O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) elegeram suas novas diretorias para o triênio 2022-2025. No Ceará, a Chapa Única “Vamos juntes, Jornalistas – Unidade em defesa do Jornalismo e da Democracia”, foi eleita com 97% dos votos válidos. Já nacionalmente a Chapa “Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, foi eleita com 97% dos votos de jornalistas de todo o país que participaram da eleição.
Para a Federação, a eleição aconteceu de modo 100% online. Já no Sindicato do Ceará os votos foram colhidos de forma presencial, com a possibilidade de eleitores de fora do estado, doentes e residentes de cidades sem urna física da entidade votarem no sistema virtual.
As novas gestões, que comandarão as organizações no triênio 2022-2025, assumem os mandatos com o desafio de unir os profissionais do jornalismo brasileiro em torno das organizações sindicais para travar as lutas por dignidade profissional e respeito aos direitos.
Para o presidente reeleito do Sindjorce, Rafael Mesquita, os jornalistas do Ceará nunca precisaram tanto de um sindicato.
“Enfrentamos de frente a crise do modelo de negócio do jornalismo tradicional, o agravamento da precarização laboral, as maiores e mais drásticas transformações tecnológicas e também os mais cruéis ataques e tentativas de descredibilização do nosso ofício. Frente a tudo isso, podemos afirmar: só a nossa organização coletiva, aliada à nossa coragem para lutar pelo jornalismo e pela democracia, é que poderá nos proporcionar um futuro de esperança. E só há um caminho para essa ação: a organização unitária, coletiva e sindical”, enfatiza o dirigente.
Por sua vez, Samira de Castro, primeira cearense eleita presidenta da FENAJ, afirmou que exigir dignidade profissional será uma das prioridades da Federação nos próximos três anos.
“Temos imensos desafios nessa gestão que terá início em agosto deste ano e, o maior deles é, sem dúvida, resgatar o respeito ao trabalho das e dos jornalistas profissionais no país, o que só é possível com valorização, condições dignas de trabalho e segurança”, diz ela.
Além de Samira, Rafael Mesquita também representa o estado na direção nacional, ocupando a titularidade da Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral.
Além dos cargos direção e conselho fiscal das duas entidades, os operários da notícia elegeram as novas comissões estadual e nacional de ética dos jornalistas. No Ceará, compõem o novo colegiado Angela Marinho, Mirton Peixoto, Telma Costa, Iracema Sales e Ivan Moura. Nacionalmente, os nomes são Vera Dayse Barcellos, Beth Costa, Suzana Tatagiba, Franklin Valverde e Osnaldo Moares. Já Antônio Paulo Santos será suplente da CNE. Cada eleitor poderia votar em até cinco candidatos para as comissões.
Lista completa da nova diretoria do Sindicato dos Jornalista do Ceará:
Presidente: Rafael Mesquita
Secretário Geral: Tarcísio Aquino
Diretora de Administração e Finanças: Germana McGregor
Diretora de Comunicação, Cultura e Eventos: Samira de Castro
Diretor de Ação Sindical: Francisco Souza
Diretora de Direitos Humanos: Julyta Albuquerque
Diretora de Segurança e Defesa do Exercício Profissional: Bemfica de Oliva
Diretor Jurídico e Previdenciário: Nathan Camelo
Diretora Executiva – Relações Institucionais: Déborah Lima
Diretor Executivo – Profissionais de Imagem: Evilázio Bezerra
Diretora Executiva – Profissionais de mídias comunitárias e alternativas: Marina Valente
Delegados da FENAJ
Polianna Uchoa
Francisco Ferreira (Gatto)
Suplente: Antônio Lima Jr.
Conselho Fiscal
Mariana Cunha
Humberto Simão
Luizete Vicente
Suplente: Washington Feitosa
Delegados Regionais do Cariri
Bruna Vieira
Suplente: Anderson Sandes
Comissão de Ética
Ângela Marinho
Mirton Peixoto
Telma Costa
Iracema Sales
Ivan Moura
Confira também: