Expansão

Thymos Energia lança empresa de assessoria financeira em M&A e project finance

Por Redação

30/01/2024 11h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Chamada Thymos Capital, a nova empresa pretende viabilizar operações de debt e equity

A Thymos Energia, consultoria de negócios especializada na área de energia, está lançando a Thymos Capital, voltada para o mercado de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) do setor de energia. A nova empresa chega em um momento de retomada de investimentos: a redução das taxas de juros, a diminuição do capex nos projetos de transmissão e geração e a incerteza quanto à duração do período de preços baixos de energia começam a moldar um ambiente mais dinâmico.

“A expansão das energias renováveis no Brasil tem atraído investidores internacionais que buscam a descarbonização de suas atividades, principalmente as grandes petroleiras globais. Além disso, a abertura do mercado e a expansão da transmissão serão janelas de oportunidades de negócios”, afirma André Fonseca, Managing Director da Thymos Capital.

Os leilões de transmissão são sintomáticos nesse sentido. Em 2023, foram realizados os dois maiores certames de transmissão da história, que contaram com a participação de importantes agentes nacionais e internacionais; o leilão previsto para março deste ano, cujo edital está em fase de consulta pública, deve bater novos recordes de investimento. Nos próximos 10 anos, o volume de investimentos nessa área deve chegar a R$ 158,3 bilhões, de forma a viabilizar uma expansão de 23% na malha nacional, para 220 mil quilômetros, de acordo com estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Além disso, a inserção de novas tecnologias no setor elétrico e os novos modelos de mercado, com grande expansão de fontes de geração intermitentes, também proporcionarão oportunidades. Nesse novo cenário, será necessária a adoção de medidas para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia. De acordo com a projeção de demanda elaborada pela Thymos Energia para os próximos Leilões de Capacidade, a serem organizados pela ANEEL, serão necessários investimentos na ordem de R$ 50 bilhões até 2030 para o atendimento do segmento de reserva de energia.

“Apesar de ser um mercado promissor, os investimentos no setor elétrico são operações de grande complexidade. Por isso, a Thymos Capital surge com soluções personalizadas e fundamentadas em análises financeiras robustas, atendendo às características interdisciplinares do negócio”, diz Alexandre Viana, COO da Thymos Energia.