Instituição aposta em conteúdos exclusivos, bem ao estilo cearense, para fornecer valor, engajar e envolver o público de todas as idades
O Dia do Desafio no Sistema Fecomércio-CE é também um desafio de criatividade. Isso porque nas últimas duas edições, em 2020 e este ano, a instituição apostou em estratégias inovadoras de comunicação, com toques de humor e descontração, como forma de potencializar ainda mais o engajamento para o evento em tempos de pandemia.
Maior campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportiva, o Dia do Desafio tem a proposta de estimular hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Em razão do isolamento social por conta da Covid-19, muitas pessoas deixaram de se exercitar. E, como explica os especialistas, fazer exercício físico regulamente ajuda na prevenção de doenças, na melhora do sistema imunológico e também na regulação de ansiedade e sintomas depressivos.
Novas rotinas pedem novos hábitos. Foi justamente a partir dessa ideia que não somente a programação do Dia do Desafio foi adaptada, mas também toda a estratégia de divulgação. Dessa forma, desde 2020, as pessoas puderam participar, interagir e registrar sua participação no Dia do Desafio por meio das redes sociais. Foi criada, por exemplo, a hashtag #FitEmCasaComOSesc, que até o momento conta com mais de 6.470 visualizações.
Outra estratégia foi a participação de artistas, esportistas e personalidades locais, que não só toparam o desafio, mas desafiaram outras pessoas, entre amigos, conhecidos e seus próprios seguidores nas redes sociais. No ano passado, quem encabeçou o movimento foi Manoel Tobias, ex-jogador de futsal e eleito três vezes o melhor do mundo. Nomes como Fagner, Nunes, ídolo do Flamengo dos anos de 1980 e “artilheiro das decisões”, Marcelo Paz, Robinson de Castro e Newton Filho, presidentes dos clubes cearenses Fortaleza, Ceará e Ferroviário, respectivamente, participaram e gravaram vídeos sobre a ação.
O sucesso dessa ação se traduz em números. Em 2020, foram produzidos mais de 242 vídeos, incluindo a programação, com aulas ministradas pelos professores do Sesc em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. Nas redes sociais, a ação teve um alcance geral de mais de 325.000 pessoas, um crescimento de 208% em relação ao evento em 2019.
Te desafio a se mexer
Em 2021, não poderia ser diferente. Um dos destaques ficou por conta do #MexeChallenge, o desafio entre as estrelas. Para essa edição, o evento uniu humor e esporte para levar bem-estar ao público, tendo como embaixadores no Ceará a influenciadora Mila Costa, o ator Silvero Pereira e os humoristas Falcão e Alex Nogueira. Os artistas desafiaram os internautas em uma ação especial, movimentando o corpo e as redes sociais mesmo sem sair de casa, através da interação no Instagram e Facebook.
Mila, Silvero, Falcão e Alex postaram seus vídeos dançando, cada um do seu jeito, ao som da música composta pela coordenadora geral de comunicação e marketing do Sistema Fecomércio-CE, Raquel Barros, especialmente para esta edição do Dia do Desafio. “A ideia de criar uma composição específica foi para gerar engajamento e de forma criativa, reforçar a ideia que qualquer pessoa pode se exercitar, do seu jeito. A estratégia do Te desafio a se mexer, acaba por gerar entre equipes, unidades, amigos, colaboradores e internautas uma motivação para a prática de atividade física. A campanha mostrou que se exercitar pode ser algo divertido, contribuindo, assim, para a saúde do corpo e mente”, explica Raquel.
A partir desses conteúdos, outras pessoas passaram a gravar e a postar em suas próprias redes sociais, a exemplo das jogadoras do time de futebol feminino do Ceará Sporting Club, o próprio Manoel Tobias e o professor de educação física Felipe Porfirio, que ganhou destaque no ano passado ao fazer coreografias criativas nas redes sociais.
Somente o primeiro Reels da Mila Costa, por exemplo, conta com mais de 81 mil views e 769 comentários. No total, todos os vídeos gravados por essas personalidades somam mais de 101.970 visualizações somente no Instagram. Além disso, somando Facebook e Instagram, o Dia do Desafio contou com 74 posts, tendo um alcance de mais de 401 mil pessoas. Outro diferencial deste ano foi a ação com o público interno do Sistema Fecomércio. Cada setor, tanto do Sesc quanto do Senac de todo o Estado, desafiava outra equipe a participar do #MexeChallenge. Os colaboradores não só toparam, como mostraram todo o carisma e o gingado. Para essa ação, foram produzidos 35 vídeos.
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“Tanto no Dia do Desafio como em todos os eventos do Sistema Fecomércio, a equipe de comunicação e marketing prima por ações criativas e de interação constante com o público, uma vez que, nos dias de hoje, é preciso estar ainda mais próximo das pessoas, seja no presencial, mas, principalmente, no virtual. A comunicação se transforma quase que diariamente e, como não poderia deixar de ser, a instituição também segue no ritmo dessa mudança, com estratégias assertivas e diferenciadas para fornecer valor, engajar e envolver”, finaliza Raquel Barros.
Vídeo Silvero Pereira: https://www.instagram.com/p/
Vídeo Mila Costa: https://www.instagram.com/p/
Vídeo Falcão: https://www.instagram.com/p/
Vídeo Alex Nogueira: https://www.instagram.com/p/
Vídeo equipe Sesc: https://www.instagram.com/p/