Conglomerado multinacional de mídia e entretenimento também anunciou novo modelo operacional para sua organização regional
A The Walt Disney Company anunciou ontem (26) a nomeação de Renato D’Angelo para liderar o setor Direct-to-Consumer (DTC) na América Latina. Residindo no Brasil, D’Angelo seguirá atuando como General Manager da Disney Brasil enquanto assume suas novas responsabilidades regionais. Na liderança da operação local, ele continuará se reportando a Martín Iraola, Presidente da The Walt Disney Company LATAM. Já em suas atribuições de Direct-to-Consumer, ele passa a se reportar a Joe Earley, Presidente de Direct-to-Consumer, Disney Entertainment.
Esta nomeação reforça a importância estratégica do Brasil nos planos de crescimento regional da Disney e reconhece a vasta experiência de D’Angelo na indústria do entretenimento e sua forte liderança de equipes locais, regionais e internacionais.
“Renato traz uma experiência de gestão de alto nível no setor do entretenimento, tendo conduzido transformações importantes, processos de reorganização e campanhas de marketing premiadas. Sua visão inovadora e ousada será essencial para nossos planos estratégicos na região, e estamos confiantes de que ele contribuirá para impulsionar o potencial de nossas equipes e de nossos negócios no Brasil”, afirmou Martín Iraola, Presidente da The Walt Disney Company, LATAM.
“O Disney+ continua a prosperar no Brazil e em toda a América Latina”, disse Joe Earley, Presidente de Direct-to-Consumer, Disney Entertainment. “Renato é um líder excepcional cujo conhecimento das nossas marcas, personagens e storytelling, bem como da região, será fundamental à medida que ampliamos as oportunidades para nossos assinantes e para o nosso negócio nos próximos anos”.
Ao comemorar cinco anos na América Latina, o Disney+ segue redefinindo o entretenimento com momentos marcantes, transmissões esportivas e produções locais de sucesso, com o Brasil como um polo estratégico fundamental na operação regional. Entre os destaques, está a transmissão ao vivo do show do Paul McCartney no Rio de Janeiro em 2023, um marco cultural que conquistou o público nacional. Renato também esteve à frente de títulos locais como Impuros e The Voice Brasil, além de liderar parcerias de impacto com a CazéTV e a XSports, reforçando a crescente influência da plataforma e sua conexão com o público brasileiro.
Sob a liderança de D’Angelo, o Brasil realizou com grande sucesso a primeira D23 Brasil – Uma Experiência Disney na América Latina. Ele também esteve á frente do desenvolvimento de experiências inovadoras, como o MundoPixar, exposição criada no Brasil que viajou para a Europa e os Estados Unidos. Sua experiência anterior como Head de Studio Content Marketing para a América Latina lhe proporcionou uma ampla visão sobre conteúdo, estratégias de distribuição e aquisições. Tendo ocupado posições de liderança no Brasil, nos Estados Unidos, na América Central e no Caribe, D’Angelo traz uma perspectiva global, regional e local para o seu trabalho. Embora suas responsabilidades sobre Live Events e Studio Content Marketing para a América Latina sejam realocadas, ele continuará supervisionando todas as operações da The Walt Disney Company no Brasil como General Manager.
Novo modelo operacional
A The Walt Disney Company também anunciou um novo modelo operacional para seus negócios de entretenimento e esportes na América Latina, projetado para impulsionar a estratégia de crescimento global da empresa. Sob a nova estrutura, que espelha o modelo bem-sucedido implementado na The Walt Disney Company EMEA, no início deste ano, as operações de entretenimento e esportes da Disney na América Latina — incluindo Direct-to-Consumer, Distribuição Cinematográfica, Distribuição em Plataformas, Conteúdo Original Local, Esportes, Marketing, Vendas de Publicidade e Redes de Entretenimento — passarão a se reportar diretamente aos líderes globais dessas respectivas áreas de negócios, sediados nos EUA.
O Presidente regional na América Latina continuará atuando como representante da Disney na região, responsável por consolidar as prioridades estratégicas e financeiras, coordenar as equipes em nível regional e liderar iniciativas locais que abrangem diversas áreas de negócios (com exceção da Disney Experiences). O Presidente regional também supervisionará as funções de Recursos Humanos, Comunicação e Finanças.
Além disso, a Disney anunciou que Diego Lerner foi nomeado Presidente Honorário da The Walt Disney Company para a América Latina, em reconhecimento à sua inestimável contribuição para a empresa ao longo dos anos, e que Martín Iraola, que vinha liderando a região da América Latina interinamente, assumirá o cargo de Presidente da The Walt Disney Company Latin America. Iraola se reportará a Alan Bergman e Dana Walden, Co-Chairmen da Disney Entertainment, e a Jimmy Pitaro, Chairman da ESPN.
“A América Latina desempenha um papel vital no sucesso mundial da Disney. É uma região dinâmica com imensas oportunidades de crescimento, e essa nova estrutura unificada ajudará a impulsionar os negócios da Disney e aprimorar nossa capacidade de atender consumidores do mundo inteiro com o melhor do entretenimento e esportes”, disseram Bergman, Walden e Pitaro. “Temos a sorte de contar com uma liderança excepcional no local. O profundo conhecimento de Martín sobre o mercado, o público e o setor trará uma perspectiva inovadora para a América Latina e nos ajudará a continuar acelerando nosso crescimento global”.
“É uma honra liderar uma equipe de classe mundial, em parceria com nossos líderes globais, e aproveitar as oportunidades que a região oferece. Tendo feito parte da equipe que lançou as bases para o crescimento da Disney na América Latina, sinto-me privilegiado em continuar expandindo o alcance da Disney, contando histórias impactantes e criando conexões emocionais duradouras”, disse Iraola.
