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Sistema Indústria promove Encontro de Comunicadores com debates sobre reputação, influência e diversidade

Por Gabriela Veras

22/08/2025 09h55

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O encontro conectou as 27 federações com o propósito de fortalecer a comunicação do setor da indústria como um todo

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Sistema Indústria promoveu, na sede da CNI em Brasília, o Encontro de Comunicadores. O evento conectou 285 pessoas, dentre elas representantes das 27 federações. Na abertura do evento, André Curvello, Diretor de Comunicação da CNI, abriu o cerimonial do encontro e evidenciou a importância da comunicação regional para fortalecer o setor da indústria como um todo.

André Curvello, Diretor de Comunicação na CNI | Foto: Gilberto Sousa/CNI

“Estarmos juntos aqui hoje é um sinal claro da importância que damos ao fortalecimento da regionalização da informação. Juntos, podemos fazer com que a indústria tenha uma comunicação mais sólida e moderna.O momento aqui é de aprendizado, de troca de experiência, de ouvir e estreitar laços através do conhecimento recíproco. Um vai aprendendo com outro e sabendo o que está acontecendo em cada estado”, falou André Curvello, Diretor de Comunicação na CNI.

Ricardo Alban, Presidente CNI | Foto: Gilberto Sousa/CNI

“Comunicar é uma ferramenta importante para que possamos atingir os objetivos e transmitir os conteúdos com garantia de entrega. Entrega para nós, para a sociedade e para a indústria”, discursou também o Presidente da CNI, Ricardo Alban.

A programação iniciou com um painel sobre Branding e Reputação, conduzido por Mariana Flores, Superintendente de Publicidade e Mídias Sociais do Sistema Indústria, e contou com as contribuições de Ricardo Sapiro, sócio-diretor da Touch Branding, e Alexandre Loures, sócio da FSB Holding.

Painel Branding e Reputação | Foto: Gilberto Sousa/CNI

Ricardo Sapiro iniciou apresentando a diferença entre posicionamento, branding e comunicação. Em sua fala evidenciou como esses elementos constroem a reputação da organização.

“O posicionamento é um investimento de longo prazo. Sem realizar um rebranding, conseguimos construir uma nova forma de nos posicionar. Essa mudança de narrativa transforma a cultura interna e impacta diretamente o comportamento dos colaboradores”, destacou o sócio-diretor da Touch Branding.

Alexandre Loures da FSB Holding deu continuidade ao painel, mostrando como construir uma comunicação estratégica a partir do posicionamento. Loures disse que a comunicação é a transformação do posicionamento e do branding em impacto real. 

“Na comunicação, quando você cria muitos obstáculos de execução cria-se uma teia muito difícil de gerir. Um ambiente de comunicação digital exige que você produza mais em uma frequência maior. Portanto, essa divisão por disciplina, pode tornar o processo muito ineficiente. A organização da comunicação precisa ser conduzida pelos objetivos do negócio. Por fim, para cumprir o seu  papel estratégico, a comunicação precisa ser integrada”, pontuou Loures.

Falando sobre Mídias Sociais e influenciadores digitais, o painel em seguida foi conduzido por Joana Pericas, Gerente de Criação de Publicidade e Mídias Sociais da CNI e debatido por Leandro Albuquerque, Business Partner Manager do TikTok e André Fagundes, Account Manager do Linkedin.

Painel Mídias Sociais e Influenciadores Digitais | Foto: Gilberto Sousa/CNI

Leandro Albuquerque iniciou sua fala provando o tamanho da plataforma no Brasil. Segundo o representante do TikTok, 126 milhões de brasileiros consomem por mês a plataforma.

“Para você criar muito bem para o TikTok, você precisa navegar na plataforma. Para uma marca atuar no TikTok e se conectar com as pessoas, é necessário a empresa imprimir sua essência em suas publicações. Existem muitas formas de contar uma história, é muito mais sobre pensar em entretenimento do que em publicidade”, apontou Leandro.

Segundo pesquisas, o LinkedIn é considerado a rede social mais confiável e possui mais de 11 milhões de usuários que estão inseridos no setor da indústria.

“Uma boa prática no LinkedIn é aproveitar o alto engajamento em torno de determinados temas para criar campanhas sazonais”, explicou André.

Na sequência, o encontro trouxe o painel Crise em tempo real, com mediação de Rafael Mônaco, Superintendente de Jornalismo do Sistema Indústria e participações dos professores João José Forni, Diretor da Comunicação & Crise e Rosângela Florczak, Diretora da Escola de Comunicação, Artes e Design.

Painel Crise em Tempo Real | Foto: Gilberto Sousa/CNI

Introduzindo a temática, Forni explicou que crise é tudo aquilo que ameaça o core business da organização. Rosangela detalhou sobre como proteger e recuperar a reputação da organização.

