A leitura dos resultados é determinante como parâmetro para medir a força das marcas com atuação no Ceará
O Anuário do Ceará apresenta mais uma edição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O levantamento traz as marcas mais lembradas pelos cearenses em 25 categorias de nove segmentos de produtos e serviços, incluindo a mais citada entre todos os segmentos, a chamada “Top do Top”. A leitura dos resultados é determinante como parâmetro para medir a força das marcas com atuação no Estado.
Top of Top
Quatro marcas empataram na categoria Top do Top. Sem especificar uma categoria de produtos ou serviços, as marcas mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026 são Coca-Cola, Nike, Samsung e Nestlé. A Coca-Cola foi mencionada por 6,7% dos entrevistados de forma espontânea, seguida da Nike, com 6,6%, da Samsung, com 5,2%, e da Nestlé, que reuniu 4,8% das menções. O empate quádruplo se dá devido à margem de erro da pesquisa de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lojas de Varejo
A Casa Freitas e a Freitas Varejo (hoje intitulada somente Freitas) dividem a liderança da categoria, com os respectivos percentuais de 12,9% e 12,2%. A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Na sequência, vieram Americanas (7,9%), Atacadão (7,4%), Assaí Atacadista (5,3%), Magazine Luiza (2,1%), Casas Bahia (1,9%), C&A (1,8%), Lojão das Utilidades (1,3%), Riachuelo (1,3%), Mix Mateus (1,2%) e Casa Pio (1,1%), entre outros.
Supermercado
Cometa Supermercados (13,6%) e Assaí Atacadista (11,5%) dividem, pela segunda vez consecutiva, a liderança na categoria supermercado. O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, 15 marcas locais estão presentes nas menções captadas pela pesquisa. Um destaque é a rede Mercadinhos São Luiz, com percentual de 8,8%.
Shopping Center
Vencedor por unanimidade nas 17 edições da categoria “Shopping Center” da Anuário Datafolha Top of Mind, o Iguatemi Bosque foi citado por 42,1% dos entrevistados na edição 2025-2026. Em segundo lugar e terceiro lugar, vieram North Shopping (10,3%) e o RioMar Fortaleza (9,9%). Na sequência, vieram Shopping Parangaba (8,4%), North Shopping Jóquei (6,5%), RioMar Kennedy (4,2%), Via Sul (3,8%), Shopping Benfica (2,5%), Grand Shopping (1,3%), Shopping Solaris (1,0%) e Shopping Central (1,0%). Uma parcela de 4,3% não soube informar o nome de algum shopping.
Plano de Saúde
A operadora de planos de saúde Hapvida foi citada de forma espontânea por 46,8% das pessoas. Em seguida, apareceram Unimed (35,1%), Bradesco (1,3%), SUS (1,3%), IPM (1,1%) e Cartão de Todos (1,0%). A Hapvida acumula 10 conquistas em 16 edições, estando empatada com a Unimed entre as principais marcas mais vencedoras desta categoria.
Parque Turístico
O Beach Park lidera, pela terceira vez consecutiva, como o parque turístico mais lembrado pelos cearenses, marcando 38,5% de recall espontâneo. O complexo demonstra particular força entre o público de alto poder aquisitivo, atingindo 60,4% de lembrança entre quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos e 50,2% entre os com maior nível de escolaridade.
O Parque do Cocó aparece em segundo lugar (17,7%), seguido do Parque Rachel de Queiroz (3,1%) e do Ipark (2%). Chama a atenção que 20,7% dos entrevistados ainda não associam o Ceará a nenhum parque turístico, índice que salta para 32,9% nas classes D/E.
Óticas e Joalherias
Pela 17ª vez, a Óticas Boris foi a mais lembrada na categoria “Ótica e Joalheria”. Nesta edição, a marca foi citada espontaneamente por 36,8% dos adultos na pesquisa. Em seguida, aparece Diniz com 7,4%, um aumento de 0,2 ponto percentual comparada ao ano anterior. Outras marcas mencionadas na pesquisa foram: Rommanel (6,5%), Casa dos Relojoeiros (5,8%), Itamaraty (3%), Visão (2,7%), Óticas Carol (2,3%), Vivara (2,0%), Aliança de Ouro (1,8%) e King Jóias (1%).
