A plataforma de entretenimento traz para o país uma solução que une jornada de descoberta e de compras
A partir de hoje (08/05), o TikTok Shop chega ao Brasil, transformando a forma como as pessoas podem comprar e descobrir marcas e produtos na plataforma. A expansão do TikTok Shop iniciou em 2021 e já passou por mercados como o Sudeste Asiático, Reino Unido, Estados Unidos e México.
A nova ferramenta auxilia os usuários por meio de vídeos interativos e transmissões ao vivo de marcas, vendedores e criadores, assim os usuários descobrem e compram com facilidade os produtos mais desejados do momento; tudo isso sem sair do aplicativo.
O TikTok Shop integra inspiração, descoberta e compra em uma experiência única no aplicativo. Essa solução de e-commerce permite que marcas e vendedores aproveitem ao máximo o poder do TikTok para impulsionar seus negócios.
Segundo estimativas do Santander, se repetir o desempenho observado nos países asiáticos, o TikTok Shop pode capturar entre 5% e 9% do e-commerce brasileiro em três anos — o que representaria de R$ 25 a R$ 39 bilhões até 2028.
Para o lançamento, a plataforma informou que já conta com marcas como L’Oréal, Natura, O Boticário, Riachuelo, C&A e Stanley. As categorias iniciais incluem beleza, moda, casa e decoração, saúde, eletrônicos e itens esportivos.
Além disso, a nova ferramenta vai impulsionar vendedores locais de todas as regiões do Brasil, ajudando-os a crescer ao conectar seus produtos a um público amplo e engajado. Segundo a plataforma, mais de mil vendedores já haviam se cadastrado antes do lançamento oficial.
O TikTok Shop passará a ajuda no fortalecimento das economias locais, apoiando empresas de todos os portes e perfis a lançar, desenvolver e expandir seus negócios. A segurança é uma prioridade na nova ferramenta, o TikTok fez investimentos significativos para garantir uma experiência de compra segura para os compradores, vendedores e marcas. Ao ter descoberta de conteúdo, compras e checkout seguro, tudo no aplicativo, a comunidade da plataforma passa a ter um ambiente de e-commerce confiável, com uma experiência de compra positiva para todos.
O TikTok Shop oferece aos usuários um ambiente para vivenciar a experiência de descobrir e adquirir novos produtos intuitivamente. A plataforma disponibiliza ferramentas simplificadas para as empresas tornarem essa descoberta uma realidade a todos.
Mas o que essa nova ferramenta vai oferecer?
- Vídeos e LIVE Shopping: Com somente um toque, os usuários do TikTok podem comprar produtos marcados diretamente nos vídeos e adquirir itens compartilhados durante transmissões ao vivo que eles assistem no feed Para Você.
- Vitrine: Compradores da TikTok Shop podem navegar, descobrir e comprar diretamente da Vitrine de uma marca ou criador, encontrada na barra de ferramentas acima do conteúdo de vídeo. Empresas podem organizar coleções de produtos personalizadas diretamente na página do perfil, e compradores podem selecionar produtos da Vitrine para explorar com mais detalhes.
- Programa de Afiliados: Uma nova forma de conectar criadores a vendedores através do marketing de produtos baseados em comissões. Os criadores têm uma nova maneira de monetizar sua criatividade ao compartilhar produtos em vídeos curtos e transmissões ao vivo, e os vendedores podem escolher o plano de afiliados que melhor se adapta à sua marca.
- Suporte ao Vendedor: Para auxiliar os vendedores em sua jornada, o TikTok oferece uma plataforma de aprendizado online com recursos e ferramentas gratuitas para educar, responder a perguntas e fornecer instruções sobre como começar a vender na plataforma.