NM chega ao Texas para realizar cobertura em tempo real em parceria com a The Hub
O Nosso Meio desembarca no Texas, nos Estados Unidos para participar do SXSW 2024, realizando uma cobertura em tempo real. Em parceria com a The Hub, holding de soluções criativas especializada no desenvolvimento de projetos especiais para agências de publicidade, a plataforma vai capturar cada momento e trazer as últimas notícias, tendências e insights diretamente do local.
A The Hub possui escritório em Brasília e em Campinas, e agora também se encontra no coração de Fortaleza. A holding está engajada em trazer capital intelectual e know how em Música, Games, Inovação e Mídia, mas também compartilhar com a comunidade empreendedora e criativa nordestina o que podemos esperar da inovação mundial nos próximos meses e anos.
E o primeiro desafio é em parceria com o Nosso Meio. Marcílio Lobo, CEO da The Hub, será o correspondente oficial do Nosso Meio no SXSW 2024, nos dias 8 a 16 de Março. Será uma oportunidade única de mergulhar no mundo dinâmico e diversificado deste evento de renome global.
Na edição deste ano, diversos tópicos serão discutidos durante os nove dias de evento. Confira alguns exemplos:
Cultura; Beleza e Moda; Comida; Governo e Engajamento Cívico; Psicodélicos; Publicidade e Experiência de Marca; Energia; Saúde e Tecnologia Médica; Startups; Criação de Filme e TV; Indústria de Cinema e TV; Esportes; Indústria do Game; Inteligência Artificial; Carreira Musical; Transporte; Mudança Climática, entre outros.
Sobre o SXSW
O SXSW 2024 é um festival que reúne música, cinema e tecnologia em um só lugar. O nome é a abreviação de “South by Southwest” (em português, sul por sudeste) e faz referência à proposta de conectar o mundo à cultura sulista do Texas.
O evento tem foco em debater e trazer novas inovações, sendo considerado um termômetro de novas tendências para esses setores. O SXSW será realizado na cidade de Austin, no estado norte-americano do Texas, entre os dias 8 e 16 de março. As expectativas para o evento eram bem grandes tanto por parte do público, artistas e palestrantes quanto por parte da cidade de Austin, à vista que o festival movimenta mais de US$ 400 milhões de receita para a capital do Texas.
O festival é considerado um termômetro de tendências para cinema, música e tecnologia por sempre trazer inovações nessas áreas. Os principais temas do SXSW 2024 são inteligência artificial (IA), cibersegurança, crise climática, cenário econômico para as Big Techs e realidade estendida.
História
Para compreender a importância do festival é interessante aprender sobre a sua história. O SXSW foi criado em 1987 e percorreu uma longa trajetória até assumir os moldes que possui nos dias de hoje. Inicialmente, o evento ocorria com o intuito de realizar apresentações musicais, já em sua primeira edição, que durou de doze a quinze de março, ocorreu a performance de 177 artistas distribuídos em 15 palcos.
Nos anos seguintes a dimensão do festival foi crescendo e em 1993 o SXSW ampliou a sua área de atuação ao realizar seu primeiro ano de conferência. Ao todo ocorreram 81 painéis, sessões e workshops, além da apresentação de 468 músicos.
A partir daí, o evento foi abraçando diferentes áreas em seu portfólio, em 1994 foi inaugurado o SXSW Film and Media Conference (SFMC) e em 1995 o SXSW Interactive. Desse modo, o evento foi se tornando uma referência tanto na arte e cultura quanto na área de tecnologia e inovação. As startups, por sua vez, entraram com força na edição de 2009 em que ocorreu a criação do SXSW Accelerator Pitch Competition, marcado pelo lançamento da Uber.
Momentos Importantes
Ao longo desses anos, importantes nomes já passaram pelos palcos do SWSX. É o caso de Barack Obama, que na ocasião, estava no último ano do seu segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos, e discutiu a sobre a sua liderança e os sentimentos sobre o cargo, bem como a sua visão para o país.
Outra presença marcante no SXSW se deu com a participação de Oprah Winfrey, em 2021. O foco da discussão foi o trauma infantil e como os impactos neurológicos dele afetam as pessoas à medida que crescem e se desenvolvem. Eles falaram sobre esse tema especialmente no contexto da pandemia e do isolamento dos alunos do ambiente típico de sala de aula.