Responsabilidade

Tecendo Conexões: Projetos Povos do Mar e Herança Nativa em busca de novos horizontes em 2024

Por Redação

27/01/2024 08h35

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Os Encontros Sesc Povos do Mar e Sesc Herança Nativa, promovidos pelo Sesc Ceará, destacam-se por uma abordagem didática que busca a transversalidade entre memórias e experiências nas comunidades tradicionais onde a instituição atua. Esses eventos têm como objetivo integrar-se aos processos criativos individuais e coletivos, identificando relações comunitárias que fomentam interação, associativismo, reciprocidade, cooperação, bem-estar e bem viver.

No ano de 2023, esses projetos impactaram positivamente milhares de pessoas por meio de programações socioculturais realizadas no Hotel Ecológico Sesc Iparana, em Caucaia, que foram expandidas para outros territórios do Estado por meio do Circuito Sesc Povos do Mar. Destacam-se eventos em Jericoacoara e Icapuí, evidenciando a Rede Tá Formando Cardume e ações focadas em sustentabilidade e cultura alimentar tradicional.

Já o Circuito Sesc Herança Nativa, ocorrido em Piquet Carneiro durante o Ciclo Pascal, reuniu centenas de brincantes, facilitando interações entre comunidades tradicionais de Acopiara, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Pedra Branca. Essas ações, em 2023, conquistaram reconhecimento público, valorizando territórios e consolidando-se como importantes impulsionadoras do turismo local, comércio e protagonismo de Mestres, artesãos e grupos comunitários.

Para 2024, a perspectiva é dar continuidade à expansão desses projetos, realizando edições do Encontro Povos do Mar em Icapuí e Jericoacoara, e levando o Encontro Sesc Herança Nativa para Viçosa do Ceará. Este último, marcado para abril, terá como foco as comunidades de Serras e Chapadas, proporcionando um recorte de programação que destaca associativismos inéditos entre essas comunidades tradicionais e evidencia o sistema cultural das serras e chapadas cearenses.

O Circuito Povos do Mar em Icapuí receberá a Rede “Tá Formando Cardume”, enquanto em Jericoacoara, além das programações relacionadas à cultura alimentar tradicional e sustentabilidade, haverá expressões socioculturais da Rede Social “Castelos e Bois de Areia”. Mestres e lideranças de destaque, como Cacique João Venâncio, Cacique Pequena, Margarida Tapeba, Alberto da Barra, Elias Jangadeiro, entre outros,
fortalecerão as conexões comunitárias, alicerces desses projetos.