Mercado

Supermercado Pinheiro cresce acima da média do mercado cearense no segmento de varejo em 2025

Por Lucas Abreu

16/12/2025 15h36

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Empresa apresentou seu balanço de performance durante o evento “Encontro de Bons Vizinhos”, que reuniu fornecedores e parceiros da rede

Na última terça-feira (9), a rede de supermercados Pinheiro realizou o “Encontro de Bons Vizinhos”, onde apresentou os resultados do ano de 2025 para fornecedores e parceiros. Em apresentação feita por Thomaz Fernandes, CEO da Scanntech, foi revelado que o faturamento da rede superou o desempenho do mercado cearense de varejo. Os dados foram colhidos a partir do ticket médio de consumo nos pontos de vendas físicos da rede de supermercados.

Entre janeiro e outubro deste ano,  o Supermercado Pinheiro apresentou crescimento de 12,4% no faturamento. O percentual ficou acima do do mercado cearense, que apresentou crescimento acentuado de 2,5% entre o primeiro e segundo trimestres, mas apresentou queda de 4,4% a partir do terceiro. A diferença percentual do faturamento entre a rede e o mercado de varejo local, ao final de outubro, é de 14,4%.

O Supermercado Pinheiro também cresceu em unidades (12,1%), impulsionado pelo aumento de itens por ticket (5,2%) e do fluxo em loja (6,5%).  A performance também foi superior ao mercado nas principais cestas de consumo, com destaque para os segmentos de perecíveis, bebidas, perfumaria, mercearia, mercearia básica e produtos de limpeza.

“É interessante notar que o nosso crescimento ocorreu devido uma passagem maior de clientes por todas as nossas lojas ao longo do ano, o que impulsionou positivamente nossa performance. Isso reforça a posição do Pinheiro como um local atrativo para o público que busca, além de preços acessíveis, um atendimento de qualidade”, destaca Alexandre Pinheiro, diretor comercial do Supermercado Pinheiro.

Além do balanço comercial, a apresentação de Thomaz Fernandes também mostrou algumas tendências para o ano de 2026, com destaque para a seletividade do consumidor, o crescimento do mercado de bem-estar e o comportamento multicanal na hora da compra. Segundo Alexandre Pinheiro, o Supermercado Pinheiro planeja adotar estratégias que atendam a essas necessidades de forma prática e funcional.

“Todos esses dados são fundamentais para a organização das nossas gôndolas e do nosso e-commerce. Nossos clientes, em sua maioria, são ‘figitais’, ou seja, pesquisam preços e fazem compras tanto nas nossas lojas físicas quanto no nosso aplicativo. Nós analisamos esses comportamentos para oferecer a melhor experiência para eles. No caso do mercado do bem-estar, por exemplo, nós percebemos que não adianta o produto ser apenas saudável, é preciso também ser saboroso e prático, então nós mapeamos quais são esses produtos para que o cliente tenha acesso rápido e fácil a eles e já possa se direcionar diretamente ao caixa”, finaliza Alexandre.