Grupo foi reconhecido em duas grandes competições de jornalismo nacional, com matérias sobre sustentabilidade, emergência climática em Fortaleza e artesanato
O Sistema Verdes Mares (SVM), através da TV Verdes Mares, conquistou o 1º lugar na categoria Vídeo Regional do Prêmio ABDE de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O reconhecimento veio pela reportagem da TV Verdes Mares “Artesanato – tradição de muitas mãos”, que destacou a beleza e a importância da produção artesanal no Brasil.
“A premiação reflete a dedicação e o talento da equipe responsável pelas matérias. O reconhecimento é um reflexo do compromisso do SVM em abordar temas relevantes para o desenvolvimento econômico e social do país”, destaca Erick Picanço, Diretor Comercial e de Marketing do conglomerado de mídia.
Além disso, a TV Verdes Mares também ficou em 3º lugar na mesma categoria com a reportagem “Agricultores investem em energia sustentável e dão novo rumo para os negócios, com ajuda de programa de financiamento”. Essa matéria mostrou como o acesso a programas de financiamento tem transformado a vida de agricultores, promovendo sustentabilidade e inovação. As reportagens concorreram entre 157 trabalhos, provenientes de 21 estados das cinco regiões do Brasil.
Além do Prêmio ABDE, o SVM também foi destaque no Prêmio Abecip de Jornalismo, realizado em São Paulo em 31 de outubro de 2024. A série de três reportagens “Fortaleza e a Emergência do Clima“, do jornalista Lucas Falconery, foi publicada pelo Diário do Nordeste, veículo de cobertura regional no Ceará, foi a vencedora na categoria ESG da premiação.
Publicado em outubro de 2023, no Diário do Nordeste, o especial “Fortaleza e a Emergência do Clima” aborda os impactos das mudanças climáticas para a população de Fortaleza, além de explorar as causas do problema e possíveis soluções para os moradores.
Neste ano, o 21º Prêmio Abecip de Jornalismo contou com a inscrição de 114 matérias, abrangendo produções publicadas ou reproduzidas em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV, internet e podcasts, de diferentes estados do Brasil. A seleção das matérias foi feita por uma comissão julgadora composta por oito membros, incluindo quatro jornalistas especializados em finanças, três especialistas em economia e crédito imobiliário, e o presidente da Abecip, Sandro Gamba.
Entre as categorias premiadas estão temas como ESG, Crédito Imobiliário, Políticas Públicas, Custos e Preços da Habitação, Funding para o Crédito Imobiliário, Segurança Jurídica, Digitalização e Eficiência na Contratação de Crédito Imobiliário.