Movimentos do mercado

Thomaz Fernandes é o novo head de criação da Temprano/Delantero

Por Lucas Abreu

10/07/2025 11h02

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Profissional tem a missão de desenvolver as frentes de design (com foco em branding), inteligência artificial e inovação

O publicitário Thomaz Fernandes assumiu o cargo de head de criação da Temprano/Delantero. No comando do setor, ele tem a missão de desenvolver as frentes de design (com foco em branding), inteligência artificial e inovação. O objetivo é fortalecer entregas e incorporar novas tecnologias ao fluxo de trabalho, para entregar resultado e relevância para os clientes da agência.

“A agência buscou um nome que aliasse a capacidade criativa com esse novo momento da comunicação, fazendo da inteligência artificial uma aliada. A inquietação do Thomaz e a vontade de inovar usando essas ferramentas tem tudo a ver com o nosso DNA”, ressalta Pádua Sampaio, diretor da Temprano/Delantero.

Atualmente, Thomaz Fernandes está focado em mapear os processos criativos da agência e estruturar fluxos mais eficientes, integrando ferramentas de inteligência artificial ao dia a dia do design e da produção de conteúdo. “A inteligência artificial entra como uma aliada importante nesse caminho, ajudando a dar mais fluidez ao processo e a abrir espaço para o que realmente importa: o sentido das escolhas. Mais do que produzir entregas rápidas, o que me interessa é fortalecer uma cultura que trate criatividade com método, consistência e intenção”, comenta.

O novo head de criação da Temprano/Delantero também pretende consolidar uma cultura de inovação e excelência criativa, com uma equipe alinhada, capaz de operar com autonomia e entregar projetos cada vez mais integrados e consistentes. Já a longo prazo, o objetivo é contribuir para que a agência avance ainda mais em maturidade criativa e se posicione como uma referência em design estratégico e inovação.

“Estou entrando nessa nova fase com foco em aprofundar algo que sempre me moveu: a construção de narrativas de marca. Design vai muito além da estética — ele organiza pensamento, dá forma a posicionamentos e ajuda marcas a dizerem quem são, de um jeito claro e coerente. Nesse novo ciclo, a ideia é justamente reforçar o papel estratégico do design dentro da agência, tratando o processo criativo como uma engrenagem central — e não acessória — nas decisões de marca”, afirma Thomaz.

Thomaz Fernandes é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), cursa o Mestrado Profissional em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ao longo da carreira, acumulou experiência profissional nas agências Mota, Bolero, Africa, Blume e Quintto Comunicação (atual EBM Quintto).

Nos últimos anos, liderou o time de branding (design) e criação da meutudo — fintech de crédito consignado — onde, além da construção e posicionamento da marca, teve papel estratégico na integração da inteligência artificial aos fluxos criativos. Thomaz também fundou o Estúdio Quadrin, focado projetos autorais e ilustrações para o mercado editorial e moda.