Considerada um dos mais importantes reconhecimentos do setor agroindustrial no Brasil, a premiação foi reposicionada pela agência gaúcha para a 36ª edição que será entregue na Agrishow 2025
O Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT) destaca quem faz o agro pensar e agora está de cara nova graças ao trabalho de redesign do troféu e reposicionamento da premiação executados pela agência SPR. A agência também é responsável por assinar a nova identidade visual e a campanha de divulgação do prêmio, considerado um dos mais importantes reconhecimentos do setor agroindustrial do país. A iniciativa da Gerdau premia a inovação e a excelência de fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, além de empresas de software focadas na evolução do agronegócio.
A divulgação dos vencedores e a entrega dos troféus da 26ª edição acontecerão no dia 29 de abril, no estande da Gerdau na Agrishow 2025, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, realizada em Ribeirão Preto (SP).
Na concepção da identidade visual e do novo troféu do prêmio, os profissionais de design da SPR promoveram uma intervenção que resultou na reestilização da peça, mantendo similaridade ao original, porém com sutis e importantes evoluções.
“Buscamos preservar a ilustração original, realizando ajustes sutis como a melhoria da postura da figura do agricultor e a definição mais nítida do arado. Simultaneamente, reformulamos a paleta cromática e criamos códigos gráficos que transmitem o prestígio que o evento confere à comunidade agro. O resultado é uma marca que se renova, sem perder de vista suas raízes”, explica o diretor de design Rafael Ternes.
O Prêmio Gerdau Melhores da Terra reconhece ideias, que quando cuidadas, transformam o campo, conectam o futuro e moldam o mundo. A partir disso, a SPR criou o conceito “Inovações que moldam o agro” para reposicionar a premiação como um símbolo de reconhecimento à inovação no agronegócio, tendo como foco destacar não só grandes produtores, mas também tecnologias digitais e soluções que transformam pequenas propriedades.
O conceito norteou toda a campanha de divulgação do prêmio, que ganhou forte apelo emocional e simbólico baseada na ideia de que toda grande inovação começa com uma semente que, quando bem cultivada, tem o poder de alimentar o mundo. A agência transformou essa metáfora em narrativa, imagem e linguagem.
“Partimos da essência do novo posicionamento da Gerdau — ‘O futuro se molda’ — para criar uma campanha que celebra as ideias como força criativa e transformadora do agronegócio. O conceito ‘Inovações que moldam o agro’ nasceu dessa conexão: uma homenagem a quem projeta o futuro no presente, unindo inovação, trabalho e visão. No redesign do prêmio e em toda a estratégia de divulgação, buscamos destacar que, antes de qualquer avanço no campo, existe sempre uma ideia moldada com coragem e propósito”, destaca o diretor de criação Fábio Henckel.
O conceito valoriza o invisível: o início, a fé, o cuidado com uma ideia antes que ela se torne grande. A semente representa essas ideias que, quando cultivadas com trabalho, tecnologia e dedicação, moldam o agronegócio e, por consequência, o mundo. O filme do prêmio traduz essa visão com poesia visual, mostrando que a inovação nasce pequena, mas com potencial para transformar realidades. O maior desafio do trabalho criativo da SPR foi dar forma sensível a algo intangível, ou seja, o valor de uma ideia ainda em seu estágio inicial. Como traduzir esforço, fé, inovação e impacto em uma única peça? Como comunicar, ao mesmo tempo, a força do agronegócio e a delicadeza de quem aposta no novo? A resposta foi construir um filme sem atores protagonistas, onde as imagens, a fotografia e o texto se unem em uma narrativa emocional e inspiradora. Um filme que planta uma ideia no coração de quem assiste.
Confira:


FICHA TÉCNICA:
Campanha: Prêmio Gerdau Melhores da Terra
Cliente: Gerdau
Agência: SPR
Peças: KV, troféu, filme, redes sociais, MMKT, banner para site, etc.
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock
Gerente de Criação: Cléber dos Anjos
Atendimento: Ritiele Medeiros
Assistente de Atendimento: Isadora Vogel Moraes
Direção de Arte: Alexandre Susin, Cléber dos Anjos e Joel Nunes
Redação: Luciano Sobrosa
Arte-Finalização: Joel Nunes
Direção de Design: Rafael Ternes
Design: Gabriel Rosa
Aprovação do Cliente: Andreia Abreu e Gabriel Paulo