Rede está prestes a implementar função para cobrar por acesso a tweets exclusivos e já testa salas de bate-papo que imitam o Clubhouse
O Twitter anunciou duas novidades em sua plataforma, e elas prometem mudar como a rede social se organiza. A primeira delas é o recurso de Super Follow: quem tem conta no site poderá cobrar uma assinatura e publicar tuítes exclusivos para estes seguidores que pagam. A segunda são as Communities, grupos criados ao redor de temas.
Com o novo recurso Super Follow, um usuário da rede social pode cobrar uma assinatura de seus seguidores. Ao publicar um tuíte, ele escolhe se vai para o público geral ou só para quem paga. O Super Follow também pode dar acesso a outros bônus, como uma medalha virtual de apoiador, participar de uma comunidade ou ter descontos.
Na imagem que a rede social divulgou, a assinatura é de US$ 4,99, mas é provável que o criador de conteúdo possa definir o preço que deseja cobrar. No começo do mês, surgiu a notícia de que a empresa considerava oferecer assinaturas para alguns produtos, como o TweetDeck, como uma forma de aumentar as receitas.
Várias plataformas de conteúdo passaram a oferecer a opção de assinaturas nos últimos anos. Alguns canais do YouTube, por exemplo, têm a opção de se tornar membro. Até mesmo o GitHub oferece esse modelo. Recentemente, o Twitter comprou a empresa de newsletters Revue. O negócio foi visto como um movimento para se contrapor ao Substack, plataforma de conteúdo que vem crescendo. O Substack também trabalha com newsletters e permite cobrar assinaturas.
Outra novidade que o Twitter anunciou são os grupos. A empresa ainda não deu muitos detalhes além do nome: Communities, que dá para traduzir para “comunidades” e lembrar da rede social que fez muito sucesso nos anos 2000. Até agora, sabe-se que os usuários poderão criar e entrar em grupos de interesses em comum e que isso vai fazer a rede mostrar tuítes mais “focados” naquele assunto.