Nesta terça-feira, a Coral, marca tintas decorativas, lançou em um evento exclusivo a Cor do Ano 2023, idealizada a partir de um profundo estudo desenvolvido pela equipe de experts em cores da AkzoNobel para dar vida ao tema: “As Sementes da Transformação”, escolhido como como fonte de inspiração para quatro novas paletas de cor.
A Cor do Ano é um grande foco de inspiração para o design, trazendo cores, texturas e efeitos especiais que irão ditar a tendência do mercado. O conceito é alcançado pelas ferramentas da AkzoNobel Design e de extensas pesquisas conduzidas por uma equipe interna de especialistas em cores de tintas e revestimentos, bem como por profissionais de design que buscam os principais hábitos sociais, de design e de consumo do mundo.
Para determinar o futuro das cores, a AkzoNobel realiza uma rigorosa pesquisa global, que analisa tendências sociais, econômicas, culturais, tendências globais de design e de cores para chegar até o estudo final apresentado pelo Colour Futures.
“Neste ano, discutimos tudo, desde terapia de horticultura a tecidos futuristas, da rede subterrânea florestal a economia circular. O resultado? Mágicas sementes de inspiração para a nossa história de cores”, conta Heleen Van Gent, Diretora de Criação e Chefe do Centro de Estética Global.
O estudo revela a Cor do Ano de 2023: Silêncio de Inverno. O esverdeado claro e terroso que evoca plenitude, calma e a magia das transformações.
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Com a natureza como personagem central, a equipe de experts em cores da AkzoNobel identificou também quatro novas paletas, que refletem as diferentes maneiras pelas quais a natureza está presente na vida das pessoas. Frutos de tons naturais, todas as 37 cores do ano de 2023 funcionam juntas, oferecendo combinações que se tornam perfeitas para o momento atual.
Pensadas em torno da Cor do Ano – Silêncio de Inverno – as cores das paletas que marcam 2023 coexistem harmonicamente e possibilitam ampla gama de combinações funcionais. Cada paleta de cor traduz uma grande tendência de comportamento da vida moderna identificada pelo time internacional da AkzoNobel.
A primeira delas é o Foco na Saúde Mental. Aqui, os verdes, marrons e lilases das matas, bosques e jardins ganham espaço para inspirar calma, relaxamento e conforto em 10 cores acolhedoras que trazem serenidade e funcionam perfeitamente quando mescladas com materiais naturais, como pedra e madeira, além das plantas domésticas.
A segunda tendência do estudo internacional de cores é o Pensamento Coletivo. Nessa paleta, ganham espaço os tons suaves de um campo de flores, que crescem em conjunto para compor uma paisagem sem igual, por meio de um ecossistema pulsante e extraordinário. Aqui, as cores apresentadas são otimistas, justamente para fortalecer o coletivo.
A terceira tendência para 2023 é a Bioinspiração. É nela que estão os exemplos de designs eficazes, bonitos e refinados por milhões de anos de evolução, como o funcionamento de uma árvore, a execução de uma teia de aranha ou a intrincada maravilha do berço de sementes presente em uma vagem. Composta por cores cruas, essa paleta vem para fortalecer a natureza em sua forma mais pura e original.
A quarta e última macrotendência em cores para 2023 são os Ciclos de Vida. No mundo de muita tecnologia e alto nível de estresse dos dias atuais, fazer o que é melhor para o bem-estar pode se tornar um desafio: dormir o suficiente, comer bem, fazer exercícios. Ao aumentar nossa consciência dos ritmos do mundo natural e trabalhar em sintonia com eles, encontramos mais equilíbrio.
“Com isso, a Coral espera que suas paletas sejam capazes de ajudar os consumidores a se sentirem inspirados pela magia da natureza e prontos para enfrentar as transformações da vida com mais leveza, em um ambiente iluminado e em sintonia com o bem-estar físico e mental”, finaliza Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina.
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