Expansão

Solar Coca-Cola anuncia chegada ao Porto Digital de Recife

Por Redação

29/06/2024 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Andre Salles, diretor-geral da companhia, formalizou a parceria estratégica com o ecossistema tecnológico em evento realizado na última quarta-feira

Com o objetivo de fortalecer laços com empresas de tecnologia e inovação, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), anunciou sua chegada ao Porto Digital de Recife. Em evento realizado nesta quarta-feira, 26, Andre Salles, diretor-geral da companhia, formalizou uma parceria estratégica com o ecossistema tecnológico de Pernambuco.

“Fazer parte desse que é o maior ecossistema digital do Nordeste e um dos maiores do País, é de extrema importância para unirmos forças neste movimento de desenvolvimento regional por meio da aceleração da agenda de inovação e tecnologia. Essa parceria irá trazer impactos positivos não só na nossa empresa, mas também para os quase 400 mil pontos de venda que alcançamos com nosso negócio”, destaca André Salles, diretor geral da Solar Coca-Cola.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a chegada da Solar Coca-Cola chega em momento importante.

“A Solar Coca-Cola agora se junta ao Porto Digital em um período de mudança digital, onde a integração com o ambiente de inovação será fundamental para o futuro da empresa. Para o parque tecnológico, essa adesão representa uma adição significativa que promoverá novas oportunidades comerciais, empregos e crescimento. Ou seja, a chegada da Solar já está gerando impacto desde o seu primeiro dia”, celebra.

O evento contou ainda com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão.

“O Porto Digital nasceu para as pessoas, com as pessoas. A chegada de empresas como a Solar só contribui para podermos continuar investindo em nossos jovens para trabalhar no mercado de tecnologia e aumentar a renda per capita do recifense, com emprego de qualidade”, destaca a vice-prefeita.

A governadora destacou a importância do ecossistema.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que o Porto Digital tem um papel fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco. Já tem hoje, mas terá muito mais a partir do momento conseguirmos trazer para perto empresas como a Solar Coca-Cola”, ressaltou.

Jornada Digital

A integração ao Porto Digital marca o avanço da Solar Coca-Cola na sua trajetória de transformação digital, concentrando-se em três áreas fundamentais: Advanced Analytics, Infraestrutura e Plataformas, e Pessoas. André Salles enfatiza que o objetivo é ampliar o suporte ao crescimento dos colaboradores e clientes, aumentando a eficiência operacional e a capacidade de identificar novas oportunidades para seu desenvolvimento.

No primeiro pilar, Advanced Analytics, a implantação do Centro de Excelência e Decisões Baseadas em Dados, tem revolucionado a utilização de informações para impulsionar decisões de negócio e personalizar as interações com os clientes. A implementação de uma robusta plataforma Data Lake, aliada à criação de aplicações baseadas em inteligência artificial e Machine Learning, está melhorando significativamente a precisão no atendimento tanto aos clientes quanto às diversas áreas de negócio.

Além de focar em suas operações internas, a Solar Coca-Cola tem dedicado recursos significativos ao avanço do mercado em geral. A empresa está investindo estrategicamente no pilar de Infraestrutura/Plataformas para adquirir tecnologias que aumentem a flexibilidade e a rapidez no desenvolvimento de produtos digitais. Um exemplo é o aplicativo Solar+ que oferece suporte na gestão e organização dos negócios, acesso à energia renovável e facilita a identificação de talentos através do projeto Coletivo Jovem.

Na estratégia de pessoas, a companhia tem se firmado como uma marca empregadora forte em tecnologia, potencializando a equipe com a inclusão de profissionais especialistas em produtos e jornadas digitais. Um exemplo é o projeto Decola Tech. Com foco nos talentos emergentes da tecnologia, a empresa introduziu em 2021 uma iniciativa dentro de seu programa de estágio, priorizando oportunidades para mulheres na área.

“O Decola exemplifica o compromisso em impactar positivamente, além da nossa determinação em fomentar aprendizado, desenvolvimento e progresso. Ele funciona como uma plataforma de intercâmbio de ideias que impulsiona a inovação, tornando a Solar uma verdadeira catalisadora de uma sociedade mais próspera”, explica Emiliana Albanaz, diretora de Recursos Humanos da Solar Coca-Cola.

Confira também

NMcast: