Influência

Slogans e propagandas que marcaram época no Brasil

Por Redação

25/04/2022 16h03

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Atire a primeira pedra quem nunca usou um slogan de propaganda para expressar exatamente o que estava pensando ou sentindo não é mesmo?!

Um comercial para entrar para a história precisa ser surpreendente e relevante. Alguns não só entram para a história, como entram para o imaginário do público, criam e eternizam expressões que se tornam parte do dia a dia das pessoas.

O Nosso Meio preparou uma lista com as propagandas e slogans mais memoráveis que fazem parte das lembranças do brasileiro. Confira a lista completa:

 

  • Valisere (1987)

“O primeiro Valisère a gente nunca esquece”. Ninguém esquece também essa peça, que mostrava uma menina chateada por ver as colegas usando sutiã e ainda não ter um. A modelo Patrícia Lucchesi ficou conhecida pela campanha e depois trabalhou como atriz. O comercial era para a marca Valisere.

 

 

  • Mon Bijou (1988)

“Você também é bom, não precisa ficar chateado”. Mais uma campanha com o ator Carlos Moreno, a peça falava sobre o sucesso do amaciante Mon Bijou de um jeito bem ousado: mostrando e nomeando também o principal concorrente do produto.

 

 

  • Brastemp (1991)

“Não é assim uma Brastemp”. Talvez esse seja o bordão mais conhecido já criado pela publicidade brasileira. Repetido até hoje nas conversas cotidianas, o texto entrou para a história e fez a marca se tornar conhecida como sinônimo de qualidade.

 

  • Bradesco Seguros (2010)

“Vai que…” A campanha para a Bradesco Seguros é de prender a respiração. Nos filmes, o ator aparece em situações de perigo, enquanto sugere que imprevistos e acidentes podem acontecer a qualquer momento.

 

  • Posto Ipiranga (2016) 

“Pergunta lá no posto Ipiranga” é o bordão recente de maior sucesso na publicidade. A frase, que quer mostrar a variedade de serviços e produtos da rede de postos de combustível, caiu no gosto popular e é comum ouvir alguém repetindo no meio de uma conversa. Já foi usado até para descrever ministro… 

 

  • GUARANÁ ANTARCTICA (1991)

A campanha que tinha como objetivo atingir os adolescentes, que na época era a única parcela de público que não consumia o produto, acabou criando um hábito de consumo que perdura até os dias de hoje, beber guaraná ao comer pipoca, principalmente na época, quando os cinemas estavam muito em alta. Desenvolvido por um insight de Nizan Guanaes, o jingle foi criado por Cesar Bruneti e a trilha pela MCR. Já o vídeo, conta com a produção da Film, com fotografia de Michel Chevalier e direção de Flávia Moraes.

 

  • Lacta – Bis (1988)

Um dos chocolates mais cultuados do Brasil, criação quase octogenária da Lacta de 1942, ganhou esse nome por um motivo pitoresco: ainda em fase de testes, todo mundo que experimentava pedia para comer mais um. Eis um slogan que reflete exatamente os atributos do produto. Outro slogan igualmente incrível da marca: “É impossível comer um só”.

 

  • Doriu (1978)

Agnelo Pacheco conta que o então dono do laboratório Dorsay, que estava lançando o medicamento, não gostava do slogan criado (“Doril manda a dor para…”), e o chamou para criar algo novo. Durante a reunião, Agnelo pegou a caixa de Doril, tampou a palavra “dor” no nome e brincou: “Viu? Tomou Doril, a dor sumiu”.