Gestão

Spark Creator Awards: Thaynara OG, Camila Pudim e mais vencem premiação de marketing de influência

Por Redação

04/12/2024 10h35

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Concorreram mais de três mil creators que trabalharam com a empresa neste ano

Exaltando características como autenticidade, criatividade, eficácia e inovação, a Spark, powerhouse de marketing de influência, anunciou os vencedores da primeira edição do Spark Creator Awards, na noite desta terça-feira (3). Personalidades como Lore Improta, Thaynara OG, Isa Scherer, Camila Pudim, Jade Barbosa, Julio Rocha e Bruna Vieira se destacaram em ações desenvolvidas pela empresa, ampliando a visibilidade de marcas de segmentos variados. 

O prêmio comemora os 10 anos da Spark e considerou mais de 300 campanhas produzidas neste ano, ultrapassando a marca de três mil criadores contratados e mais de 12 mil conteúdos elaborados. Realizada na Fábrica da Dengo, no Itaim Bibi, em São Paulo, a premiação teve como apresentadora a humorista Luana Zucoloto. A atriz também saiu vencedora da categoria “Quem sabe posta ao vivo”, que avaliou a melhor performance em ações ao vivo e em tempo real, em campanhas vinculadas a festivais de música e programas televisivos. O cantor e compositor pernambucano Lucas Mamede animou o público com sucessos da MPB.  

“Queremos estabelecer o prêmio como um objetivo e um marco na carreira dos creators. A primeira edição foi um sucesso. Reunimos os principais agentes da indústria – marcas, agências e criadores de conteúdo – para reconhecermos os melhores do ano, que não estavam necessariamente vinculados a uma única marca ou campanha”, celebra Rafael Coca, co-fundador e CSO da Spark. 

Nas categorias “técnicas”, as indicações e os premiados foram escolhidos a partir da análise de dados e resultados entregues nas campanhas, lideradas pelo time de Data Strategy da empresa. Foi observado o resultado em relação a projeções feitas no planejamento da campanha e comparado a benchmarks que a empresa tem, a partir de um extenso data lake proprietário, com dados de campanhas produzidas pela empresa.

Além dos resultados numéricos, o prêmio contou com categorias de critérios qualitativos. A premiação teve nove categorias no formato de voto popular em que, na primeira etapa, líderes de áreas da Spark ajudaram a eleger três finalistas de cada. Na sequência, os colaboradores escolheram os vencedores.

Mais esperado da noite, o “Most Valuable Creator” combinou talento criativo, resultados excepcionais e parceria sólida com a companhia. A vencedora foi Isa Scherer que, além de criadora de conteúdo digital, é atriz, chef de cozinha e empresária. Já considerando os critérios de autenticidade, entrega e impacto e pensando na importância dos micro influenciadores no mercado, a categoria “Micro Rookie of The Year” premiou a Diva Maquiada, influenciadora especialista em maquiagens coloridas. 

“A Spark nasceu para impulsionar marcas por meio de narrativas cocriadas com influenciadores. Ao longo da última década, acompanhamos o crescimento, a maturação e a profissionalização do marketing de influência, que cresce ano após ano com projeção de atingir globalmente USD 52 bilhões em 2028”, comenta Raphael Pinho, co-fundador e CEO da companhia.

A primeira edição trouxe duas categorias especiais em celebração aos 10 anos da empresa. “Quando Tudo Era Mato” homenageou as influencers Thaynara OG, que também é atriz e apresentadora, e Bruna Vieira, conhecida por sua trajetória como escritora. Já a “#TamoJunto” foi para o escritório de agenciamento Sato Rahal, devido à parceria sólida e consistente com a Spark ao longo do ano. 

Medalhista das Olimpíadas de Paris 2024, a ginasta Jade Barbosa foi premiada na categoria “Deu show no Kwai – Melhor entrega no Kwai” por brilhar em campanhas na plataforma, com criatividade e notoriedade. Como melhor cocriação com as marcas, a influencer e apresentadora Camila Pudim saiu do evento com o título de “Feat do Ano” por elevar a entrega criativa a outros patamares. 

