Tendência

TikTok se torna ferramenta de busca para gerações mais jovens

Por Redação

08/05/2025 16h10

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64% dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 preferem usar a plataforma para descobrir estabelecimentos comerciais ou aprender a utilizar produtos e ferramentas

A geração Z, nascida entre 1995 e 2010, está reconfigurando os hábitos de pesquisa on-line: segundo pesquisa da Adobe, divulgada em janeiro deste ano, 64% dos jovens dessa faixa etária preferem usar o TikTok para descobrir estabelecimentos comerciais ou aprender a utilizar produtos e ferramentas, abandonando gradualmente os buscadores tradicionais como o Google. 

Essa mudança acontece no momento em que o TikTok se consolida como uma das principais plataformas de mídia social no mundo. Conforme dados do DataReportal, em janeiro de 2025, a rede atingiu o alcance publicitário de 1,59 bilhão de usuários e se posicionou como a quarta maior fora da China em potencial de anúncios. Também registrou um crescimento de 2% em sua audiência global em um ano, entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, adicionando 31,2 milhões de novos usuários no período. 

Para quem atua em agência de SEO e trabalha com marketing digital, as redes sociais deixaram de ser apenas entretenimento para se tornarem fontes primárias de informação e consulta sobre um público que valoriza conteúdos visuais e experiências imersivas em detrimento de textos indexados.

A preferência por buscas no TikTok não é acidental e está enraizada nas peculiaridades da plataforma. O diretor de atendimento da agência de marketing de influência NetCos, Marcelo Nakamura, explica que a rede social traz informações sobre o uso dos produtos e as perspectivas de suas aplicações. Enquanto os buscadores convencionais oferecem explicações teóricas sobre o funcionamento de produtos, o TikTok entrega demonstrações práticas: pessoas reais, em situações cotidianas, mostram como fazer.

Informações do TikTok são confiáveis?

No entanto, a ascensão do TikTok como fonte de informação levanta questionamentos sobre confiabilidade. Pesquisa da NewsGuard encontrou desinformação em 20% dos vídeos analisados sobre temas polêmicos na plataforma. 

A CEO da Experta, Flávia Crizanto, destaca a importância de as marcas produzirem conteúdo verificável e confiável para se destacarem nesse ambiente de informações fragmentadas. “Mais do que atrair o público, é importante garantir uma experiência positiva. É assim que ele retorna para consumir novos conteúdos”.

Ela destaca como a credibilidade impacta diretamente na reputação da marca. “O conteúdo é uma ponte para a construção de confiança entre o consumidor e a marca. Quando a informação é correta, a experiência é positiva e quem consome aquele conteúdo sente que encontrou o que procurava. As chances de retornar, fidelizar e indicar para outras pessoas são muito maiores”, avalia. “É preciso pensar não apenas em alcançar visibilidade, mas também em como quero ser visto pelo público”.

Apesar disso, outro relatório, este da Weber Shandwick Collective, revela um comportamento adaptativo: usuários desenvolvem métodos próprios para filtrar e verificar informações. Alguns recorrem a pesquisas complementares, enquanto outros buscam comentários e vídeos dentro do próprio TikTok para validar a informação.

A diretora do News Literacy Project, Hannah Covington, alerta sobre os riscos: a confiança excessiva na capacidade individual de verificação, particularmente quando as informações apenas reforçam crenças preexistentes. 

Brasil tem mais de 90 milhões de usuários ativos

Contrariando a percepção comum de que o TikTok atrai apenas adolescentes, dados divulgados pela plataforma em janeiro deste ano mostram uma realidade com mais nuances. A idade média dos usuários está entre 25 e 34 anos, com 55,7% do público global sendo masculino e 44,3% feminino. Meses antes, em junho de 2024, pesquisa da Pew Research havia indicado o TikTok como fonte crescente de notícias entre adultos de 18 a 29 anos. 

No Brasil, terceiro colocado no ranking mundial, a plataforma conta com 91,7 milhões de usuários ativos, atrás apenas de Estados Unidos, com 136 milhões, e Indonésia, com 108 milhões. A América do Sul representa 14,3% da audiência global do TikTok, com 228 milhões de usuários, enquanto o Sudeste Asiático lidera com 298 milhões (18,7% do total). 

Os números representam desafios e oportunidades. Entender quem usa e como usa a plataforma é o primeiro passo para que as empresas possam se beneficiar da ferramenta. Produzindo conteúdo que entregue valor genuíno, é possível capitalizar e fortalecer a reputação da marca.