Campanhas

Shoppings RioMar em Fortaleza se unem a entidades e lançam campanha de combate ao trabalho infantil

Por Redação

14/06/2021 11h14

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A iniciativa reforça a importância de conscientização e ações em alusão ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data instituído em 2002 pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).

 

O trabalho infantil é um dos mais cruéis problemas sociais. Com a pandemia, a situação se tornou ainda mais grave nas grandes cidades. Para alertar a população, o Grupo JCPM, por meio do Instituto JCPM de Compromisso Social e dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, se uniu a entidades da rede de proteção à criança e adolescentes para lançar uma campanha de sensibilização visando o combate ao trabalho infantil. Com a frase “Respeite o futuro de uma criança”, a iniciativa visa buscar apoio da sociedade em não estimular a permanência delas em atividades com algum tipo de remuneração, seja comercializando pequenos itens ou mesmo praticando a mendicância. As peças vão ocupar todo o mall dos shoppings a partir desta segunda-feira, dia 14 de junho.

 

São parceiros na iniciativa junto com o Instituto JCPM e os shoppings RioMar em Fortaleza: a Superintendência de Inspeção do Trabalho – SIT (Ligado à Superintendência Regional do Trabalho); o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA; o Instituto da Infância – IFAN; a Fundação da Criança e da Família Cidadã – FUNCI; O Pequeno Nazareno – OPN e a Terre des Hommes Brasil.

“No mês de junho é lembrado nacionalmente o combate ao trabalho infantil. Estamos realizando neste momento em quatro Estados (Bahia, Sergipe, Ceará, além de Pernambuco) parcerias com entidades da rede de proteção à criança e ao adolescente para trabalhar a temática. Em Fortaleza, O RioMar está colocando o assunto de forma leve e, ao mesmo tempo, firme sobre os efeitos danosos no futuro de cada criança ao permanecer trabalhando nas ruas”, destaca a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lucia Pontes.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho foi instituído em 2002 pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil a fim de reforçar a conscientização das famílias, sociedade, governos e empresários sobre a importância de se erradicar essa prática. “É super importante que nós tenhamos a realização de várias campanhas de combate ao trabalho infantil, considerada uma das piores formas de trabalhos. E as crianças e adolescentes precisam estar desenvolvendo atividades na área do conhecimento, realizando atividades emocionais e exercendo o direito de brincar, acima de tudo, pois é uma fase essencial na vida das pessoas, não é o momento para se estar trabalhando. Sabemos que em Fortaleza existem vários casos de trabalho infantil e que o poder público, o terceiro setor e o setor privado precisam trabalhar de mãos dadas. Então, nesse momento, a campanha do Grupo JCPM é super importante para exatamente dar visibilidade, para falar com a sociedade que lugar de criança é na escola e é também desenvolvendo atividades lúdicas e tendo o direito ao brincar.”, enfatiza Iraguassu Filho, presidente da Funci.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RioMar Fortaleza (@riomarfortaleza)

Sobre a Campanha

A concepção da campanha foi feita pela equipe de marketing do RioMar Recife a partir de diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e adotada em todos Estados onde o Grupo JCPM tem atuação. As peças buscaram, a partir de frases e ilustrações, fazer a sociedade refletir sobre o tema. Entre os alertas estão: Respeite o futuro de uma criança. Diga sim a mais crianças e adolescente nas escolas; Diga sim a mais crianças com direto a acolhimento de um lar; Diga sim para mais crianças com acesso à cultura e lazer. Um vídeo de posicionamento também será veiculado nos canais oficiais dos empreendimentos, além de TV aberta e fechada, ao longo da campanha.

“Os shoppings RioMar em Fortaleza sempre procuram dialogar com essa temática no dia a dia, seja com lojistas, clientes, colaboradores e os órgãos competentes. Acreditamos que a situação do trabalho infantil é uma questão social que merece atenção e cuidado, por isso acreditamos que essa Campanha é também uma forma de convidar a sociedade para refletir sobre esse assunto tão importante”, Ressalta Gian Franco, Superintendente RioMar Fortaleza.