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Tendência: Bib Big aposta em tendência de Realidade Aumentada (RA)

Por Redação

30/03/2022 18h55

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Allyson dos Reis e Juvenal Joaquim comentam as experiências digitais que as marcas estão promovendo

 

O mundo virtual está cada vez mais próximo do consumidor e tornando as experiências de compra muito mais atrativas. A Realidade Aumentada (RA) é uma forma de sobrepor imagens, sons e textos sobre o mundo real, basta apontar um dispositivo – geralmente o smartphone – para aparecem elementos visuais de acordo com a programação do app.

 

Pensando nisso, as marcas estão se reinventando e tornando “real” esse sonho de consumo. Um exemplo disso é o case recente da Arcor, que lançou figurinhas em Realidade Aumentada do Big Big, uma nostálgica goma de mascar.

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As figurinhas que acompanham o Big Big Realidade Aumentada – edição Batalha dos Monstros – vão levar os consumidores em uma viagem para a Galáxia Super BIG, formada por quatro planetas, onde habitam os oito monstros que são os personagens do game. Para jogar, basta escanear com o celular o QRCode que vem na figurinha do chicle, acessar o hotsite temático, baixar o aplicativo pelas lojas virtuais de cada celular e, com a própria figurinha, iniciar as batalhas entre monstros que aparecerão na frente do gamer via realidade aumentada.

 

A Consumer Augmented Reality, uma pesquisa da Deloitte Digital e Snap, mostrou que o potencial da tecnologia RA confirma o engajamento móvel e digital, ajudando as marcas com a experiência do cliente.

 

O estudo realizado em 2021 aponta que 67% dos consumidores usam RA principalmente em casa, devido ao costume adquirido durante o isolamento social. As funções incluem: comunicação (74%), jogos (55%), mídia e entretenimento (52%) e compras (41%). A RA é a mais usada pelos consumidores para trazer alegria às suas vidas, com 65% observando que usam a RA para se divertir. A previsão para este ano é que, à medida que o uso cresça, os consumidores passem a usar mais a tecnologia em quatro áreas principais de crescimento: mídia (50%), compras (46%), jogos (41%) e comunicações (35%).

 

Experiência de compra 

A Abracadabra é um estúdio cearense especializado em branding, design gráfico e design de embalagens, com 14 anos de atuação no mercado brasileiro. Allyson dos Reis, cofundador e diretor de criação da empresa, fala que os nativos digitais estão começando a mandar no “jogo” e as marcas que não se adaptarem às novas tecnologias (que chegam cada vez mais rápido), vão se desconectar desse grupo de pessoas. 

 

“Capturar a atenção desse público é cada vez mais difícil e criar experiências digitais imersivas é uma das ferramentas que mais irão crescer nos próximos anos. As embalagens, que sempre foram um grande portal de entrada das marcas em nossas vidas, estão utilizando a tecnologia para criar essa experiência de engajamento que vai além do simples ato de consumir um produto”, ressalta.

 

 

 

 

O desafio para as marcas é se reinventar e tornar a experiência de compra cada vez mais atrativa. Dessa maneira, é fundamental que as “mentes criativas” estejam atentas às tendências de mercado, afirma Juvenal Joaquim, sócio-diretor da Miligrama Design.

 

“Cada vez mais, nós designers, temos que buscar novas formas de se diferenciar, e principalmente fazer com que o público experiencie o produto de uma forma diferente. Uma das soluções pode ser através da experiência com a embalagem, que é uma forma de ampliar o contato da marca com o consumidor. Dessa forma você consegue gerar valores que vão além do produto em si e passa a trabalhar também a marca”, conclui.

 

 

 

 

Tendência

O uso da realidade aumentada em produtos relacionados ao e-commerce é uma tendência que cresce avassaladoramente no mercado. Uma pesquisa feita pela consultoria Euromonitor International revela que o recurso movimentará cerca de U$ 83 bilhões (R$ 440 bilhões) até 2025. Em 2021, os valores globais gastos para a implantação desse tipo de tecnologia cresceram 78,5%.

 

Marcas que são referência de qualidade no mundo da moda já estão apostando alto na tendência de mercado, a Gucci é um exemplo, usa um aplicativo de realidade aumentada em que os clientes podem experimentar um tênis de luxo da marca sem ter que ir até uma loja física. Apontando a câmera do smartphone para os pés é possível ver se eles ficam bem, uma ótima dica para quem pretende gastar aproximadamente R$ 4 mil em um par de calçados.

 

A Zara também segue na moda RA com um aplicativo próprio para celular que permite a experiência ao consumidor. As peças expostas nas vitrines ficam acessíveis no aplicativo para que o cliente possa comprar qualquer produto da loja com apenas um clique.

 

No Brasil, a WEBCORE desenvolveu uma solução de realidade aumentada para o lançamento de uma coleção de Jeans da C&A. Basta clicar na aba “experimente-se” do aplicativo, ativar a câmera e apontar o celular para a vitrine da loja. O pôster com a modelo ganha “vida” e ela traz todas as informações sobre a calça, a blusa ou o vestido, criando uma experiência muito mais interativa e divertida do que uma simples foto estática.