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Shell lança campanha que comemora a parceria de 75 anos com a Scuderia Ferrari HP 

Por Redação

08/12/2025 16h30

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Com criação da iD\TBWA e participações de Pedro Bial, Fred Bruno e Lázaro Ramos, a ação protagonizada pelos pilotos Lewis Hamilton e Charles Leclerc transforma o amor pela Fórmula 1 e o envolvimento do público brasileiro com o esporte

Shell, marca licenciada para a Raízen, celebra os 75 anos da parceria global com a Scuderia Ferrari HP, com um projeto inédito que une emoção, cultura e conexão com o público brasileiro. Criada pela iD\TBWA, a campanha foi gravada em São Paulo, no Palácio Tangará, e reúne os pilotos de Fórmula 1 Lewis Hamilton e Charles Leclerc em uma série de experiências.

O projeto ganhou vida em uma série de conteúdos originais, com participações especiais de Pedro Bial, Fred Bruno e Lázaro Ramos. Mais do que celebrar a parceria entre as marcas, a ação também reforça um dos maiores valores da Shell: a confiança. Assim como nas pistas, a confiança é o combustível que impulsiona a relação da Shell com o público brasileiro, conectando performance, emoção e credibilidade.

A primeira etapa da campanha estreou na quinta-feira (06/11), com uma entrevista conduzida por Pedro Bial, em uma edição do Conversa com Bial, em parceria com a Globo. Durante a conversa, o piloto revisitou sua trajetória e celebrou a parceria de sucesso entre a Shell e a Scuderia Ferrari HP.

“A campanha traduz o que parceria entre Shell e Scuderia Ferrari HP representa: a união entre tecnologia, performance e emoção. Celebramos um legado de inovação, confiança e conexão nas pistas e nos postos, e são esses os valores que guiam a nossa relação com o consumidor brasileiro há mais de um século”, ressalta Ricardo Berni, CMO da Raízen.

A relação de Hamilton com o Brasil também ganhou um tom leve e divertido em um conteúdo apresentado por Fred Bruno, que convidou fãs a responderem: “O que não pode faltar na casa de um brasileiro?” Mais de 400 respostas renderam uma seleção de ícones da cultura nacional, de filtro de barro a prato duralex, reunidos em um “kit de brasilidade” entregue ao piloto.

O momento se tornou um dos mais comentados da campanha, reforçando o carinho do britânico pelo país.

Outro momento marcante foi conduzido por Lázaro Ramos, que interagiu com Hamilton e Leclerc em uma série de desafios inspirados na cultura do país, de partidas de futebol de botão a expressões populares. Entre improvisos e risadas, os pilotos mostraram que, dentro ou fora das pistas, o espírito competitivo também combina com a alegria tipicamente brasileira.

Para completar a experiência, a marca promoveu encontros-surpresa entre Hamilton e fãs brasileiros. Convidados a gravar perguntas para o piloto, os fãs acreditavam participar apenas de uma ação digital, até descobrirem que fariam suas perguntas pessoalmente, em um cenário inspirado em um posto Shell.

O resultado foram momentos de pura emoção, reforçando o propósito da campanha – unir pessoas, marcas e paixões em torno de um mesmo sentimento, a brasilidade.

“Nosso desafio foi transformar uma relação icônica em uma experiência humana e cultural. Essa aproximação com o público brasileiro é fundamental para reforçar a conexão com as marcas quando elas saem das pistas e agregam valor no cotidiano. Com o afeto, o humor e o orgulho que definem a nossa cultura, vamos adicionar ainda mais emoção nesse momento”, afirma Camila M. Costa, CEO da iD\TBWA.

A parceria entre Shell e Scuderia Ferrari HP é uma das mais duradouras da Fórmula 1, unindo 75 anos de inovação, engenharia e paixão pelo automobilismo. Desde 1949, a colaboração entre as duas marcas desenvolve tecnologias que impulsionam o desempenho nas pistas e se transformam em soluções aplicadas ao dia a dia de motoristas no mundo inteiro.

