Com músicas, áudios divertidos e efeitos criativos, o Tik Tok chegou e conquistou de vez os brasileiros, principalmente nesta quarentena. Criado em 2016, na China, o app hoje é a quarta rede social mais popular do mundo, com 1,5 bilhões de usuários ativos mensais. Outra característica que consolidou o Tik Tok é a possibilidade de produzir conteúdos compartilháveis, por isso é tão comum ver suas produções feitas pelos usuários em outras redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp. O sucesso do app tem sido tanto, que o Instagram, recentemente, lançou o recurso “cenas”, mas que ainda não caiu no gosto dos usuários.
Agora o que realmente tem chamado a atenção para as empresas é que, embora o Tik Tok tenha um público diversificado, uma pesquisa da Infobase, constatou que 41% dos usuários da rede é a chamada geração Z, jovens de 16 a 24 anos. Pelo menos 72% segue e confia nos influenciadores, ou seja, no que é recomendado por eles. Por isso grande marcas já estão voltando o olhar para a rede e para esse público. O jornal americano The Washington Post foi uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Apesar de ser um jornal super tradicional, o perfil na rede usa a informalidade e o humor para mostrar os bastidores da redação e se relacionar com um público mais jovem.
No Brasil, uma das empresas pioneiras no TikTok foi o Guaraná. O perfil da marca utilizou influenciadores para produzir conteúdo usando humor e descontração. A iniciativa resultou no lançamento uma série de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer. As latas trazem um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.
Pode apostar que não vai demorar muito para as marcas virarem grande Tiktokers.