Usando tecnologia EEG que monitora frequências cerebrais, o app de namoro analisou as reações comportamentais dos participantes para mostrar que usar o Tinder não precisa ser uma experiência no ‘piloto automático’
O Tinder, aplicativo de relacionamentos, lança no Brasil a campanha “Crush Feelings”, criada pela GUT São Paulo. A iniciativa convida o público a refletir sobre o turbilhão emocional de conhecer alguém novo e reforça que o Swipe não é apenas um gesto, mas um gatilho de sensações, reações e sentimentos que acontecem antes mesmo do match.
Uma pesquisa recém-publicada pela Forbes Health mostrou que 78% dos usuários americanos relatam burnout em apps de relacionamento, alegando dificuldade em encontrar conexões reais. Com esse dado em mente, o Tinder se uniu à GUT e ao estúdio 20DASH para realizar um experimento inédito com seis usuários do app, monitorando seus impulsos cerebrais enquanto usavam a plataforma. O objetivo foi revelar o que acontece “por dentro” no momento do match, usando a tecnologia para evidenciar emoções que o usuário nem sempre registra conscientemente.
Para isso, a marca recorreu a um dispositivo EEG (eletroencefalograma), capaz de captar a atividade elétrica do cérebro e traduzi-la em métricas, com o objetivo de identificar as correspondências de sentimentos e sensações durante o swipe, com base nos seguintes parâmetros:
● Expressões faciais: piscar de olhos, piscar de olhos esquerdo/direito, olhar de soslaio, franzir a testa, levantar as sobrancelhas (surpresa), sorriso, ranger de dentes, riso e meio sorriso irônico.
● Estado emocional: excitação, excitação prolongada, frustração, envolvimento, relaxamento, interesse/afinidade e concentração.
Denis Shirazi, CEO 20DASH, responsável pela condução do experimento, conta que “o aparelho mede como o cérebro está se comportando, e nos permite mapear seis sentimentos: estresse, engajamento, relaxamento, entusiasmo, foco e interesse. Isso nos dá uma métrica que permite dizer se a pessoa está gostando ou não do que está vendo”.
No teste, os participantes usuários do Tinder, equipados com o EEG, visualizaram perfis em uma tela conectada ao aplicativo, permitindo registrar em tempo real como o corpo reagia a cada possível match. O experimento revelou que, seguindo as respostas cerebrais, expressões e estado emocional, a escolha sugerida pelo dispositivo por vezes apontava para uma direção diferente daquela que o usuário escolheria espontaneamente, tornando o resultado uma grande surpresa. Na prática, o teste evidencia que, com frequência, podemos ignorar nossas verdadeiras reações e acabamos deslizando no “piloto automático” no Tinder.
“O verdadeiro propósito de “Crush Feelings” é mostrar que o uso do recurso Swipe™ no Tinder carrega muito mais significado do que um simples gesto” afirma Maria Fernanda Zanusso, Gerente Sênior de Marketing para América Latina no Tinder. “O experimento é um convite para desacelerarmos e prestarmos mais atenção aos sentimentos que acontecem dentro de nós no momento de decidir um match. A ideia é provocar, também, uma reflexão de que, quando olhamos um pouco mais a fundo, podem haver muitos outros sinais para além da aparência que indicam interesse ou até uma conexão em potencial, sejam os gostos, hábitos ou valores compartilhados, que muitas vezes estão ali nas bios e nas informações do perfil. No final, as verdadeiras conexões começam antes mesmo do match, e é isso que torna o Tinder um universo de possibilidades.”
“Esse é um experimento onde Tinder coloca os sentimentos no controle para os matches serem feitos com as reações do corpo, mostrando que tem muito sentimento envolvido quando usamos o Tinder, mas às vezes não damos atenção suficiente para eles. É a prova de que nada acontece no automático, e uma conexão pode sim mudar sua vida.” explicam Mauricio Dias e Eduardo Nosé, Diretores de criação da GUT.
Ficha técnica
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Tinder
Produto: Tinder
Título: Crush Feelings
Território: Brasil
CCO e Partner: Bruno Brux
CCO: Tiago Abreu
ECD: Rainor Marinho e Sofia Calvit
Creative Director: Mauricio Dias e Eduardo Nosé
Art Director: Mariana Piano e Thiago Ferreira
Copywriter: James Döring e Henrique Guimarães
Copywriter (Content): Jhonatan De Martine, Lucas Muniz
Art Director (Content): Débora Rêda, Gabriela Tiny
Content Manager: Bárbara Bianchi
Community Manager: Vittoria Farneze
Managing Director: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Raphaela Guillen
Business Supervisor: Mayara Valadares
Account Supervisor: Murilo Pace
Head of Strategy: Gisele Bambace
Strategy Director: Carol Biagio
Strategy Manager: Guilherme Dionísio
Data Analysis & Insights: Brenda Truksinas
Influence Specialist: Gustavo Lopes
Co – Head of Media & Effectiveness: Douglas Silveira
Media Director: Tatiana Murakami
Media Manager: Guilherme Pereira
Media Coordinator: Bianca Pirane
Media Supervisor BI: Luciana dos Anjos
Head of Operations: Claudia Nakahara
Operations Manager: Camila Martins
Communications Director: Beatriz Ribeiro
Head of Production: Môni Siqueira
Production Director: Aline Fernandes
Producer: Andressa Cardoso, Gabriella Teodózio e Pedro Santa Fé
Parceiros:
Imagem: DeadPixel
Diretores de Cena: Bem-ti-vi (Viviane Ferreira e Thiago Quadrado)
Produtor Executivo: Gustavo Michelucci
Coordenadora de Produção: Adriana Mamprin
1º Ass. de Direção: Shunji Ikuta Filho
Diretor de Fotografia: Edu Ruiz
Som Direto: Marcio Farah
Diretora de Arte: Aline Franhan
Produtor de Casting: Felipe Lucas
Produtor: José Henrique Oliveira
Produtor de Figurino: Bianca Scorza
Coordenação de Pós: Flavio Conde
Montagem: Felipe Hassum
Diretor de Arte: Rene Corini
Motion: Rodrigo Dutra
Color Correction: Thiago Quadrado
Composição: Rafael Zierhoffer
Áudio: Môri Áudio
Device: 20Dash
CEO: Denis Shirazi
CCO: Daniel Bottas
COO: Stela Pagan
Business & Innovation Director: Hugo Monteiro
Development: Lucas Pacheco Ramos, Fabio Martins, Tito Guidotti, Gabriel Kury
Project Management: Kevin Oliveira, Samara Bottas
Creative: Marcelo Chuck, Amanda Gabriela
Aprovação do cliente: Maria Fernanda Zanusso, Maya Aragão
