Marketing

TIM transforma música em vibração através do celular para pessoas com deficiência auditiva em nova campanha

Por Victor Campos

25/07/2025 10h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Ação desenvolvida em parceria com a BETC HAVAS tem campanhas nas redes após estreia no Festival Na Praia, em Brasília

TIM lançou, recentemente, a campanha “Você pode tudo”, que destaca as diversas possibilidades permitidas pela tecnologia. Agora, tangibiliza esse conceito em um projeto de inclusão social: o TIM Vibe, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”. A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras. A iniciativa foi criada pela BETC HAVAS que, junto à TIM e outros parceiros, desenvolveram o app.

O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa. A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília. O patrocínio do evento, que é mais uma ação da plataforma de música da empresa, se estende até setembro na capital federal – mais de 350 mil pessoas passaram pelos shows em 2024.

“A música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, destaca Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM.

Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser. A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular. Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área “não logada”. Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais do app.

Confira:

Ficha Técnica:

Agência: BETC HAVAS

Título: TIM Vibe

Cliente: TIM

Produto: Institucional

CCO: Erh Ray

VP de Criação: Otavio Schiavon

ECD: Daniel Schiavon

Diretores de Criação: Daniel Schiavon e Gabriel Ramos

Criação: Raíssa Ferreira, Jose Pedro Bortolini, Bernardo Rego, Leonardo Almeida, Rafael Guedes e Artur D’Andrea

VP de Negócios: Flavia Braga

Marcas & Negócios: Erica Barreiros, Mariana Paiva, Juliany Pires, Mariana Magalhães e Loriene Avila

Canais & Engajamento: Carol Esposito, Aline Vedolim, Brenda Correa e Claudio Silva

VP de Estratégia: Gustavo Leite

Estratégia: Renata Barbosa, Paola D’Almeida e Thomaz Gomes

Produção Audiovisual: Alessandra Luciano, Ana Caroline Reis e Ana Casagrande

Projetos Especiais: Fernanda Segura e Rodrigo Tamassia

Tecnologia: 20DASH

CEO: Denis Shirazi

CCO: Daniel Bottas

COO: Stela Pagan

Diretor de negócios e inovação: Hugo Monteiro

Desenvolvimento: Lucas Pacheco Ramos, Fabio Martins, Tito Guidotti e Gabriel Kury

Gerente de Projetos: Kevin Oliveira e Iago Fernandes

Criativo: Marcelo Chuck

 

Produtora do filme: Zaine

Atendimento: Julia Hashimoto

Coord. de Pós Produção: Fernando Vellosa

Assistente de Coord. de Pós Produção: Hugo Ferriolli

Finalizador: Pedro Aquino

Montador: Cadu Silveira e Megg Miranda

Motion: Anderson Pereira

Produtora: Magic Lab

CEO/CCO: Henry Mandelbaum

CPO: Thays Miranda

Advisory Board: Fernanda Romano, George Benson, Ricardo Fiuza, Sergio Molina

Produção: Margarete Calgaro

DOP: Thiago Beck, Andre Tashiro

Primeiro Ac: Andre Salerno, Rafael Duckur

DiT: Roger Defavrei

Técnico de Luz e Maquinaria: Henrique Piazzentini

Produtora de Áudio: Mr. Pink

Produção Musical: Henrique Racz

Atendimento: Chica Mauger, Renata Costa e Guta Lima

Coordenação: Malu Leite, Ligia Menegon

Finalização: Edilson Martins e Beto Freitas

Intérprete de Libras: Joyce Dias, Mariana Laís de Lima e Souza

Parceria: Instituto Som Dá Vida e Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos

Musicoterapeuta: Igor Ortega

Participantes: Amanda Caboclo, Kayky Brito, Matheus Scheineider, Renata Ribeiro, Renato

Oliveira e Vitória Lopes

 

Creator Mobile: Carol Fonseca