A executiva destacou a letra E com foco no Equilíbrio dos profissionais, o S, na saúde mental e G, em Growth.
Tatiana Pimenta é CEO e co-fundadora da Vittude, plataforma que conecta clientes a psicólogos do Brasil inteiro para atendimento online e presencial. Com uma proposta forte de valor, a startup resolve um problema muito grande: os desafios de saúde mental no Brasil.
Com uma estratégia de growth hacking aliada a um dos problemas mais críticos do mundo (a saúde mental), a Vittude liderada por Tatiana é um case brasileiro que mudou a vida de milhares de brasileiras (vivendo dentro e fora do país).
Antes da Vittude, a engenheira civil tinha uma carreira sólida no ramo da construção e fez um verdadeiro shift na carreira, para entrar no mundo das startups.
Em março deste ano, a Vittude levantou uma rodada Série A de R$ 35 milhões liderada pela Crescera Capital, acompanhada por Endeavor Scale Up Ventures e Redpoint, que reinvestiu na startup.
Nos últimos 2 anos, a empresa cresceu 10x em número de clientes e 30x no número de vidas atendidas, mantendo a sua eficiência operacional. Atualmente, a plataforma possui mais de 600 mil colaboradores cobertos por seus benefícios e 160 clientes corporativos, desde bancos, indústrias e empresas renomadas como Grupo Boticário, L’Oréal, Banco do Brasil, Saint-Gobain, Telhanorte, entre outros.
No RD Summit 2022, Tatiana traçou um parâmetro sobre como a questão da saúde mental era tratada quando a startup foi fundada, e sobre como é importante oferecer estrutura para os profissionais por todo o Brasil.
“Um exemplo disso é que cerca de 50% dos municípios do país não tem nenhum psicólogo. A maioria está concentrada na região sudeste, e isso é negligenciar a saúde das pessoas”, comenta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, o que significa mais de 18 milhões de pessoas que lidam diariamente com algum transtorno ligado à ansiedade.
A relação entre adoecimento emocional e trabalho é clara. Segundo um mapeamento da Regus, 60% das pessoas ouvidas consideraram o trabalho a principal causa do seu estresse e adoecimento emocional.
“Isso acontece porque a pressão por resultados, perfeição, agilidade, somados aos meses de home office e isolamento social, acentuaram a ansiedade e depressão dos colaboradores. Em vários desses casos, levando até mesmo à Síndrome de Burnout”, continua.
A Vittude faz um trabalho intenso de Inbound Marketing, como é característico do setor. O entendimento de quem era o principal público-alvo, inclusive, mudou com o passar do tempo. Ou foi se expandindo.
“Fomos entendendo que o psicólogo era o cliente, que podíamos entregar um valor ainda maior, pois era um profissional que precisava de algumas ferramentas”, explica Tatiana.
Assim, a Vittude agora conversa com três segmentos diferentes: pacientes, psicólogos e empresas que querem oferecer benefícios aos seus funcionários. Segundo Tatiana, pós pandemia, o grande desafio das empresas é atentar para problemas psicológicos que podem afetar a produtividade dos colaboradores.
“Para conseguir que nossa vida seja plena, precisamos estar bem. Viver uma vida desequilibrada nos torna mais produtivos e nos torna pessoas mais felizes e de bem com a vida”, finaliza.
Confira também:
- RD Summit 2022 celebra 10 anos e anuncia parceria inédita com WhatsApp Brasil
- “Estratégia UGC tem 8,7 vezes mais chances de afetar as decisões de compra de pessoas do que o conteúdo de um influenciador”, afirma Rafael Kiso (Mlabs)
- Os insights poderosos sobre propósito de João Branco, CMO do McDonald’s
- “A publicidade brasileira não gosta do Brasil”, destaca Felipe Silva, fundador da agência Gana
- Beatriz Guarezi (Bits to Brands) compartilha o que faz uma marca ser verdadeiramente amada pelo consumidor
- Rafael Rez compartilha estruturas de copywriting NÃO apelativas
- Confira os destaques do primeiro dia do RD Summit 2022
- O futuro é híbrido e o metaverso é antigo, explica a best-seller Martha Gabriel no segundo dia do RD Summit 2022
- Luiz Gustavo Pacete reflete sobre comportamento, cultura e narrativa para explicar o metaverso além do hype
- Galileu Nogueira, fundador da Influxo&CO, cria no palco do RD Summit 2022 um ringue de batalha entre os conceitos de Branding e Performance
- Bianca Andrade compartilha o segredo do sucesso da Boca Rosa Company: autenticidade