“Quanto mais bem planejada for a nossa estratégia de prevenção, mais tranquilos estaremos para conduzir uma crise dentro dos quatro grandes movimentos da gestão de reputação: criar, fortalecer, proteger e recuperar”, destacou Rosangela.

Com o objetivo de inspirar a partir de bons exemplos, a programação do Encontro de Comunicadores trouxe cases de duas federações: FIERGS e FINDES. A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), representada pelo diretor de Comunicação Nilson Vargas, apresentou a Rota FIERGS, evento que fortalece, aproxima e promove o diálogo com quem move a indústria gaúcha. Em seguida, Beatriz Seixas, gerente de Comunicação e Relações Públicas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), compartilhou a experiência do projeto Indústria em Rede.

O primeiro dia do evento foi encerrado com o painel Diversidade, mediado por Thays Amorim, Analista da Diretoria de Comunicação da CNI. O debate contou com a participação de Marcelo Ramos, Gerente de Desenvolvimento ESG do SENAI, e de Anna Brandão, Especialista de RH e responsável pelo programa de Diversidade do Sistema Indústria. O painel também apresentou o case Mais Possibilidades, iniciativa de inclusão e comunicação do Sistema Fiemt.

Painel Diversidade | Foto: Gilberto Sousa/CNI

“Esse debate é tão presente porque falta. O mundo do trabalho é homogêneo e na maioria das organizações existe uma baixa diversidade e representatividade de pessoas pertencentes ao grupo que chamamos de minoritários”, relatou Marcelo.

O segundo dia do evento iniciou com uma Oficina de Inteligência Artificial e Novos Formas para a Comunicação. O pesquisador em Ciência da Informação pela Unirio, Bruno Rodrigues, explicou as principais maneiras de formatar um Prompt Writing e quais os estímulos mais estratégicos para o uso da IA. 

Oficina de Inteligência Artificial e Novos Formas para a Comunicação | Foto: Gilberto Sousa/CNI

Roberto Muniz, Diretor de Relações Institucionais da CNI, deu continuidade a programação com uma palestra sobre a importância do setor da indústria para o avanço do Brasil. 

Roberto Muniz, Diretor de Relações Institucionais | Foto: Gilberto Sousa/CNI

“A comunicação precisa estar inserida na estratégia. Por meio da comunicação, podemos potencializar resultados, evitar ruídos, mobilizar pessoas externamente e internamente. Eventos como esse nos fortalece nesse sentido e nos faz entender que a comunicação é a rede condutora da estratégia. O resultado do nosso trabalho é muito maior do que o hábito, é fazer com que o país entenda a importância da indústria, a potência do Brasil. Precisamos parar de ser um país do futuro para ser um país do presente”, finalizou Roberto em sua palestra.

Com a palestra ‘Comunicações em novas frentes de diálogo – A partir da experiência de comunicação e transformação digital da Prefeitura do Recife’, o consultor em comunicação, Rafael Marroquim, trouxe campanhas e produções que passaram mensagens institucionais da prefeitura de uma forma lúdica, simples e regional.

Rafael Marroquim, Consultor em Comunicação | Foto: Gilberto Sousa/CNI

“Podemos acolher as pessoas de uma forma diferente e nos comunicar de uma forma mais íntima. Precisamos compreender que comunicação é política pública, comunicação é serviço e não há transformação digital, sem transformação social, e sem comunicação, que na essência é ‘tornar comum’. Se a gente não ‘torna comum’ e não chega perto das pessoas, a gente não cumpre com esse pré-requisito”, falou Rafael.

Finalizando a programação no auditório, a programação do Encontro de Comunicadores apresentou cases de três federações: FIEPA, FIEPB e FIEA.

Representantes das Federações do Pará, Paraíba e Alagoas | Foto: Gilberto Sousa/CNI

Adriana Ferreira, Gerente de Comunicação, falou sobre a reformulação da comunicação interna e do relacionamento com as unidades da Federação das Indústrias do Estado do Pará.  Noah Verde, Gerente de Marketing e Luiza Barreiros, Assessora de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas contaram sobre o desenvolvimento da campanha sobre prevenção de acidentes de trabalho. 

Por fim, Pollyane Mendes, Gestora de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, apresentou a campanha “Um novo tempo FIEPB”, destacou a relevância da comunicação integrada e compartilhou o rebranding da Associação Nordeste Forte.

O Encontro de Comunicadores promovido pelo Sistema Indústria finalizou com uma visita técnica ao SESI Lab, onde as 134 pessoas presentes puderam ver de perto o trabalho desenvolvido em um espaço que conecta arte, ciência e tecnologia.