É a maior base de dados já levantada sobre o tema para gerar negócios no Brasil
A The Bakery – empresa global de inovação corporativa, que tem atuação em mais de 16 países e atende grandes companhias no Brasil – realizou o mais completo mapeamento da América Latina sobre o que está sendo feito ao redor do mundo em relação a Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Com foco em negócios e relacionamento, o estudo listou os destaques entre os vários atores desse ecossistema de SbN, entre eles as 274 soluções e startups mais relevantes presentes em mais de 40 países – sendo 85% delas localizadas na Europa, 6% na América do Norte e 5% na América do Sul, onde o Brasil é o país mais representativo. Também foram mapeadas as 67 principais soluções de descarbonização, das quais 40% são provenientes da América do Norte.
O documento de 110 páginas, elaborado com base em dezenas de fontes internacionais e na rede mundial de conexões da The Bakery, é lançado em momento oportuno, às vésperas da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima) – de 31 de outubro a 12 de novembro na Escócia – e com o protagonismo que o tema ESG vem ganhando nas agendas das empresas de todo o mundo.
“Além de tratar de forma abrangente de conceitos e ações concretas de sustentabilidade aliadas a investimentos socioambientais de impacto, tecnologia e inovação, o relatório pode ser uma boa fonte de informações tanto para grandes corporações quanto para empreendedores e startups interessados em fazer relacionamento, parcerias e negócios com quem já é referência no assunto. Para facilitar essa aproximação, mapeamos 140 hubs de inovação, incubadoras, aceleradoras, universidades, institutos de pesquisa, investidores e fundos de Venture Capital que já se tornaram referências mundiais”, destaca Felipe Novaes, sócio e cofundador da The Bakery. A lista apresenta 16 hubs de inovação, aceleradoras e incubadoras, 32 investidores e VCs (divididos nas categorias pré-seed e seed, séries A, B e Late VC, e multi-estágios de investimento), e 92 instituições de ensino e pesquisa.
Significado de SbN
As SbN (em inglês, Nature Based Solutions) usam ecossistemas e os serviços que elas fornecem para enfrentar desafios sociais, como mudanças climáticas, segurança alimentar ou desastres naturais. Elas também contribuem para cumprir agendas globais climáticas e respectivas metas, como as que serão estabelecidas na COP16. O conceito evoluiu ao longo das últimas décadas, como mostra uma linha do tempo apresentada no relatório, que também traz gráficos de avaliação de resultados do uso de NbS para a mitigação de Gases do Efeito Estufa (GEE), impacto social e ecológico, a partir de 194 estudos empíricos.
Companhias brasileiras de destaque e liderança de iniciativas na Europa
No Brasil, as principais empresas mapeadas pela The Bakery, com olhar ESG, que investem ou são voltadas às SbN são: Vale, Natura, Santander, Pepsico, Unilever, Mercado Livre, P&G, TotalEnergies, Bayer, Diageo, DBS, General Mills, Nestlé, Grupo Boticário, Ikea, Verizon, Shell e L’Oréal Paris.
Na Europa, segundo relatório sobre Empreendimentos Baseados na Natureza (EbN) conduzido pela Connecting Nature, em 2020, houve um crescimento de mais de 100% nos últimos 10 anos – 98% dos EbN são micro, pequenas e médias empresas e quase 90% delas faturam anualmente menos de 2 milhões de euros. As cinco cidades europeias com as mais importantes iniciativas em curso são: Glascow (Reino Unido), Genk (Bélgica), La Coruña (Espanha), Bolonha (Itália) e Poznan (Polônia).
Também na Europa estão concentrados os institutos de pesquisa e as universidades de maior referência em SbN – 74% de um total de 92 instituições listadas pela The Bakery. Na América do Norte e do Sul, elas equivalem a 11%.
Investimento necessário até 2030
Atualmente, as NbS dependem fortemente de financiamento público, que representa 86% dos valores investidos (em sua maioria em iniciativas de proteção da biodiversidade e paisagem, agro, silvicultura e pesca). O restante (14%) vem do capital privado, de acordo com a consultoria Vivid Economics. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que o investimento necessário em SbN até 2030 é de 140 a 300 bilhões de dólares anuais. Embora a base de dados sobre o real valor investido nessa frente seja incerta, estima-se que a cifra atual gire em torno de 133 bilhões de dólares por ano.
“Estudos indicam que o Brasil sozinho representa mais de 20% do potencial global das SbN climáticas, o que poderia gerar uma receita líquida entre 19 e 27 bilhões de dólares até 2030. Os dados do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável mostram que existe uma grande oportunidade para o nosso país que precisa ser mais bem explorada. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para a estruturação das SbN de forma global. Parte importante desse futuro são as pesquisas e desenvolvimentos, que podem atuar no sentido de elucidar diversos pontos que hoje são barreiras, principalmente quando se fala em trazer stakeholders e investidores do setor privado. Independentemente das iniciativas, o importante é a criação de um processo cíclico, onde ocorram melhorias constantes a fim de atender e atrair cada vez mais investidores e parceiros”, avalia Novaes.
O material completo será disponibilizado no site da consultoria em breve.
Sobre a The Bakery
A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa, que atua com uma rede de dezenas de milhares de soluções em mais de 30 países. Considerada a primeira consultoria de inovação corporativa do mundo, foi fundada em 2012 pelos empreendedores e investidores ingleses Andrew Humphries e Tom Salmon, e trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Com foco em inovação aberta, a consultoria ajuda corporações a inovarem de maneira rápida e eficiente, identificando desafios e oportunidades, testando e implementando soluções criadas por startups do mundo inteiro. Com escritórios em 5 países e clientes em 16, atende grandes companhias no Brasil como Santander, Natura, Vale, iFood e Sanofi Medley, e já realizou programas para Johnson & Johnson, Grupo Fleury, Servier, CCR, Usiminas, Cemig, entre outras. Site: www.thebakery.com