Em 2014, nasce uma forma automatizada de pagamento de folha como uma alternativa para sair da burocracia dos bancos tradicionais
Foi visitando os setores financeiro, departamento pessoal e RH das empresas que, Nayana Branco, sócia e fundadora da Somapay Digital Bank, percebeu as dores desses setores que são porta de entrada para os colaboradores nas organizações.
“Eu sempre quis trabalhar em banco, mas eu não queria trabalhar só emprestando dinheiro, e sim construir soluções tecnológicas para empresas e pessoas físicas”, conta Nayana Branco, sócia fundadora e COO da Somapay Digital Bank.
A partir dessa escuta ativa, a então Conta Soma foi criando produtos para ajudar na rotina desses setores. Com o objetivo de trazer tecnologia para o mercado financeiro e simplificar o processo de pagamento da folha, construiu-se uma plataforma capaz de mitigar erros que frequentemente aconteciam como a manipulação de arquivos e o pagamento manual dos colaboradores.
A fintech cearense Conta Soma virou Conta Soma Digital, com diversos caixas eletrônicos próprios espalhados pela cidade e, em 2016, lançou seu aplicativo para facilitar também a vida financeira do colaborador, que passou a receber o salário em conta digital. Referência no mercado de pagamento de folha no Ceará, era a hora de dar um passo mais longe e expandir para todo o Brasil.
Em 2020, a plataforma de pagamento Soma Conta Digital transformou-se em Somapay, atendendo mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil e, em 2022, tornou-se Sociedade de Crédito Direto (SCD) com número de registro Banco 520.
“Esse foi um grande marco na nossa história, porque nos tornamos uma das poucas empresas regulamentadas pelo Banco Central, o que nos permitiu dar mais robustez para a nossa infraestrutura e para os produtos que oferecemos e mais segurança para o nosso cliente.”, conta Fernando Gurgel, CEO e sócio da Somapay Digital Bank.
Foram mais de R$1,5 bilhões em transações no último ano, ano em que a Somapay passou por um rebranding, investiu ainda mais em tecnologia e expandiu os serviços, agregando ponto online, benefícios flexíveis, seguros e crédito consignado para os clientes: uma conta digital completa.
Para o futuro, a empresa que já está investindo em branding anseia pelo fortalecimento da marca.
“Eu espero que a Somapay seja tão conhecida quanto ela já é nos meus sonhos, então espero que todos saibam o que é o “Mundo Somapay”. Eu sei que esse é um objetivo ambicioso, mas é isso que desejo com o trabalho que estamos fazendo com o time de marketing, comercial e todo o investimento em tecnologia para entregar ainda mais segurança e possibilidades para o nosso cliente” Nayana Branco, sócia fundadora e COO da Somapay Digital Bank.