Responsabilidade

Sol Sertões realizam ações sociais, educacionais e ambientais no litoral cearense

Por Lucas Abreu

24/10/2024 11h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Iniciativas são realizadas em parceria com a SAS Brasil nas cidades de Itarema, Acaraú e Cruz

A Sol Sertões, em parceria com a organização SAS Brasil, realiza até este domingo (27), ações sociais, educacionais e ambientais nos municípios de Itarema, Acaraú e Cruz, localizados no litoral do estado do Ceará. A caravana, que está ativa desde o último sábado (19), conta com 50 voluntários e oferece atendimentos em pediatria; dermatologia clínica e cirúrgica, endocrinologia, ginecologia e saúde mental. Além disso, o projeto Ver Magia oferece acompanhamento oftalmopediátrico e distribui óculos de grau a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Para realizar os atendimentos, as caravanas contam Unidades de Tratamento Avançado (UTA) e uma Unidade Móvel em Saúde, estrutura itinerante equipada com consultório e equipamentos especializados para procedimentos clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. A previsão é de que mais de 5 mil pessoas sejam beneficiadas com os atendimentos, que ajudam a reduzir e, em alguns casos, até mesmo zerar a fila do SUS.

O município de Itarema também receberá a segunda edição do projeto Saúde nas Escolas, envolvendo 600 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Eles receberão orientações educativas e dicas para uma vida saudável, entrando em contato com temas relevantes relacionados à saúde. Além disso, os alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município, e também de Cruz, participarão do Concurso de Artes Sertões. Sob o tema “Mar, Doce Mar”, eles farão desenhos e redações em que expressarão a importância dos oceanos e de sua preservação. Os vencedores serão premiados com medalhas e brinquedos. Já os alunos da Escola José Maria Barros de Pinho, no Pecém, participarão da iniciativa “O Mar vai à Escola”, em que poderão conhecer alguns dos segredos dos oceanos através de óculos de realidade virtual.

Outra ação significativa é o projeto de conservação e educação ambiental sob o oferecimento da HStern. Em parceria com a Kite for the Ocean (K4TO), a meta é retirar até 30 de junho de 2025, no litoral cearense, seis toneladas de lixo do oceano. Entre as ações previstas estão um mutirão de limpeza da praia no Pecém nesta quarta-feira (24) e a limpeza mecanizada da Ilha do Guajiru, em Itarema, entre os dias 23 e 25 de outubro.

“O Brasil é o palco das nossas três verticais (Rally, Mountain Bike e Kitesurfe) e fazer o possível para preservá-lo é nosso objetivo, assim como deixar um legado concreto e transformador nas comunidades pelas quais passamos. E o Ceará não é somente um dos principais destinos do mundo para a prática do Kite, mas também um estado de belezas que precisam ser conservadas para as próximas gerações”, afirma a CEO da Sertões, Leonora Guedes.