Entrevistas

Thiago Façanha compartilha metas como novo presidente da ABAP Ceará

Por Redação

17/04/2025 18h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Na última terça-feira (15) foram anunciados os novos nomes que estariam à frente da  Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Thiago Façanha, CEO da agência Mulato, foi o escolhido para presidir a ABAP Ceará.

À frente de uma agência que celebrou seus 10 anos de atuação em 2024, Thiago tem trajetória consolidada no mercado publicitário desde 2006. Ciente da jornada empreendedora que desejava trilhar, Thiago acumulou experiências valiosas e decidiu criar um negócio próprio capaz de oferecer soluções para os desafios que vivenciou no dia a dia do setor.

Motivado a fortalecer o mercado publicitário cearense, Thiago assume a presidência da ABAP-CE com entusiasmo e senso de responsabilidade. Ele acredita no protagonismo das agências de publicidade e se coloca como um elo ativo para impulsionar o desenvolvimento e a valorização do setor no estado.

Nosso Meio: Você é o novo presidente da ABAP CE…como isso reflete a sua maturidade e crescimento no mercado publicitário?

Thiago Façanha: Com certeza é uma grande responsabilidade mas uma forma de reconhecimento também. Trabalho dentro de agência de publicidade desde os meus 18 anos de idade, só trabalhei em agência na minha vida e hoje, aos 38 anos, esse momento é uma oportunidade de contribuir com um mercado que sempre me alimentou e no qual escolhi viver. A minha vida profissional inteira foi e é servir os clientes, mas agora com o desafio de um olhar mais coletivo, mais plural, além das barreiras da nossa empresa. Tenho muitas ideias, muita vontade, sempre fui um estudioso do nosso mercado e com a presidência local a gente tem a oportunidade de colocar algumas ideias e movimentos em prática. Mas encaro essa presidência como um reconhecimento dos 20 anos de serviço prestado à publicidade e aos anunciantes cearenses.

NM: Como ABAP CE pode fortalecer ainda mais o mercado publicitário cearense?

TF: Através do diálogo. Acho que a associação tem que ser algo aberto para todos que fazem o mercado e nosso grande mercado não é feito apenas por meia dúzia. Com o diálogo crescemos, nos aproximamos, ensinamos e aprendemos. Todo mês eu recebo ligação de alguma agência querendo alguma ajuda, querendo nos visitar, querendo conversar comigo, tirar alguma dúvida operacional ou técnica e sempre recebo e ajudo todos com a maior satisfação do mundo. Acho que esse acolhimento e troca de experiências ajuda de forma verdadeira a desenvolver o nosso mercado e fortalecer principalmente os novos entrantes que são uma realidade. Não adianta tapar o sol com a peneira. O mercado mudou e o primeiro passo para se manter atualizado no mercado é aceitando e abraçando a realidade e esse novo momento. Na minha gestão, a ABAP vai ter um olhar todo especial para as agências da nova geração e para agências do interior do nosso Ceará! São agências que fazem acontecer mas às vezes são esquecidas por uma entidade ou outra! 

NM: Quais serão seus três principais objetivos como presidente de uma associação de classe, mas que gera impacto no mercado como um todo?

TF: Muito simples: 

– Dobrar o tamanho da entidade aqui no Ceará

– ⁠Dialogar com todo o mercado mas principalmente com as agências que existem e movimentam mas que nunca foram acolhidas por uma entidade de classe. 

– ⁠Qualificação Profissional de verdade

NM: Qual o principal legado que você pretende deixar nos seus dois anos à frente da ABAP CE?

TF: Uma gestão democrática, onde todos tenham voz e vez. Apenas dessa maneira conseguiremos o desenvolvimento de verdade.

Nosso Meio Cast

Thiago Façanha, CEO da Mulato Comunicação, celebra os 10 anos da agência. Com grandes cases em seu portfólio, a agência foi fundada em 2014 e em uma década conseguiu estabelecer seu legado de criatividade e inovação no mercado cearense. Thiago compartilhou os desafios vividos ao longo desses anos e pontuou os principais projetos que marcam o portfólio da agência. Confira!