Destaque

Sônia Hess e André Zaccur compartilham suas experiências na gestão das empresas de suas famílias

Por Lucas Abreu

29/10/2024 18h54

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Painel do NM2B Especial Fundadores foi comandado pela consultora financeira da Aqua Wealth Management, Karen Michels, que entrevistou os dois convidados

O NM2B Especial Fundadores recebeu, nesta terça-feira (29), os executivos Sônia Hess e André Zaccur para falar sobre suas experiências na gestão das empresas de suas famílias. O painel foi conduzido por Karen Michels, consultora financeira da Aqua Wealth Management, que introduziu a conversa, falando um pouco sobre a empresa onde trabalha e questionando Sônia sobre como foi estar a frente da Dudalina, empresa fundada pelos pais dela, ao longo de uma década.

Sônia Hess apresentou o histórico da Dudalina, fundada pelos seus pais em meados do século passado. A executiva destacou que sua mãe era a empreendedora entre seus pais e foi a responsável por erguer a Dudalina. Após sua morte, a empresa continuou a crescer, entretanto, a família de Sônia sofreu rachaduras e quase uma década depois, a empresa foi vendida.

Sônia também abordou sobre sua atuação no 3º setor, desenvolvendo projetos educacionais e de desenvolvimento social, após sair da Dudalina em 2015. A executiva aproveitou o momento para agradecer a presidente do conselho do Grupo MobiBrasil e também palestrante do NM2B Especial Fundadores, Niege Chaves, pela sua participação no Fundo Dona de Mim, que oferece microcrédito para pequenas empresas comandadas por mulheres. Ao final de sua palestra, Sônia falou que o mundo só é transformado por pessoas que estão dispostas a acolher e cuidar dos outros.

“Há mais de 40 conflitos no mundo, como Israel e Palestina e Rússia e Ucrânia, mas nenhum deles tem o rosto de uma mulher. Por isso, eu acredito que o mundo só muda através do feminino, com homens e mulheres que cuidam, que acolhem, que protegem e que querem a paz. E eu quero fazer isso mais, a cada dia, no terceiro setor”, enfatizou.

Sônia Hess

Terminada a fala de Sônia Hess, foi a vez de André Zaccur tomar o holofote. Questionado por Karen Michels como foi o processo de profissionalização do negócio da família, o Diretor de Operações da Marone Family Office apresentou o histórico da empresa, que iniciou com o Hotel Le Caton, em 1985, fundado pelo seu avô.

André relatou que após o falecimento do patriarca, em 2012, seu pai e seu tio fundaram uma sociedade, mas haviam divergências entre ambos quanto aos negócios da família. André, então, foi trabalhar com sua família e percebeu que o Hotel Le Caton era a célula mais problemática da empresa, mas era lá que residia o maior potencial.

Para dar maior estabilidade a empresa, André começou o seu processo de profissionalização e em 2017, montou a governança da empresa, incluindo o conselho que incluía ele, um membro indicado por ele e outro membro indicado pelo seu e seu tio. Assim, a empresa conseguiu ganhar maior estabilidade e se expandir dentro do setor de serviços.

Finalizando o painel, Karen Michels também perguntou a André Zaccur como o processo de profissionalização na gestão de recursos financeiros da Marone Family Office. O executivo enfatizou dois pontos importantes para a manutenção da empresa: plano de contingência e parceiros que lhe garantam suporte.

“Uma coisa que a gente se preocupa muito hoje são com planos de contingência pra gente ter segurança caso aconteça alguma coisa inesperada e possa continuar seguindo em frente. Em segundo lugar, a gente se preocupa bastante com os nossos parceiros, porque é preciso a gente ter alguém que entendam as nossas necessidades a longo prazo”, pontuou.

André Zaccur

O NM2B Especial Fundadores acontece no Espaço JK, em São Paulo, e conta com realização do Nosso Meio e da Cambridge Family Enterprise Group. Pela primeira vez na capital paulista, o encontro está na sua 3º edição e reúne grandes mentes que apostaram em uma grande ideia e/ou um grande negócio, e conseguiram construir caminhos que colocaram um legado em ascensão. 

O evento conta com o patrocínio das marcas Banco do Nordeste, Eletromidia, Aqua Wealth Management, Engaja Comunicação e Somapay; e apoio da Bain & Company.