Mais relevante entidade representativa das agências de propaganda do Ceará, o SINAPRO-CE vem acompanhando as mudanças de comportamento da sociedade, do mercado e das pessoas. Com 36 anos de atuação, a instituição é referência no segmento da publicidade cearense.
A entidade trabalha em busca de impulsionar a transformação do mercado de forma positiva, com proposta de capacitação, amplo diálogo com os associados, ética e transparência.
A publicidade é um importante braço motor do mercado, da circulação de valores sejam eles monetários ou comportamentais, por isso, a importância de uma instituição forte e qualificada. O Sinapro – CE faz parte do Sistema Fenapro, que possui um forte movimento de qualificação, estudo de tendências e discussões sobre as transformações de comportamento.
Paulo Henrique Donato, atual presidente do Sinapro – CE, avalia que a pandemia foi um divisor de águas em todos os segmentos da economia, e acredita que o mercado publicitário local foi impactado positivamente com as mudanças.
“A pandemia mudou a forma de comprar, de trabalhar, de anunciar, de se relacionar. Como todas essas ações compõem o espectro do nosso trabalho elas impactaram muito nosso dia a dia. Hoje somos mais digitais, mais híbridos, porém não menos estratégicos”, afirma.
Após a pandemia, a instituição viu a necessidade de fortalecer cada vez mais a área da publicidade. Além de uma profunda revisão da forma de atuação, a entidade aderiu novos posicionamentos, como abrir mão de custos com sede, levar o trabalho administrativo para o online, e realocar seus recursos para área de formação da mão de obra e instrumentalização dos associados.
“Temos oportunizado encontros mensais dos associados, por exemplo: no evento NM2B em parceria com o Nosso Meio fizemos um painel para discutir esse novo momento. Fizemos um evento privado com donos e gestores de agências, executivos dos veículos de comunicação e a Diretoria do Cenp, e este ano também já trouxemos para o Ceará o Seminário Transforma onde uma consultoria contratada pela Fenapro realizou um estudo de macrotendências que impactam na publicidade e nos nossos negócios”, lista o presidente.
O Sinapro CE vem buscando retomar o relacionamento com canais de interesse do público, como as universidades e cursos de publicidade que atuam na área da comunicação.
“Também temos uma meta de focar em possibilidades de aproximar as micro e pequenas agências das discussões e informações do nosso segmento, e para isso estamos liderando dentro da Fenapro uma ferramenta de repasse de informações a todos que hoje tem CNPJ de agência e estão fora do Sistema SINAPRO/FENAPRO”, comenta o presidente.
Visando 2023, o Sinapro entende que o atendimento ainda se reveste de grandes incertezas em relação à macroeconomia. Isso afeta os mercados e consequentemente toda a cadeia produtiva da publicidade.
“O positivo nisso tudo é que nos aprimoramos em gestão, e agora cada vez mais participamos estrategicamente das metas dos nossos clientes. Com a rápida evolução da tecnologia, estamos tendo que desenvolver novas e inúmeras habilidades”, cita Paulo Henrique.
Outro ponto que vem gerando muita expectativa são os eventos para o ano que vem. Segundo Paulo Henrique, as celebrações serão momentos de interação entre as agências.
“Temos dois eventos para o início do próximo ano, além de um encontro de formação. Será um momento de integração entre as Agências com um evento esportivo de várias modalidades e o FestPró que é nosso grande evento de reconhecimento da produção intelectual e criativa do nosso mercado”, finaliza.