Com humor e linguagem leve, o objetivo é ajudar a comunidade a entender os recursos da plataforma que rotulam conteúdo gerado por Inteligência Artificial
Promovendo a transparência e o uso responsável de Inteligência Artificial, o TikTok lançou uma campanha que visa ajudar a comunidade a entender melhor a origem dos conteúdos em sua plataforma. Na campanha, um vídeo produzido com a ajuda de AI apresenta e mostra ao público as ferramentas que o TikTok desenvolveu para ajudar as pessoas a navegar por conteúdos produzidos a partir da tecnologia.
“A IA Generativa é um marco na criação de conteúdo, pois permite explorar caminhos criativos como nunca antes. No entanto, também pode confundir os usuários se eles não souberem que foi algo gerado por esta tecnologia”, explica André Marques, Líder de Branding e Criação nas Américas.
“Essa campanha foi criada para que as pessoas dediquem alguns segundos a entender como lidar com a IA Generativa e navegar de forma segura, observando rótulos e denunciando conteúdos não identificados”, destaca.
O vídeo mostram ao usuário como localizar os rótulos de IA nos conteúdos, que podem ser aplicados por criadores e marcas usando ferramentas da plataforma. O objetivo é incentivá-los a interagir de forma consciente com o conteúdo que encontram. Além disso, o próprio TikTok busca realizar a rotulagem automática de conteúdos gerados por ferramentas da própria plataforma ou importados de outras.
A campanha, desenvolvida com a consultoria da organização de direitos humanos WITNESS, também incentiva os usuários a denunciar conteúdo que pareça gerado por IA e não esteja devidamente rotulado. Isso pode ser feito ao pressionar e segurar o dedo na tela, clicando, em “reportar” e seguindo as instruções.
O conteúdo reportado será revisado pelo time de moderação, que poderá, então, tomar as medidas necessárias conforme as diretrizes de comunidade da plataforma, especialmente as que delimitam o conteúdo gerado por IA.