Ficha técnica:
Agência: iD\TBWA
CEO: Camila Costa
Diretor Executivo de Criação: Sthefan Ko
Diretor de Criação: Guga Diehl
Diretor de Criação Associado: Mateus Martins
Criação: Mateus Martins, Taissa Delpulpo, Lorenzo Mendes, Thomas Lima, Ana Salles, Rute Morais, Anne Santos, Duda Santos
Diretora Geral de Negócios: Paula Cravo
Atendimento: Luciana Rosa e Gabriela Gomes
CMDO: Thiago Fernandes
Mídia: Renato Vian, Luciana Gabinio, Pedro Ferrari e Emanuelle Amorim
Diretora Executiva de BI: Priscila Sanita
BI: Natalia Asevedo e Helena Paes
CSIO: Marco Sinatura
Planejamento e Insights: Juliana Meirelles, Dannyllo Silveira, Guilherme Lima, Flavia Moraes
Direção Geral de Conteúdo: Eduardo Marcondes
Conteúdo: Thais Martins, Gustavo Bertassoli e Victoria Marques
Influência: Marlon Faria e Paulo Araújo
PR: Marina Fagionato, Motim
Diretor Geral de Produção: Fábio Brandão
Produtor/RTC: Valdir dos Santos, Adriana Silva
Cliente: Raízen
Ricardo Berni, Carla Salgueiro, Fernanda Lotfi Carotenuto, Dunya Majdoub, Karoline Ramires, Anna Magri e M. Fernanda Cunha.
Produtora de Imagens: Mol 
Produção Executiva: Galileo Giglio e Joaquim Carriço 
Gerente de Projeto: Simone de Angelis 
Diretora Financeira: Fernanda Miranda 
Produtor Mol: Vitor de Biasi 
Produtora Mol: Vanessa de Paula 
Direção: Galileo Giglio 
1 ˚ AD: Priscila Rodrigues Moreira (Pri Morêra) 
Elenco: Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Fred Bruno, Lázaro Ramos 
Prod de elenco: Andrea Musatti 
Elenco 2: Anderson Cruz Rabelo, Larissa dos Santos Barbosa, Bruna Oliveira Jorge 
Diretor de Fotografia: Ricardo Pelissari 
OP de Câmera: Tarcisio Diego, Otavio Lemes Neto (Berinjela) 
1º Ass. Câmera: Guilherme Martins de Assis 
2˚Assist Cam: Rafaela Carolina Rosa de Araujo 
Video: Emilly Aparecida Reis dos Santos 
Logger: Marcio José da Costa Sousa 
Confidential – Not for Public Consumption or Distribution
LED: MWLed – Thiago 
Equipe Led: Vini, Caio Correia, Pedro Henrique Demétrio, Geovane ricarte de sa, Dyego dos Santos Moraes, Leonardo pupo 
Dir. Produção: Gustavo Miranda Michelin 
Produção: Tatiana Cristina S. dos Santos (Lola) 
Assist. de Set: Elisar Costa (Batata), Fernanda Aparecida Guirelli , João Paulo dos Santos 
Chefe de Elétrica: Antonio Carlos Lemos de Barros (TK) 
Assistente: Daniel Alves Ferreira 
2˚Assist Tiago Barbosa De Oliveira (Tikko) 
Chefe de Maquinária: Edvaldo Aparecido dos Santos 
1˚ Assistente maquinária: Genivaldo Barreto santos (Ligeirinho) 
2˚Assist maquinaria: Alisson Santos dos Santos 
Dir Arte: Tamali Shirata 
Assistente de produção de Arte: Carolina Gonçalves Sabino 
Assistente Arte Set: Wagner Ferreira do Amaral 
Contra Regra: Sergio Geraldo de Oliveira Costa 
Maquiador: Daniela Gonçalves Pereira Silva 
Pós Produção: 
Coordenação de Pós Produção: Cecilia Bertoche (Ciça) 
Finalização: João Pedro Guimarães (MIL) 
Edição: Guilherme Lopes e Ygor Oliveira 
Motion Graphics: Lucas Simoni 
Color grading: blackflag post