Raquel Arruda é principal atração do Jantar Profissional de Marketing, que será realizado na próxima quinta-feira (8)
A SHEIN, varejista chinesa de fast fashion, está determinada em avançar ainda mais suas operações no Brasil. Recentemente, Felipe Feistler, Country Manager da Shein no Brasil afirmou que “75% dos produtos disponíveis no marketplace da Shein são produzidos localmente, e 85% dos itens de vestuário feminino, masculino e calçados já são fabricados em território nacional”. Ao todo, a companhia soma 300 fábricas parceiras em todo território nacional e uma clientela de mais de 50 milhões de pessoas.
O interesse da SHEIN no Brasil acompanha a relação comercial existente entre o país e a China. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de 2023 apontaram que o comércio bilateral entre os gigantes do BRICS saltou de US$6,6 bilhões para US$157,5 bilhões em um período de 20 anos. Além disso, medidas protecionistas como a “Taxa das Blusinhas” e o aumento de 20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual para encomendas internacionais impulsionaram os esforços da SHEIN para localizar sua produção e garantir a venda dos produtos a preços acessíveis.
Projeto de Expansão
O processo de expansão da SHEIN começou em 2023, com o anúncio de um investimento de R$750 milhões em todo o Brasil. Além de localizar a produção e aumentar sua capilaridade, a varejista chinesa pretende contribuir com a geração de empregos, com a abertura de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos até o fim de 2026. Atualmente, a companhia calcula ter gerado cerca de 50 mil empregos.
Ainda em 2023, a SHEIN começou as movimentações no estado do Ceará. No dia 21 de agosto, diretores da varejista chinesa se reuniram com o, na época, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, para tratar sobre as perspectivas de expansão da empresa. No dia seguinte, a diretoria se reuniu com a cúpula do Governo do Estado com o mesmo propósito.
No começo de abril deste ano, a inauguração de uma nova rota marítima de transporte de cargas entre a Ásia e o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem aproximado a SHEIN do Ceará. A tendência é que a logística da varejista chinesa e de outras plataformas de e-commerce como Shopee e AliExpress seja impulsionada, com o tempo menor de deslocamento, já que o porto cearense será a primeira parada dos navios no Brasil. Com isso, é esperado um aumento de 20% no volume de importações com custos menores.
Diretora de marketing da América Latina participará de evento especial em Fortaleza
Na próxima quinta-feira (8), a diretora de marketing da SHEIN para operações na América Latina participa de um encontro especial com os profissionais fortalezenses para celebrar o Dia do Profissional de Marketing. Na ocasião, Raquel Arruda dividirá suas vivências e perspectivas atuando em uma empresa de varejo global, além de responder perguntas da audiência sobre as estratégias utilizadas para impulsionar a marca SHEIN. Para participar, clique aqui.
“Estamos muito felizes em promover esse momento com a Raquel Arruda e proporcionar esse momento de troca de conhecimento entre ela e os profissionais de marketing locais. Será um momento muito rico, mas também de muita leveza e de celebração a esses profissionais, nesse dia dedicado inteiramente a eles”, afirma Tamires Soares Brito, diretora-executiva do Nosso Meio.
O Jantar Profissional de Marketing é uma iniciativa do Nosso Meio e conta com o patrocínio da Eletromidia, EBM Quintto, Mulato Comunicação, Samsung Ads, 55 Mídia, Cajuína São Geraldo, Sobral Gráfica, Sobremidia, Sua Música, Tá em Todas, Terravista 360, Trend Nordeste, Urbmidia, Unifor e UOL.