Operadora de Internet
Na estreia da categoria, Brisanet e Vivo se destacam como as marcas mais lembradas pelos cearenses. A Brisanet/Brisa lidera com 20,9% das menções espontâneas, enquanto a Vivo aparece logo atrás, com 16,8% — um empate técnico considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, que se manteve mesmo após análise estatística. Na sequência, distantes da líder cearense, aparecem Claro/Net com 14,6%, TIM com 10,2%, Oi/Oi Fibra com 7,6%, entre outras. Dos entrevistados, 8,1% não souberam citar nenhuma operadora.
Marca que representa o Ceará
Em um empate técnico, a pesquisa revela que M. Dias Branco foi lembrada espontaneamente por 6,4% dos entrevistados, seguida de perto pela Cajuína São Geraldo, com 6,2% e pela Fábrica Fortaleza, com 5,6%. A margem de erro de quatro pontos percentuais manteve as três no mesmo patamar ainda após critérios estatísticos de desempate.
Loja de Informática
Pela 12ª edição consecutiva, a marca ibyte lidera o ranking na categoria “Loja de Informática”, citada espontaneamente por 26,2% dos entrevistados Na sequência, aparecem: R7 Informática (8,9%), Nagem (2,9%) e Samsung (1,2%).
Leite em Pó
Pelo 3º ano consecutivo, a marca Ninho é a mais lembrada na categoria “Leite em Pó”. Ela foi espontaneamente citada por 48,2% dos entrevistados. Outras marcas mencionadas foram Itambé (37,6%), Betânia (5,2%), Nestlé, empresa detentora da Ninho, (3,5%), dentre outras menos lembradas.
Laboratório de Análise Clínica
Pela sexta vez em seis edições da categoria “Laboratório de Análise Clínica” o Emilio Ribas (9,1%) venceu. Já nas classes A e B, a disputa foi acirrada entre Emilio Ribas (14%), Pasteur (11,2%) e Clementino Fraga (11,1%).
Outros laboratórios lembrados pela população geral foram Clementino Fraga (5,6%), LabPasteur (5,1%), Unimed (3,5%), Linus Pauling (3,2%), Hapvida (3,2%) e Clínica SiM (2,9%). Uma parcela da população geral, de 44,5%, não soube informar o nome de algum laboratório de análise clínica – índice que se destaca entre os que têm de 16 a 25 anos (62,3%), entre os que têm menor nível de escolaridade (59,8%) e entre as classes D e E (67,3%).
Jornal
Pelo 16º ano consecutivo, O Povo lidera na categoria “Jornal” com 44,7% das citações espontâneas. Na sequência, aparecem o Diário do Nordeste (14,5%) e o Jornal Nacional (9,1%).
Hospital
Quatro hospitais foram os mais lembrados na pesquisa, são eles: Instituto Dr. José Frota (também citado como IJF) por 11,7%, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) — também citado somente como Hospital Geral — por 11,1%, Hospital da Unimed por 10,8% e Hapvida por 10,7%. A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. O nome “Antônio Prudente” — primeiro hospital da Hapvida — apareceu com 6,6% das menções.
Faculdade
Pela sexta vez em 17 edições da pesquisa, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) dividem a liderança como as faculdades mais lembradas. Nesta edição, a Unifor foi citada espontaneamente por 21,8% dos entrevistados, um avanço em relação aos 19,2% registrados no ano anterior. A UFC também apresentou crescimento, alcançando 18,2%, ante 12,9% da edição passada. O empate permanece mesmo após a aplicação do teste estatístico de proporção, utilizado pelo Datafolha para resolver situações dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.
Empresa de Ônibus
Conquistando o primeiro lugar pela 16ª vez, a Guanabara obteve 20,8% das indicações espontâneas. Na sequência, destacam-se Sindiônibus (7%) e Viação Urbana/ Via Urbana Urbano, que aparece de duas formas, pois foi falada de forma espontânea pelos entrevistados. Caso somadas, as duas menções juntas somariam 6,7%. Depois do Sindiônibus, vêm Vega (4,9%), Vitória (4,7%), Fortaleza (4,1%), Viação São José (3,7%) e Dragão do Mar (2,9%).
