O filme “Essenciais” será veiculado em mídias online e offline lembrando a força da comunidade empreendedora na retomada econômica
Em continuidade à campanha Juntos pelo Melhor, iniciada pelo Mercado Livre em março de 2020, a empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina apresenta a partir de hoje o filme ‘Essenciais’. Com estreia no intervalo da novela Império, da TV Globo, a nova fase da campanha terá duração de quatro semanas. A ação tem como proposta dar protagonismo à toda comunidade empreendedora afetada pelo isolamento social e que tem buscado no comércio digital um caminho de sobrevivência e recuperação.
“Em seus quase 22 anos de história, o Mercado Livre já vivenciou diversas crises econômicas e sanitárias, tendo desenvolvido um ecossistema de e-commerce e serviços financeiros muito resiliente para negócios de todos os tamanhos. Nos últimos meses, vimos nossa plataforma se tornar essencial para auxiliar empreendedores brasileiros – principalmente os pequenos e médios – a se manterem ativos nesse momento de crise aguda. Desde o início da pandemia, apoiamos cada um deles com investimentos em diferentes iniciativas, incluindo capacitação digital, fundamentais para a sobrevivência de seus negócios”, comenta Thais Souza Nicolau, Diretora de Branding do Mercado Livre para a América Latina.
A plataforma tem sido inclusive a porta de entrada para muitos aspirantes a empreendedores a caminho da profissionalização. Neste cenário, nos últimos 14 meses, o Mercado Livre auxiliou mais de 90 mil empreendimentos a se formalizarem, por meio de parcerias com empresas de contabilidade e oferta de softwares gratuitos para simplificar e desburocratizar a abertura de empresas.
Juntos pelo Melhor
Ainda em março de 2020, o Mercado Livre lançou a campanha regional “Juntos. De mãos dadas, ou não. Para dias melhores chegarem o quanto antes” e alterou sua logomarca como forma de transmitir uma mensagem simbólica de conscientização e de que a empresa segue junto de consumidores e vendedores durante o enfrentamento global contra a pandemia do coronavírus.
Além do ato simbólico da mudança do logo, a empresa iniciou uma série de medidas de apoio aos vendedores e à sociedade de uma maneira geral. Alguns exemplos:
- Entre março de 2020 e 2021, foram originados cerca de R$ 2,4 bilhões em créditos para empreendedores sem acesso às instituições financeiras tradicionais.
- R$ 20 milhões aportados no ano de 2020 em iniciativas de incentivo aos vendedores de bens essenciais e isenção de taxas para ingressar na plataforma do Mercado Livre
- Mercado Livre e Mercado Pago arrecadaram mais de R$ 4 milhões em doações para diversas ONGs, como Cruz Vermelha e o Banco de Alimentos.
- Em março deste ano, a companhia anunciou a doação de R$ 5 milhões para iniciativas de combate à fome e de fomento à vacinação no país.
Compromissos para 2021
Para seguir expandindo seu ecossistema de soluções e produtos, impactando diretamente na geração de emprego e renda no país, o Mercado Livre investirá, este ano, R$10 bilhões no Brasil, valor equivalente ao que a empresa aportou na somatória dos últimos quatro anos. “O investimento, principalmente nas áreas de logística, tecnologia e serviços fintech, visa tornar esse ecossistema ainda mais robusto para impulsionar o ciclo virtuoso do empreendimento.
Recentemente, o Mercado Livre anunciou a abertura de 7,2 mil vagas no Brasil, fazendo do país a maior operação da companhia, com 16 mil colaboradores até o final de 2021. Além disso, pensando na educação como porta de entrada para o mercado de trabalho, a empresa firmou parcerias com os programas Minha Chance e Empreenda Rápido, impulsionando os benefícios das alianças público-privado para toda a cadeia do negócio.
A campanha
Assinado pela agência GUT São Paulo e GUT Buenos Aires, o filme ‘Essenciais’ mostra que a palavra Essencial pode ter significados diferentes de acordo com a necessidade de cada indivíduo. O filme de 30’’ retrata diferentes tipos de comércio e os empreendedores que deles dependem, mostrando o que todos têm em comum: Mercado Livre e Mercado Pago ao seu lado para que seus negócios continuem prosperando.
‘Essenciais’ será veiculado em mídias online e offline, além de TV e OOH, com repercussão no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. “O Mercado Livre entende o universo empreendedor melhor do que ninguém. A campanha destaca o esforço diário das PMEs e sua resiliência para encontrar uma maneira de contornar a crise que estamos passando”, diz Joaquín Cubría, CCO da GUT Buenos Aires.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: Mercado Libre
Agência: GUT
CCOs: Ignacio Ferioli y Joaquín Cubría
ECD: Bruno Brux.
DCs: Linus Oura y Tiago Abreu.
Criativos: Julia Mota, Lucas Adam, Javier Biondo, Andres Wassermann.
Diretora Geral de Contas: Agustina Garavilla
Diretora Regional de Contas: Natalia Noya
Diretora de Contas BA: María Zícari
Diretora de Contas SP:Raphaela Guillen
Executivo de contas SP: Mateus Carvalho
Diretor de inteligência: Christian Pierre
Head de planejamento BA: Axel Malamud
Estratégia SP: Diana Lopes
Head de Media & Data SP: Guilherme Cavalcante
Media SP: Douglas Silveira, Laura Cardeal
Head de produção: Florencia Albizzati
Produtora: LANDIA
Diretor: AGUSTIN CARBONERE
Produtor Ejecutivo: ADRIAN D’AMARIO -DIEGO DUTIL
Produtor :ALE PANZITTA -LEO MURIEL
Diretor de Fotografia: GUILLE MUSE
Diretor de Arte: XIMENA GIANELLI SORANO
Vestuário : MER KICELIAN
Color: ALEJANDRA LESCANO
Pós produção: LABAQUE VFX
Editor: JERÓNIMO PÉREZ RIOJA
Coordenação p´so: CAMILA GARRIDO
Música: Nada es para Siempre (Fito Paez)
Versão cover: Happy Together Musica
Responsável por Anunciante: Sean Summers, Andres Patteta, Louise Mckerrow, Thais Correa Da Costa De Souza Nicolau, Valeria Bazzi, Nathalia Cavalcante, Celina Defferrari, Marcela Gimenez, Florencia Dos Reis.