Alguns tópicos moldam as ativações de marca durante o período de maior festividade do Brasil; confira algumas delas e se inspire
O Carnaval de 2025 está se aproximando e as marcas terão uma oportunidade única de se conectar com o público de forma autêntica e inovadora. Algumas tendências de Live Marketing devem ganhar destaque nessa data, criando experiências memoráveis ao público.
As ativações de marca nesse período se destacam tanto pelo potencial de engajamento imediato, quanto pela capacidade de gerar uma onda de interações orgânicas nas redes sociais. Temas em alta certamente serão destaque durante esse período, confira algumas dessas tendências e entenda como elas podem auxiliar marcas a se destacarem.
As especialistas em Live Marketing Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag, e Simone Gasperin, Sócia & Head de Marketing e Growth da BPool apontaram algumas dessas tendências que devem ser destaque neste ano de 2025. Confira abaixo:
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um compromisso, principalmente em um evento de grande porte. Incorporar materiais biodegradáveis, estações de reciclagem e ações de compensação de carbono são práticas que reforçam a responsabilidade ambiental. Isso não só demonstra o compromisso da marca com o meio ambiente, mas também fortalece a relação com o público, que valoriza muito as marcas que adotam essas práticas. No final, é uma postura que só gera benefícios.
Personalização em tempo real
Os dados em tempo real são um recurso poderoso ao qual as marcas podem se utilizar. Por exemplo, o monitoramento do que o público está curtindo durante a ativação – como preferências musicais, tipos de atividades ou brindes –, é possível ajustar essa experiência de forma instantânea. Dá para marcas personalizarem ofertas, enviarem mensagens direcionadas e até customizar brindes, o que torna a experiência do público ainda mais especial e alinhada com o que realmente quer. Isso permite a entrega de uma experiência mais relevante e, ao mesmo tempo, criar conexões personalizadas.
Tecnologias emergentes
A realidade aumentada e a Inteligência Artificial são oportunidades a qual as empresas podem aproveitar para tornar a experiência de Carnaval ainda mais envolvente. A utilização de filtros interativos que o público pode usar nas redes sociais ou projeções no local do evento são alguns exemplos de ações relacionadas ao tema. Já relacionada a IA ajudar em previsões e ajustes rápidos, além de criar assistentes virtuais para um atendimento personalizado. Com essas tecnologias, as ativações podem se tornar não só interativas, mas também memoráveis.
Influenciadores nas campanhas
Por fim, a presença de influenciadores pode trazer um toque de autenticidade e conexão direta com o público. Selecionar perfis que realmente tenham feat com a data e com a marca, assim as marcas acabam por criar um engajamento genuíno através dessa ferramenta, quase como se fossem embaixadores daquela experiência. E, com a transmissão tudo em tempo real, é possível amplificar a campanha de forma espontânea e conectar ainda mais pessoas.