Por Sadie Smith, especialista em marketing digital
O setor de logística tem enfrentado desafios para que funcione de forma sustentável, com a implantação de tecnologias que garantam a redução de impactos no meio ambiente. Em tempos de maior preocupação com as mudanças climáticas, o mundo está atento às empresas que já investem em operações de logística com menor impacto ambiental. E quem já trabalha com práticas sustentáveis costuma sair na frente em relação à concorrência.
Existem diversas tecnologias ligadas às operações logísticas que têm como benefício a diminuição de danos ao meio ambiente. E neste texto, você vai conhecer algumas delas, e saberá da sua importância para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
Principais tecnologias sustentáveis na logística
Presente na realidade de milhões de pessoas na atualidade, a inteligência artificial (IA) é uma importante aliada na logística, quando se fala em redução de impactos ao meio ambiente. A IA pode ajudar na otimização do planejamento de rotas, antecipa demandas, automatiza processos e auxilia na gestão do inventário da carga. Isso garante eficiência nos trabalhos, e redução do desperdício de energia.
No segmento digital, a logística também causa redução de impactos ambientais. Através da internet das coisas (IoT), existem sensores e dispositivos que permitem o monitoramento em tempo real das mercadorias transportadas, assim como das condições de transportes. O objetivo é garantir a rápida manutenção de ajustes, se necessário, de forma a evitar perdas.
A big data também se torna uma grande aliada, através da análise de grandes volumes de dados, permitindo que as empresas do setor de logística tomem decisões sobre gestão de estoque e das operações, para minimizar o desperdício.
Tecnologia para os veículos
No caso dos veículos de transporte, existem também opções de logística que contribuem com a redução de impactos ambientais. Um dos exemplos são veículos elétricos ou de combustíveis alternativos menos poluentes também contribuem para operações logísticas sustentáveis. Isso ajuda para evitar as emissões de gases causadores do efeito estufa, também diminuindo a dependência de combustíveis fósseis.
Opções em armazéns e centros logísticos
A operação logística também pode garantir a redução de impactos ambientais, através da automação e uso de sensores de otimização de espaços, melhorando a gestão de energia e de recursos. Assim como a tecnologia blockchain, que proporciona mais transparência e rastreabilidade na entrega de suprimentos. Isso facilita também para organizar a gestão de resíduos nestes espaços, de forma a implementar a economia circular.
Outra tecnologia existente é o sistema de reconhecimento de placas de veículo, que contribui com a segurança dos centros de operações logísticas, através da rápida identificação das placas dos inúmeros veículos que entram e saem destes espaços todos os dias. Por meio deste sistema, é possível obter uma visão abrangente da circulação destes veículos. Em se tratando de segurança, é um equipamento muito importante, pois seu funcionamento é capaz de detectar atividades suspeitas dentro das instalações em tempo real, com o objetivo de fornecer uma rápida resposta em caso de ameaças. Além disso, o dispositivo apresenta alertas pré-definidos em caso de invasão de veículos não autorizados, através do disparo de alarmes.
Vantagens do uso da tecnologia para as operações logísticas
O uso de diferentes tecnologias para reduzir impactos ambientais nas operações logísticas traz diversas vantagens, como a diminuição das emissões de carbono, reduzindo o consumo de energia e otimizando o uso dos recursos. Também é possível implementar rotas melhores, ampliando a gestão do inventário das cargas, de forma a tornar os processos mais eficiantes. Isso reduz tempo e custos para as empresas. Além disso, as cadeias de suprimentos se tornam mais resilientes, com mais visibilidade e uso de dados, permitindo uma resposta eficaz durante qualquer situação adversa.
Trabalhar com estes cuidados ajuda também no reconhecimento das empresas como prestadoras de serviço, seguindo os critérios ambiental, social e de governança (ESG, sigla em inglês), garantindo a melhoria da imagem corporativa, assim como o compromisso com a sustentabilidade. Desta forma, fica garantida a credibilidade das companhias que lidam diariamente com o transporte de cargas, seja por via terrestre, marítima ou aérea.
