Pesquisas de mercado segmentadas serão apresentadas por profissionais do SVM às quintas-feiras no hub de comunicação Espaço Nosso Meio, no shopping Jardins Open Mall
Às quintas-feiras, o Sistema Verdes Mares assume o comando do Espaço Nosso Meio para proporcionar um momento valioso de apresentação de pesquisas segmentadas de mercado. Assim, o “Conexão SVM”, projeto iniciado em 2020 com o objetivo de produzir conhecimento e dialogar com o público sobre os mais variados assuntos de interesse social, acontecerá no hub de comunicação Nosso Meio, localizado no shopping Jardins Open Mall, visando conectar a indústria e áreas de marketing do Ceará.
Para a estreia, a gerente de Marketing Arenusa Goulart e a diretora de Digital, Ívila Bessa conduziram um painel surpreendente sobre o mercado de mídia no Nordeste nesta quinta (11). O diretor Comercial e Marketing, Erick Picanço, fez a abertura do bate-papo, apresentando um breve panorama do posicionamento do SVM com relação ao cenário regional e nacional.
Formado pelos veículos TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, jornal Diário do Nordeste, TV Diário, Rádio Verdes Mares, FM 93, Recife FM, Portal Verdes Mares e Rádio Tamoio, o SVM é um dos mais sólidos e completos grupos de comunicação do Brasil. O SVM se diferencia pela capilaridade de sua rede de distribuição e transmissão, presente em todos os 184 municípios cearenses, mas também pelo conteúdo multiplataforma que entrega diariamente.
O que acontece no SVM não fica só no SVM. A ideia é pulverizar conteúdos com narrativas transmídia e crossmídia nos mais diversos canais e mídias. Ívila Bessa explica:
“Desejamos ser a referência de informação relevante e de qualidade para o público, por isso trabalhamos um modelo de produção de notícias diferente. Se você tem dois minutos para se informar sobre o que precisa, nós temos conteúdo para você. Se você tem uma hora para se aprofundar em um conteúdo, também podemos oferecer algo mais analítico e de profundidade. Personalizamos estrategicamente, com base nos perfis de consumidores de notícias que temos, o que cada um pode consumir como produto SVM. Tudo é pensado a partir de pesquisa e muitos dados”, ressalta.
Um grande case de sucesso é o Diário do Nordeste, que é o sexto maior portal de notícias do país. Com metas estabelecidas em esquema de ondas, o DN caminha para ser a referência no Nordeste.
“Nós não construímos conteúdo. Nós construímos um grande contexto sobre temas, um acervo, um histórico sobre assuntos, assim garantimos o primeiro lugar nas buscas do Google. Conquistamos assim autoridade, pois é no Diário do Nordeste que o leitor encontra respostas completas para suas inquietações nos mais variados temas”, conta.
As executivas contam que a linha editorial do Diário do Nordeste é direcionada para antecipar temas que podem gerar grande procura de pesquisa na internet. Assim, o “conteúdo colchão” cria um legado de informações. Outro destaque foi o uso de robôs na redação para escrever conteúdos menos densos.
“Aplicamos a inteligência artificial para delegar tarefas não tão complexas para que os jornalistas possam se dedicar na produção de conteúdos mais ricos”, revela Ívila.
Arenusa Goulart destaca que o resultado da complexa estratégia carrega alguns insights sobre o futuro da mídia:
“O futuro é humanização. Não há como construir uma comunicação distante com o interlocutor, alheia à sociedade e suas pautas; é necessário também acompanhar o consumidor em todo o seu tráfego, por isso é importante todas as plataformas trabalharem de forma integrada; e ,por fim, os dados são o suporte para qualquer comunicação bem sucedida”, finaliza.
Fernando Hélio Martins (Nosso Meio), Arenusa Goulart (SVM), Ívila Bessa (SVM), Tamires Brito (Nosso Meio)
Programação
Varejo online, setor automotivo, setor imobiliário, educação e economia do Nordeste serão os temas dos encontros. Os palestrantes serão diretores, gerentes e profissionais renomados que atuam nos diversos veículos do SVM. A programação ocorre do dia 11 de novembro ao dia 16 de dezembro, sempre a partir das 18h, no hub Nosso Meio, localizado na Av. Desembargador Moreira, 1011, Aldeota. Aos interessados em participar, os convites serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do Espaço Nosso Meio (@espaconossomeio).
Confira a programação do Conexão SVM no Espaço Nosso Meio
11/11
O presente e o futuro da mídia
Palestrantes: Arenusa Goulart (Gerente de Marketing SVM) e Ívila Bessa (Diretora
Digital do Diário do Nordeste)
18/11
Varejo online: E-commerce para impulsionar vendas
Palestrantes: Ananias Gomes (Gerente de Vendas SVM) e Gabriel Bontempo (Especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais)
25/11
Cenário e perspectivas para o setor automotivo
Palestrantes: Marina Leitão (Gerente de Novos Negócios SVM ) e Victor Ximenes (Especialista e Colunista do produto Negócios no Diário do Nordeste)
02/12
Oportunidades e tendências no setor imobiliário e materiais de construção
Palestrantes: Lívia Medeiros (Gerente de Vendas SVM) e Patriolino Dias (Presidente do Sindicato da Indústria e Construção Civil – Sinduscon)
09/12
Educação em movimento
Palestrantes: Tayro Mendonça (Gerente Planejamento de
Vendas SVM) e Karine Zaranza (Editora de núcleo do Diário do Nordeste)
16/12
Economia do Nordeste: “A economia que transforma”
Palestrantes: Erick Picanço (Diretor Comercial e Marketing SVM) e Gustavo Bortoli (Diretor de Jornalismo SVM).
Você encontra a programação dos 45 dias nos perfil oficial do Espaço Nosso Meio (@espaconossomeio) e no portal nossomeio.com.br. Siga também nossas outras redes sociais:
Instagram: @nossomeio
LinkedIn: linkedin.com/company/nossomeio
Facebok: facebook.com/nossomeio
Twitter: @nossomeio
Canal no Youtube