O espetáculo “Nordestinamente” une tradição circense e inovação em uma homenagem à cultura e ao humor regionais
Unir a essência do circo com recursos tecnológicos de última geração foi o desafio proposto por Tirulipa para o novo espetáculo “Nordestinamente”, em cartaz no Circo do Tiru, em Fortaleza. Com esse propósito, o humorista convocou a Terravista 360 para integrar a equipe criativa e assumir toda a estrutura audiovisual do projeto, considerado inovador na forma de se fazer circo no país.
A empresa cearense, referência em experiências imersivas e soluções multimídia, foi responsável pela concepção dos conteúdos audiovisuais de cada cena, além da instalação de painéis de LED, projeções mapeadas, sonorização, iluminação e sincronização técnica de toda a apresentação.
“O circo é pura magia. O fator humano será sempre a força motriz, mas a tecnologia veio para complementar e potencializar a arte. Todos os recursos foram pensados para despertar os sentidos e criar memórias afetivas”, explica Karol Ferreira, diretora de relacionamento com o cliente da Terravista 360.
Um circo com a alma do Nordeste
O espetáculo “Nordestinamente” mistura arte circense, linguagem teatral e recursos de cenografia digital para contar uma fábula nordestina, que valoriza a cultura popular e os heróis da região que venceram pela arte, como o humorista Tiririca, a quem Tirulipa dedica o espetáculo.
“Esse circo é por ele e para ele”, afirma. “Voltar a minha terra com essa estrutura é a realização de um sonho. E se é para fazer com excelência, tinha que ser ao lado da Terravista 360!”, completa o artista.
Para garantir uma experiência sensorial completa, que envolve música ao vivo, luzes, projeções e automações sincronizadas, a Terravista 360 trouxe ao projeto diferenciais técnicos para elevar o padrão da produção. O espetáculo é 100% automatizado, com cenas programadas e sincronização digital, por meio de um time code e controle centralizado, para reduzir erros e otimizar a entrega técnica.
A Terravista 360 também contribuiu com painéis de LED de alta resolução, projeções mapeadas e ambientações sonoras que integram ativamente a narrativa. Além disso, a empresa cearense prestará suporte técnico e manutenção dos equipamentos ao longo da temporada para garantir a excelência da operação.










“Nunca se viu nada igual em terras alencarinas. O Circo do Tiru inovou na forma de fazer circo, e nós estamos felizes de ter contribuído com isso”, reforça Karol Ferreira.
Com mais de duas décadas de história, a Terravista 360 reafirma seu protagonismo em unir criatividade, tecnologia e cultura. O espetáculo “Nordestinamente” é uma celebração à arte circense, às raízes de uma geração nordestina e ao potencial transformador da tecnologia no entretenimento. E em cada detalhe técnico do show, a Terravista 360 pretende demonstrar o potencial que a inovação cearense tem para encantar o Brasil.