniciativas realizadas por empresas locais que contribuem com a saúde mental e bem-estar de seus colaboradores
Nos últimos anos, a saúde mental dos colaboradores têm sido pauta recorrente nos ambientes de gestão das empresas. Por isso, as organizações tem se esforçado mais para criar iniciativas que promovam a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores. A vantagem não é só para quem trabalha, mas também para quem emprega, já que empresas que possuem um clima harmonioso tendem a ter menor evasão de funcionários.
Segundo levantamento realizado pela empresa de benefícios Ticket, um ambiente saudável para se trabalhar é um dos fatores-chaves para a permanência de metade dos profissionais com mais de 60 anos. Este percentual também é alto entre os jovens de 16 e 26 anos, com cerca de 46%. Já entre os profissionais entre 27 e 49 anos e 50 e 59 anos, o percentual chega a 27% e 30,6%, respectivamente.
Antenadas as mudanças do mercado, algumas empresas cearenses já adotam medidas para garantir a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores. Conheça algumas delas, abaixo:
Aeris Energy
A empresa de fabricação de pás eólicas proporciona uma rede de saúde integral aos seus colaborares e aos dependentes deles. Em relação aos cuidados com a saúde mental, a Aeris também oferece uma plataforma de cuidados psicológicos imediatos, em qualquer situação, 24 horas. Além disso, os colaboradores também tem acesso aos serviços disponibilizados nas dependências internas da empresa, seja no centro médico ou em cabines privadas, onde podem realizar sessões de terapia em formato online.
Além da parte médica, a Aeris também investe em campanhas educativas, com rodas de conversa que englobam os setores operacional e de gestão, criando redes de apoio entre os colaboradores. As ações seguem uma agenda específica, alinhada ao calendário nacional de campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde todos os anos.
“Quando pensamos em negócios sustentáveis e de sucesso, é indissociável o investimento em saúde e bem-estar aos colaboradores, porque ambos estão diretamente ligados à produtividade, ao nível de segurança psicológica e, portanto, às condições que são necessárias para que as pessoas apresentem o melhor de si para obter os resultados”, afirma Lucimeyre Albuquerque, Gerente Executiva de Recursos Humanos da Aeris Energy.
Beach Park
Desde 2020, o Beach Park realiza o projeto “Cuidando de Você”, que visa acolher os colaboradores, atuando em questões relacionadas à saúde física e mental. A inciativa oferece uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e clínico geral que realizam atendimentos individuais, que podem ser solicitados a qualquer momento pelos colaboradores. Os atendimentos são realizados em sigilo e, caso necessário, a equipe multidisciplinar faz o encaminhamento do colaborador atendido para a Rede de Atenção Psicossocial do SUS ou planos de saúde.
“Não podemos separar a vida pessoal da profissional. Cada indivíduo é único e precisa ser tratado em toda sua complexidade. Para que ele esteja bem no trabalho, ele precisa estar bem nos outros aspectos da vida dele também. Estamos aqui para acolher e orientar”, enfatiza a assistente social do Beach Park, Lidiane Dantas.
Durante o mês de setembro, o “Cuidando de Você” realiza rodas de conversa com foco em Saúde Mental e Valorização da Vida. Os encontros são realizados semanalmente, em diferentes localidades do complexo Beach Park.
Desde 2020, o “Cuidando de Você” atende uma média de 1200 colaboradores por ano, que realizam os atendimentos de forma individual ou em grupo. Entre as questões que são mais abordadas pelos colaboradores que buscam atendimento individual estão ansiedades, demandas relacionadas ao contexto familiar, mulheres em situação de violência, pais e mães de crianças e adolescentes com deficiência e processos relacionados ao luto.
“Tem gente que acha que cuidar da saúde mental é um sinal de fraqueza. Muito pelo contrário. Pedir ajuda requer coragem e é o primeiro passo para melhorar”, afirma Lidiane Dantas.
“Tratar a saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ignorar problemas emocionais pode agravar a situação, assim como ignorar sintomas físicos”, finaliza Anunciada de Moraes, gerente de RH do Beach Park.