Construtora
A categoria “Construtora” apresenta como vencedoras, em empate triplo, as empresas MRV Engenharia (8,7%), Marquise (8,2%) e a Mota Machado (6,3%). Na sequência, vieram Colmeia (3,6%), Construtop (2%), – que não é uma construtora e, sim, uma loja de material de construção -, Moura Dubeux (1,7%), Tenda (1,7%) e Nossa Senhora de Fátima (1,6%) – já fora do mercado.
Considerando as classes A e B, as porcentagens se comportaram da seguinte forma: Marquise (15,4%), MRV Engenharia (14,3%), Mota Machado (8,4%%), Colmeia (4,6%), Construtop (3,6%), dentre outras. Analisando a população geral, 40,9% não souberam informar o nome de alguma construtora.
Colégio
Ari de Sá (15,6%) e Farias Brito (13,4%) dividem, pela sexta vez, a liderança na categoria “Colégio”. A situação configura empate técnico, já que a pesquisa adota uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Na sequência do ranking geral aparecem o Colégio 7 de Setembro (7,2%), Christus (6,3%), Tiradentes (2,1%) e Master (1%).
Clínica de Raio-X e Diagnóstico por Imagem
As marcas Omnimagem (5,6%), Hapvida (4,7%), Sonimagem (4,1%), Boghos Boyadjian (4,1%) e Unimagem (3,6%) dividem a liderança da categoria “Clínica de Raio X e Diagnóstico de Imagem”. Na pesquisa geral, também apareceram as clínicas: SiM (2,7%), Unimed (2,3%), Clínica Trajano Almeida (2,2%), Mário de Assis (1,9%), Linus Pauling (1,8%), Vida e Imagem (1,8%), Santa Clara (1,3%) e Perboyre Castelo (1,2%).
Cerveja
Pela primeira vez, Skol (23,3%) e Brahma (22,3%) dividem a liderança na categoria “Cerveja”. O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência, dentre as marcas lembradas, aparecem: Heineken (17,8%), Antarctica (6,2%), Itaipava (5,8%), Devassa (2,7%), Budweiser (2,4%), Bohemia (1,9%) e Stella Artois (1,6%).
Café
Pela 16ª vez, a Santa Clara (41,8%) lidera a categoria “Café” nas menções espontâneas. Outras marcas citadas na pesquisa foram: Pilão (22,9%), União (11%), Melitta (3,3%), Maratá (3%), Kimimo (2,6%) e Nescafé (1,8%). Vale destacar que o nome 3corações ainda foi citado espontaneamente por 6,1% das pessoas consultadas.
Beleza e Cosmético
Em empate quádruplo, as marcas O Boticário, IAP Cosméticos, Avon e Natura foram as mais lembradas pelos cearenses na categoria “Beleza e Estética”. A maior porcentagem de menções foi de O Boticário, lembrada de forma espontânea por 5,3% dos participantes, seguida da IAP Cosméticos (4,4%), Avon (4,1%) e Natura (3,9%). O empate quádruplo ocorre devido à margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.
Área Social ou Área Ambiental
A preocupação com as questões sociais e ambientais têm se tornado mais urgente, mas 55,3% não souberam informar nenhuma marca que faz a diferença nas áreas ambiental ou social. Com índice muito baixos Natura (3,7%), Coca-Cola (1,8%) e Ibama (1,8%) foram destaque e ficaram empatadas. A situação de empate triplo se dá por causa da margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.
Aguardente
Com origem no Ceará, a Ypióca se mantém como a marca de aguardente mais lembrada na edição 2025-2026 do Anuário Datafolha Top of Mind. A categoria aguardente retorna ao estudo depois de três anos e revela que a marca é citada espontaneamente por 56,2% dos entrevistados. Em sequência no ranking geral, aparecem as marcas: Alemã (3%), Pitú (2,8%), Colonial (2,7%), 51 (2,6%) e Sapupara (1,9%) – também uma marca da Ypióca.
Água mineral
A Indaiá lidera mais uma vez a categoria “Água Mineral”, com 54,5% das menções espontâneas. Em sequência no ranking geral, aparecem as marcas: Naturágua (14,3%), Serra Grande (3,3%), Santa Clara (3%) e Minalba (1,4%).