Giovana Alcântara, Eliziane Colares e Flávia Drummond desenvolveram o bate-papo que encerrou a segunda edição do encontro de alta gestão
O Ceará com o seu jeito arretado de falar sobre marketing, inovação e negócios, trouxe um encontro de alta gestão para quem tem sede de conhecimento. O NM2B veio em sua segunda edição reforçar que o Nordeste quer estar dentro do meio mercadológico e conversar com outros players. Cerca de 600 profissionais vieram viver essa experiência e beber da fonte desses conteúdos disponibilizados com exclusividade durante a programação, como a pesquisa “Sotaques de mídia: Uma abordagem exclusiva do Nordeste”, desenvolvida pela Kantar Ibope Mídia.
Giovana Alcântara subiu no palco do NM2B 2023 com plateia lotada e a missão de encerrar a programação da segunda edição do evento. A executiva trouxe informações importantes para os empresários compreenderem o que está acontecendo nas comunicações nordestinas, desde as plataformas aos veículos de comunicação.
“Cada vez mais o profissional de mídia, precisa estar ligado na característica de cada uma das regiões, na diversidade que existe nas linguagens, nos produtos e na jornada de consumo de cada região”, ressalta.
Cada formato de conteúdo é pontuado pela executiva, começando pelo vídeo. Ela aponta como a TV está presente na rotina dos nordestinos, a pesquisa mostra que mais de 4 horas são consumidas por todas as regiões do Brasil diariamente. Confira as regiões mais impactadas:
Os serviços de streaming afetaram essa logística de consumo e isso influencia não só as emissoras, mas talvez, principalmente, as marcas, afinal a televisão voltou a ser parte da rotina dos jovens por meio dos serviços de streaming.
O rádio também é um dos meios que é discutido em dados por Giovanna. Ela traz números sobre a mudança que o veículo sofreu ao longo dos anos por meio do impacto do streaming.
Mesmo com as mudanças, Giovanna ressalta como o áudio é um meio de comunicação democrático, o streaming de áudio alcança 7 entre 10 consumidores conectados.
Das folhas para as telas, a leitura também é um movimento percebido dentro da construção das mídias, afinal, a digitalização desses conteúdos possibilitou mais interatividade e contato dos consumidores com as marcas e veículos.
Com tantas informações distribuídas pela internet, a averiguação dos fatos é um ponto indispensável para a credibilidade de um conteúdo, é o que aponta a pesquisa.
Para discutir os impactos dessa pesquisa dentro do mercado, sobem ao palco Eliziane Colares, Presidente da Advance Comunicação, e Flávia Drummond, Diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos. A conversa é mediada por Giovana que segue falando sobre a importância dos registros e códigos regionais na criação de campanhas que gerem identificação, tanto no formato quanto no conteúdo.
“Entender onde o consumidor é relevante pra entender que precisa de particularidades, por exemplo, aqui a gente tem a participação de televendas, bem maior que em outras regiões. Entender isso faz com que a gente consiga entregar mais”, ressalta Flávia
“A gente na Advance investe muito em ter uma equipe de inteligência e trazer ferramentas para construir uma campanha com um olhar completo”, complementa Eliziane.
Sobre as palestrantes:
Giovana Alcântara:
Giovana Alcantara é Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media e lidera os times de atendimento nas filiais da empresa em todo o país. A executiva é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing. Giovana Alcantara atua há mais de duas décadas no mercado publicitário brasileiro, com passagem por posições estratégicas em agências e veículos, nas áreas de planejamento e pesquisa.
NM2B 2023:
Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.