Lore Improta, influenciadora digital e dançarina, participou do maior número de ações em parceria com a Spark e recebeu o troféu “Cadê meu crachá?”, demonstrando a relevância e a consistência nas ativações de marcas. Pela originalidade na criação de conteúdo, o também ator Julio Rocha ganhou como “Vai ser criativo lá na Spark”.

“Foi maravilhoso celebrar este prêmio ao lado de influencers, marcas parceiras e amigos que tanto admiramos no mercado. Espero que todos tenham aproveitado a noite e desejo vida longa à premiação. Esse será só o início de um caminho de ótimos frutos”, comenta Mauricio Kotait, diretor de Novos Negócios. 

Confira todas as categorias e os vencedores da premiação:

Categoria especial 10 anos

Quando Tudo Era Mato – Uma homenagem especial a criadores que participaram de campanhas com a Spark desde os primeiros dias e contribuíram para seu crescimento nos momentos iniciais.

Vencedoras: Thaynara OG e Bruna Vieira

Grandes prêmios da noite

MVC (Most Valuable Creator) – O prêmio mais cobiçado da noite vai para o criador que mais se destacou ao longo do ano, combinando talento criativo, resultados excepcionais e uma parceria sólida com a Spark.

Vencedora: Isa Scherer 

Micro Rookie of the Year – Reconhece o microinfluenciador (até 200 mil seguidores) que mais se destacou em campanhas com a Spark, com uma combinação de criatividade, entrega e impacto, considerado a estrela em ascensão. 

Vencedora: Diva Maquiada

Feat. do Ano – Reconhece a melhor co-criação – parceria entre criador e marca que levou a entrega criativa a novos patamares, transformando a co-criação em uma experiência única e agregando valor real às campanhas.

Vencedora: Camila Pudim

Vai ser criativo assim lá na Spark – Premia o influenciador que apresentou o conteúdo mais original e criativo em uma campanha com a Spark.

Vencedor: Julio Rocha

Quem sabe posta ao vivo! – Celebra o influenciador que melhor performou em ações ao vivo e em tempo real, demonstrando flexibilidade, adaptação e criatividade em campanhas vinculadas a eventos como festivais de música e programas de TV.

Vencedora: Luana Zucoloto

Eu engajo, tu engajas, e todo mundo engajou!  Reconhece o criador que teve o maior engajamento em uma campanha Spark, quando comparado seu resultado e a projeção feita no início da campanha, através de metodologia exclusiva da empresa.

Vencedor: Lucas Vivot

Furou a Bolha e Explodiu! – Este prêmio vai para o criador que mais superou expectativas em termos de alcance orgânico em campanhas Spark, com viralizações que excederam os benchmarks previstos.

Vencedor: Marco Túlio

Cadê meu crachá?  Destaca o influenciador que participou do maior número de campanhas ao longo do ano, refletindo sua relevância e consistência nas ativações de marca.

Vencedora: Lore Improta 

#TamoJunto – Reconhece o escritório de agenciamento de influenciadores que manteve uma parceria sólida e consistente com a Spark ao longo do ano, colaborando de forma eficiente em projetos de sucesso.

Vencedora: Sato Rahal

Categorias especiais para big techs

Pin do Ano – Premia o criador que se destacou em campanhas com o Pinterest, apresentando excelência criativa e resultados impactantes.

Vencedora: Lari Cunegundes 

Deu Show no Kwai – Reconhece o criador que mais brilhou em campanhas na plataforma Kwai, com criatividade e relevância.

Vencedora: Jade Barbosa

Tá na Sua For You – Celebra o influenciador que entregou os melhores resultados e se destacou em campanhas no TikTok, especificamente no produto TikTok Creative Exchange (TTCX).

Vencedora: Lua Boaventura 

Brilhou no Feed – Premia o criador que mais se destacou em campanhas no Instagram, com clientes que utilizaram o produto “Fábrica de Ganchos” como ferramenta criativa para gerar impacto.