O “Círculo de Agências Independentes” nasce com o intuito de criar novas oportunidades e aumentar o impacto em conjunto no mercado
Cerca de 90 líderes de agências independentes de todo o Brasil estão se unidos em um novo movimento para transformar o mercado publicitário. O “Círculo de Agências Independentes” nasceu de uma provocação de Felipe Silva, Co-Fundador e Co-CCO da Gana. Como um espaço estratégico de colaboração, inovação e fortalecimento das pequenas e médias agências, que representam 93% do setor, segundo o estudo Marketing em Foco – Desvendando o Mercado de Marketing e Comunicação no Brasil (2023), realizado pela Cortex.
O grupo reúne agências de todas as disciplinas da comunicação, incluindo criação, full service, design, PR, influência, experiência, social e conteúdo. São empresas de 5 até 150 colaboradores, de todas as regiões do país. Agora, esses líderes de agências independentes se organizam para criar novas oportunidades e aumentar seu impacto no mercado. E estão abertos para a integração de mais lideranças de todo o país.
“Esse movimento das agências independentes tem a intenção de unir as agências independentes de todas as disciplinas e de todas as regiões do país para debater pautas em comum e o desenvolvimento do mercado. Queremos unir para dividir conhecimento e ferramentas. Até mesmo colaborar em jobs e concorrências”, explica Felipe Silva, Co-Fundador e Co-CCO da Gana.
Dentre os temas em debate estão modelos de negócio, atuação conjunta em concorrências, novas formas de colaboração e boas práticas no mercado. O grupo se empenha em conversar com as principais instituições reguladoras do mercado, e como um dos primeiros passos, o grupo fomenta a criação da primeira premiação dedicada exclusivamente às agências independentes, nos moldes do A-List do AdAge, mas reconhecendo o modelo independente e as agências que mais se destacaram no ano. O projeto já está em fase final de desenvolvimento e será lançado em breve.
“O mercado brasileiro de publicidade é majoritariamente agências pequenas, médias e independentes. Nessas agências nasce tem muita gente boa trabalhando e produzindo inovação e criatividade de valor para as marcas. Fazemos publicidade de alto nível e com total compromisso com o sucesso do cliente, com proximidade, responsabilidade e diversidade. O Círculo nasce para dar voz e visibilidade a essas agências que movem o mercado brasileiro e formam cada vez mais profissionais”, destaca.
Com essa iniciativa, o grupo se posiciona como um novo agente fundamental na evolução do setor, trazendo novos olhares, novas formas de trabalho e mais valorização para as agências independentes e seus profissionais, que já fazem a diferença na comunicação brasileira.