Cimentos Apodi
Em 2024, a fabricante cearense de cimentos implementou uma ferramenta de Avaliação de Engajamento Contínuo, que conta com a adesão semanal de 82,2% dos colaboradores. Nela, os funcionários podem deixar registrado, de forma anônima, suas satisfações e insatisfações com a empresa. Com isso, os gestores conseguem captar e atuar, em tempo real, nas diversas nuances que impactam na conexão emocional do colaborador com a empresa.
“Uma das dimensões avaliadas é ‘bem-estar’. Com base nesses dados, podemos repensar e propor programas e ações que incentivem comportamentos relacionada a bons hábitos e a diminuição do estresse para fomentar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho“, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO e Sustentabilidade da Apodi.
A Cimentos Apodi também oferece o Programa de Apoio Pessoal, realizado por meio da plataforma Auster. Todos os colaboradores tem a disposição, gratuitamente e de forma rápida e sigilosa, profissionais de psicologia para ajudá-los com suas questões de saúde mental. O serviço fica disponível 24 horas, durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.
“Investir no bem-estar e na saúde dos gestores é uma prioridade que vai além de qualquer política – é sobre cuidar de quem faz a nossa empresa acontecer. Estamos continuamente buscando novas formas de apoiar nossa equipe nos momentos que realmente importam, e nosso objetivo é evoluir para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais agradável e acolhedor, refletindo nosso compromisso com o bem-estar e a satisfação da equipe”, conclui a Luciane Mello.
Shopping Eusébio
Desde 2023, o Shopping Eusébio conta com dois programas voltadas para os cuidados de saúde física e mental de seus colaboradores: o Vida Leve e o Acolher Bem.
O projeto Vida Leve veio primeiro, em abril do mesmo ano, 2023 com treinos às sextas feiras em uma quadra coberta de beach tennis. Hoje, o programa com nosso próprio centro de treinamento para execução das suas atividades, que incluem aulas de ginásticas laborais e defesa pessoal, além de treinamento funcional. O Vida Leve também conta com atividades ao ar livre e acompanhamento de um nutricionista profissional, que promove palestras de sobre alimentação saudável, mensalmente.
“Participando de alguma atividade do programa, os colaboradores são conscientizados e acabam replicando essa conscientização aos outros, incentivando e influenciando sobre novos hábitos alimentares ou apoiando na prática de alguma atividade esportiva. Além disso, é comum que através dos laços criados durante os encontros, mais colaboradores sejam influenciados a aderir uma nova rotina, criando uma parceria de treino entre aqueles que já vivenciam o projeto e aqueles que foram influenciados pela mudança de hábitos dos outros”, explica Romário Martins, Gerente Administrativo e RH do Shopping Eusébio.
O Acolher Bem é uma ramificação do Vida Leve. O programa é voltado para os cuidados com a saúde mental e atual em ciclos de seis semanas, onde são realizados atendimentos de forma individual, reservada e online. Cada colaborador tem direito a uma sessão por semana, com duração de 40 minutos. Atualmente, o Acolher Bem passa por reformulações, que serão implementadas no próximo semestre, com a possibilidade de grupos de terapia.
“Essa proposta está mapeada para o início do próximo semestre, onde vamos ordenar por grupos que têm relações em comum setorial, com prazos voltados também por ciclos. Na terapia em grupo será trabalhado também outras vertentes como por exemplo a arteterapia, mindfulness e meditação guiada“, afirma Romário Martins.
Além do Acolher Bem, o Shopping Eusébio disponibiliza um profissional para casos emergenciais. Além disso, há a realização de palestras que incentivam os colaboradores a se autoconhecerem, entenderem sobre a importância de ter coragem de falar sobre seus problemas para ter sua segurança psicológica garantida. Os comitês de diversidade, equidade e inclusão e o comitê de política para mulheres também prestam auxílio para cada nicho específico, abordando pautas específicas sobre saúde mental que atravessam as diferentes realidades.
“Houve uma melhora no clima organizacional, pois os colaboradores entendem que existe uma preocupação com todos de forma humanizada e sem exigências ou cobranças para aceitação do próprio colaborador participar, isso resulta em uma menor rotatividade e comportamentos motivadores dentro da organização”, comenta Romário Martins.
Confira também a primeira parte do nosso especial sobre Setembro Amarelo, clicando aqui.